sexta-feira, 30 de maio de 2008

Limeira discute Reforma Agrária

Marcela Moreira
“Não podemos nos entregar, porque o direito está conosco”, declarou Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), em um debate realizado nesta quinta-feira, dia 29, em Limeira. Também estiveram presentes na mesa de discussão Ariovaldo Umbelino de Oliveira, do Departamento de Geografia da USP (Universidade de SãoPaulo); Gilmar Mauro, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o bispo Dom Vilson Dias. Cerca de 200 pessoas participaram do debate realizado na paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Plínio falou a entrega do governo brasileiro ao agronegócio. “A nova modalidade da agricultura é o etanol e o governo brasileiro se entregou a essa falácia”, ele afirmou. Em concordância, o professor Ariovaldo reforçou que a terra precisa cumprir sua função social. “E a função da terra é a produção de alimentos. O Brasil não tem soberania alimentar e a reforma agrária tem o objetivo de repor a falta de alimentos”, afirmou. Os debatedores alertaram sobre a alarmante monocultura de cana-de-açúcar. “O Estado de São Paulo está se tornando um imenso canavial e a reforma agrária é a solução. Nós não vamos sobreviver somente com a produção de produtos da indústria”, alertou Ariovaldo.

“Se o Brasil não fizer reforma agrária, não vai se desenvolver e não vai garantir a democracia e os direitos dos cidadãos. Não estamos tirando a propriedade de ninguém, estamos ocupando terras sem dono para sobreviver!”, explicou Plínio de Arruda. Gilmar Mauro do MST ressaltou a importância de uma produção agroecológica. “A terra não pode ser tratada como mercadoria e nas comunas da terra precisamos incentivar uma produção sem agrotóxicos”, declarou lembrando que é necessário quebrar a lógica capitalista pelo lucro e lutar pela radical transformação da sociedade. “É importante a luta pela terra e o mundo quer algo novo e precisamos lutar pela construção de uma nova sociedade”, ratificou o Bispo Dom Vilson.

O professor Ariovaldo levantou outra polêmica durante o debate: a questão das terras devolutas. “Grande parte das terras brasileiras estão cercadas e a maioria daqueles que se dizem donos não têm documentos para provar propriedade”, declarou. Ariovaldo ainda revelou que os dados de cadastro do Incra (Instituto Nacional deColonização e Reforma Agrária) são mentirosos. “O que nós vemos são terras devolutas e ninguém consegue provar que é dono de uma terra”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento o padre Reinaldo, militantes do PSOL e a vereadora Marcela Moreira (PSOL). “Pensar no País, hoje, significa pensar na necessidade da reforma agrária”,enfatizou a vereadora. Para finalizar, Plínio incentivou: “Se o povo precisa tem que ocupar”.

Mais informações:
Camila Marins - assessoria de imprensa
(19) 3736-1690 ou 9656-7287
www.marcelamoreirapsol.com.br

Estudantes pedem passe livre

Marcela Moreira

Em manifestação realizada na manhã desta quarta-feira, dia 28, estudantes pediram passe livre nos transportes públicos. Cerca de 1000 pessoas se encontraram no Largo do Rosário para, logo em seguida, descer até o Centro de Convivência, onde os estudantes ocuparam o teatro de arena. O passe livre é uma bandeira histórica da juventude de Campinas, que é a busca por gratuidade no transporte coletivo como garantia de acesso aos serviços públicos, aos espaços educativos e culturais e à participação política. A vereadora Marcela Moreira (PSOL) esteve presente no ato e como uma das principais defensoras do passe livre declarou: “As pessoas que mais tendem a beneficiar-se com a gratuidade no transporte são as famílias de baixa renda, que detém grande parte do seu gasto com o transporte. Dados do IBGE revelam que quanto maior a renda familiar, menor o gasto relativo com transporte público”.

Marcela também é autora de um projeto de lei que institui o passe livre para a juventude e estudantes no transportes coletivos. Entre os beneficiados pelo projeto estão: as pessoas com idade entre 0 e 26 anos, devidamente comprovado com documento oficial de identidade; aqueles regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior, legalmente reconhecido pelo MEC; alunos dos cursos de educação de jovens e adultos presenciais, técnicos e profissionalizantes, legalmente reconhecidos pelo MEC; alunos de cursinhos pré-vestibular, sejam estes cursinhos com fins lucrativos, de caráter popular e alternativos, legalmente cadastrados pela Secretaria Municipal de Educação para esses fins. O projeto está em tramitação na Câmara.

“Muitos especialistas na questão da segurança pública alertam para o fato de que grande parte da violência urbana tem, como protagonistas, jovens sem oportunidade de acesso a trabalho e renda, bem como aos espaços educativos, culturais e de lazer, que como é sabido por todos, localizam-se, em sua maior parte, na região central da cidade”, enfatizou a vereadora.

Camila Marins

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Rio Ribeira do Iguape: patrimônio histórico, cultural e ambiental do Brasil

Ivan Valente
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

Todos no Brasil conhecemos a importância do Vale do Ribeira, uma região de extrema riqueza histórica, cultural e ambiental, que se localiza na transição entre os estados de São Paulo e Paraná. Por sua riqueza, muitos têm chamado a região de “Amazônia Paulista”. O simbólico rio Ribeira nasce no município de Cerro Azul, estado do Paraná, e após 140 km entra no estado de São Paulo, onde percorre mais 330 km até encontrar o mar na Barra do Ribeira, no município de Iguape. É um rio de integração interestadual, interregional e, portanto, de importância nacional.

A Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape possui o maior remanescente de Mata Atlântica da América Latina, abrigando mais de 20% do que restou da floresta original e uma importante biodiversidade. É o último grande maciço de Mata Atlântica do mundo. O Vale do Ribeira também é famoso por suas 24 Unidades de Conservação, integral ou parcialmente inseridas na região.

O deságue do rio ocorre em um local conhecido como Lagamar, área extensa e rica em um tipo especial de Mata Atlântica denominado restinga. Ali se encontra também a última grande região de manguezal do estado de São Paulo, e como muito sabem, espécies de importância pesqueira. Os recursos pesqueiros são base econômica dos municípios do litoral sul de São Paulo, como é a manjuba no município de Iguape. Esta área estuarina é tão importante e possui tamanha produtividade que a UNESCO elegeu o Lagamar como Reserva da Biosfera e a região, como um todo, foi considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Em junho passado, foi aprovado na Assembléia Legislativa de São Paulo um Projeto de Lei de autoria do Deputado Raul Marcelo, do PSOL-SP, que transformaria o Ribeira de Iguape em Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Estado de São Paulo. A aprovação foi praticamente unânime e a propositura seguiu para a sanção do governador. Infelizmente, José Serra vetou o projeto, desperdiçando uma grande oportunidade de proteger a Mata Atlântica, o rio e a rica população da região do Vale do Ribeira, composta por comunidades ribeirinhas de agricultores e pescadores, por quilombolas, indígenas e caiçaras.

Por trás do veto, revela-se um interesse privado, nada público, que ameaça a natureza e a população locais: a construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto. Ali, justamente na fronteira entre Paraná e São Paulo, querem represar o Ribeira de Iguape, o último grande rio do estado de São Paulo ainda não represado. É preciso lembrar, sr. Presidente, que a barragem planejada é de interesse particular do megaempresário Antônio Ermírio de Moraes, o homem mais rico do Brasil. A única interessada na obra é a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, uma das diversas empresas do Grupo Votorantim, que irá mandar a energia produzida pela Usina de Tijuco Alto para o seu complexo industrial produtor de alumínio, na região de Sorocaba, no interior do estado.

Ou seja, querem produzir energia a partir do Ribeira, mas como sempre diz o quilombola Denildo Rodrigues, de Ivaporunduva, esta energia não servirá para acender nem um bico de luz para a população do Vale do Ribeira. Servirá para produzir placas de alumínio para exportação. Pior: depois de construída, a barragem aumenta a possibilidade de construção de outras 3, já inventariadas, abaixo de Tijuco Alto, no mesmo Ribeira de Iguape. Os resultados para a região serão devastadores. Na área prevista para o lago e no seu entorno, por exemplo, existem diversas cavernas, muitas delas de importância turística. Por lei, nenhuma pode ser alagada, e ao menos duas, comprovadamente, serão, segundo o próprio Estudo de Impacto Ambiental.

O processo de licenciamento da barragem também conta com diversas irregularidades, muitas vezes ignorando claros impactos sociais e ambientais. Apesar disso, no dia 26 de fevereiro, o IBAMA concedeu um parecer favorável ao empreendimento da CBA, o que motivou a ocupação da Superintendência Paulista do órgão pelos movimentos sociais e ambientais. A manifestação resultou num acordo de desocupação entre os movimentos e o presidente do IBAMA, que foi cumprido pela população do Vale do Ribeira, mas que foi completamente ignorado pelo órgão federal. As populações dos municípios de Cananéia e Iguape também solicitaram audiências públicas no prazo legal, mas ainda não foram atendidas.

Ou seja, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Vale do Ribeira pede atenção. Entendemos que o IBAMA deve se posicionar em defesa do meio ambiente, das populações que moram neste meio e das culturas que surgem neste ambiente. Isto significa se posicionar em defesa do Rio Ribeira e da Mata Atlântica, do Rio Madeira e da Amazônia, do Rio São Francisco e do Semi-Árido. No caso do Ribeira, isso inclui suas cavernas, cachoeiras, várzeas, manguezais e pescados. Não é admissível que o IBAMA defenda os interesses privados do homem mais rico do Brasil e ignore a opinião da própria população do Vale, majoritariamente contrária a esta construção. A Licença Prévia da Usina de Tijuco Alto não deve ser concedida.

Para o bem do nosso país e de nosso povo, o Ribeira de Iguape precisa ser preservado como uma reserva ambiental, cultural e histórica, uma paisagem não encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Por isso, apresentamos a esta Casa um Projeto de Lei que declara o rio como patrimônio histórico, cultural e ambiental do Brasil e proibe a instalação de obras ou empreendimentos que, isolada ou conjuntamente, venham a alterar de forma significativa as condições naturais do rio. Sua aprovação é fundamental para que toda esta riqueza possa ser mantida.

Muito obrigado.

Ivan Valente
Deputado Federal PSOL/SP

segunda-feira, 26 de maio de 2008

TRANSPORTE PÚBLICO DEVE SER DIREITO E NÃO MERCADORIA

Debate de Formação e Mobilização:

Data: 28/05 às 18h30

Local: Salão Nobre da PUCCAMP, campus Centro

TRANSPORTE PÚBLICO DEVE SER DIREITO E NÃO MERCADORIA

Pensar o transporte público significa discutir inclusão social, discutir um modelo alternativo e democrático de cidade. O transporte deve ser visto como uma questão essencial, direito do cidadão e dever do Estado, assim como saúde e educação. Segundo dados dos próprios empresários de ônibus, 37 milhões de pessoas no país andam a pé por falta de condições para pagar a tarifa. Apesar da importância do transporte público no Brasil, esse serviço essencial é controlado por alguns empresários. Estes, por sua vez, não têm outro objetivo senão lucrar, e lucrar muito.

O que prevalece é a visão do transporte como um negócio lucrativo em detrimento da concepção de direito social, público, de qualidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 13, garante que “todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção”. Segundo o IBGE o gasto com transporte de uma família é o terceiro no orçamento familiar, com dois filhos às vezes é o segundo.

Em Campinas, com a tarifa de R$ 2,30, se uma pessoa gastar apenas duas tarifas por dia (ida e volta), gastará no final do mês R$ 138,00!

Muitas pessoas que conseguem bolsas de estudo para fazer cursinho ou faculdade são impedidos de estudar, pois não têm dinheiro para pagar a passagem, ou então não conseguem ir ao médico, ou mesmo a uma atividade cultural, mesmo que essa seja gratuita.

Nesta lógica, as pessoas são excluídas de serviços básicos como saúde e educação por não ter acesso ao transporte público. A justificativa mentirosa para o preço da tarifa é os altos custos. Segundo dados da própria prefeitura de Campinas o maior custo na passagem é com mão de obra, com os trabalhadores.

No Governo do Dr. Hélio, a tarifa aumentou quase 50%. Ora, é evidente que o salário dos motoristas e cobradores não passou perto destes índices de aumento.

Algo está errado! A solução que o Poder Público dá a questão do Transporte é mais carros e motos nas ruas, o que tem causado grandes problemas nas cidades, como congestionamentos, acidentes, poluição etc.

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO MOVIMENTO

Neste sentido foi que diversos estudantes, ativistas e organizações decidiram encampar essa luta na cidade. O desafio do nosso movimento é dialogar com cada jovem, cada trabalhador e trabalhadora, cada cidadão campineiro. Precisamos chegar às escolas, faculdades, empresas e bairros periféricos para conseguimos uma forte mobilização para pressionar o poder público municipal pelas melhorias necessárias ao transporte de Campinas. No entanto, será o tamanho de nossa mobilização que nos dirá as possibilidades de vitórias que alcançaremos. Mãos a obra!

MOVIMENTO POR OUTRO TRANSPORTE PÚBLICO EM CAMPINAS

Entre em contato conosco: poroutrotransporte@yahoo.com.br

3. Encontro Popular de Direitos Humanos, Campinas



Data: 30 e 31 de maio de 2008.
Local: PUCCAMP, campus Central

30/05, as 19H00
Exibição do documentário "Entre Muros e Favelas"

31/05
Mesa das 9 às 12h00
- Ângela Mendes (Observatório das Violências Policiais e Coletivo Contra a Tortura)
- Representante do Comitê Pró-Haiti de SP
- Brenda Caranza (professora da PUCCAMP)

Mesa das 13 às 16h00
- Luis Renato Vedovato (professor da Facamp e PUCCAMP)
- Marcela Moreira (vereadora e membra da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Campinas)
- Representante da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Mais Informações:
direitoshumanoscampinas@yahoo.com.br
(19)9107-7477/8133-0467

terça-feira, 20 de maio de 2008

8a. Parada do Orgulho Homossexual de Campinas

Depois de levar 60 mil pessoas às ruas da cidade no ano passado para comemorar o Dia do Orgulho Homossexual, o Fórum de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas realiza mais uma vez sua maior manifestação no dia 29 de junho de 2008 – e mais uma vez vai contar com a parceria de diversos movimentos sociais.
O tema deste ano será o mesmo de outras paradas do Brasil: “HOMOFOBIA MATA” com o subtítulo agregado pela organização da Parada de Campinas: “VOCÊ TAMBÉM É ALVO DA VIOLÊNCIA”. Nesta edição, a intenção da organização é chamar a atenção para as diferentes formas de discriminação e preconceito aos quais são alvos, diariamente, a grande maioria das pessoas, pelos mais diferentes motivos, e em especial por serem gays, lésbicas, travestis, transexuais ou bissexuais. Desse modo, o Fórum LGTTB de Campinas novamente amplia a discussão para além do universo GLTTB e agrega como sua bandeira, o grito de outros movimentos sociais. O grito contra o preconceito, o grito de denúncia, de revolta, grito de apelo ou de convite a juntar forças contra as diferentes formas de discriminação.

Em 2008, gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais de Campinas têm mais motivos para comemorar as conquista na luta contra a homofobia: foi aprovado em 08 de abril de 2008, pela Câmara dos Vereadores, o projeto de lei da Vereadora Marcela Moreira para a inclusão no calendário municipal da cidade, o dia 17 de maio, como DIA MUNICIPAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA. Essa vitória só foi possível graças a mobilização dos grupos do Fórum LGTTB (Identidade, MO.LE.CA. e E-Jovem) que pressionaram os vereadores a votarem em favor do projeto de lei, provando que vale a pena reunir esforços e gritar alto para que as conquistas se concretizem. Com esta vitória, agora Campinas tem 3 datas oficiais no calendário municipal que valorizam a diversidade sexual: o dia 28 de Junho - Dia do Orgulho Homossexual, dia 29 de Agosto - Dia Municipal da Visibilidade Lésbica - e o dia 17 de maio.

Mês da Diversidade

A 8ª. Parada do Orgulho GLTTB é apenas o clímax do 6º. Mês da Diversidade que novamente se estende por todo o mês de junho. Este ano, o Mês da Diversidade terá sua já tradicional abertura no Parque do Taquaral dia 1º. de junho, domingo, com a Gincana da Diversidade. Apesar de não te estado presente na cerimônia do ano passado, o prefeito da cidade Sr. Helio de Oliveira dos Santos será novamente convidado para o hasteamento da bandeira do arco-íris, símbolo do movimento, e abertura dos jogos. Na mesma semana, no dia 06, ocorrerá a 3ª. edição da “Homenagem 100% Guerreiras”, prestada pelas/os Travestis e Transexuais a entidades ou personalidades que tenham contribuído para a luta pelo reconhecimento da cidadania dessa população.

No dia 08, ocorrerá a I Oficina Sexualidade das Mulheres Negras, evento organizado em parceria com CEPIR (Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial – R. 14 de Dezembro, 10 – Centro – Próximo ao SENAC Campinas), solidificando as iniciativas anteriores do Fórum de agregar a discussão da diversidade sexual a outras bandeiras, no caso a feminilidade e a negritude. No dia 14 de junho, ocorrerá a Oficina “(Des)Construindo Identidades” promovida pelo Fórum LGTTB de Campinas, às 19h na sede da CEPIR. Dia 18, ocorre a Oficina “Novos Olhares sobre a Diversidade Sexual”, às 15h, promovida pelo Fórum LGTTB de Campinas em parceria com o Conselho Regional de Psicologia”. Mais informações pelo telefone 32437877. No dia 21 será a vez da IV edição do Festival de Novos Talentos, na Vila Pe. Anchieta, organizado pelos moradores do bairro, com apresentações artísticas de Drag Queens e Transformistas, que promove a visibilidade positiva dessas/es artistas junto a sua comunidade, às 19h.

Dia 25, ocorre a Oficina “Saúde Mental e as Questões LGTTB” novamente uma parceria entre o Fórum LGTTB e o Conselho Regional de Psicologia, às 15h. Mais informações pelo telefone 32437877. No sábado, 28, as mulheres lésbicas e bissexuais ocuparão novamente a praça Bento Quirino, na VI Manifestação Sáfica, um sarau a céu aberto, regado a poesia, música, desfile e danças, explicitando publicamente o direito constitucional da expressão da afetividade, a partir das 18h. E finalmente no dia 29, domingo, a partir das 13h, ocorre a concentração, no Largo da Pará, da VIII Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas, que, devido ao grande sucesso percorrerá um trajeto maior que nos anos anteriores, tomando as ruas centrais da cidade de Campinas, e culminando com encerramento no Largo do Rosário.
Neste ano, o Programa Municipal DST Aids de Campinas, promoverá dois eventos integrantes do Mês da Diversidade Sexual de Campinas. No dia 30 de maio será a edição do Projeto Fluxus com a presença do Mister Gay Brasil, o publicitário Luciano Lupo. E no dia 13 de junho, é a vez de Silvetty Montilla visitar a tenda do Projeto Fluxus. Ambos os eventos acontecem na Praça Bento Quirino, às 20 horas.

História

Há 37 anos, em um pequeno bar de Nova York, gays, lésbicas e travestis se rebelaram contra o tratamento agressivo que recebiam de uma blitze da polícia. Pela primeira vez houve um enfrentamento real, que durou três dias e incendiou o boêmio bairro de Greenwich Village. Um ano depois, na mesma data, três das maiores cidades americanas realizaram marchas de protesto contra o preconceito e a discriminação e pedindo por mais respeito e visibilidade. Eram as primeiras Paradas do Orgulho GLTTB.
Desde então, em todo o mundo, gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais celebram esse importante dia, que foi o inicio do movimento ativista homossexual. Campinas não ignorou esse clamor, instituindo através da Lei no. 10.182/99, o dia 28 de junho como o Dia Municipal do Orgulho Homossexual.
Nos últimos 10 anos, novos grupos organizados têm surgido em diversas cidades do Brasil, o movimento LGTTB nacional tem se estruturado e influenciado ativamente a proposição de políticas públicas e decisões judiciais que garantam a igualdade de direitos a população LGTTB, e conquistado a adesão de parlamentares que adotam as bandeiras de luta pela união civil, criminalização da homofobia, direito a adoção, reconhecimento das identidades de gêneros, entre outras.

Hoje o Brasil conta com mais de 80 Paradas em todo o território nacional. Em 2007, cerca de 3 milhões de pessoas, tomaram a Avenida Paulista, Rua da Consolação, Praça da República e arredores, consolidando-a como a maior manifestação social do planeta.

O Fórum

O Fórum de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas é formado pelo IDENTIDADE – Grupo de Ação Pela Cidadania de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais, pelo MO.LE.CA. – Movimento Lésbico de Campinas e pelo Grupo E-Jovem (E-Camp).
CONTATO:
IDENTIDADE: (19) 3234-8953 / 32016410 / 92929224
Email: paradacampinas2008@yahoo.com.br


SERVIÇO:

VI MÊS DA DIVERSIDADE SEXUAL – JUNHO DE 2008

30 SEXTA
PROJETO FLUXUS COM A PRESENÇA DO MR. GAY BRASIL

01 DOMINGO
GINCANA DA DIVERSIDADE SEXUAL – TAQUARAL

06 SEXTA
ENTREGA DO PREMIO “100% GUERREIRAS”

08 DOMINGO
OFICINA: SEXUALIDADE DAS MULHERES NEGRAS

13 SEXTA
PROJETO FLUXUS COM A PRESENÇA DE SILVETTY MONTILLA

14 SÁBADO
OFICINA DESCONSTRUINDO IDENTIDADES

18 QUARTA
OFICINA NOVOS OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL

21 SÁBADO
CONCURSO DE NOVOS TALENTOS DA VILA PADRE ANCHIETA

25 QUARTA
OFICINA SAÚDE MENTAL E AS QUESTÕES LGTTB

28 SÁBADO
MANIFESTAÇÃO SÁFICA NA PRAÇA BENTO QUIRINO/SUCÃO

29 DOMINGO
8ª. PARADA DO ORGULHO LGTTB DE CAMPINAS

Tirem as Mãos da Venezuela

A Conferência da Campanha Internacional “Tirem as Mãos da Venezuela” – em apoio à revolução na América Latina – será no dia 31 de maio, sábado, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de SP, a partir das 9h30.

Delegações de vários estados do país se preparam para participar e já está confirmada a presença de companheiros da Venezuela, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Da Venezuela virão militantes da FRETECO (Frente de Trabalhadores em Empresas em Co-gestão e Ocupadas) e da UNT (União Nacional dos Trabalhadores – central sindical).

Da Bolívia, confirmaram: dirigentes da Federação Sindical dos Trabalhadores Mineiros (FSTMB), da Confederação Operária (COB), além de um deputado da Assembléia Nacional pelo MAS (Movimento ao Socialismo, partido do presidente Evo Morales).

Do Paraguai virão representantes das fábricas ocupadas de lá (Cerâmica Cerro Guy e Itagua), da CUT - Autêntica (central sindical) e do PMAS (partido de esquerda integrante da coligação que elegeu Fernando Lugo presidente).

Já da Argentina, estarão presentes companheiros da IMPA, metalúrgica sob controle operário desde 1998, e da Tendência Marxista “El Militante”.

Isso revela que a Campanha “Tirem as Mãos da Venezuela” vem se espalhando e ganhando força no Brasil e na América do Sul, afinal, existe a necessidade de entender e divulgar o que realmente se passa em nosso continente.

E é através desse trabalho de conscientização que a Campanha Internacional TMV tem agregado militantes, trabalhadores e jovens de dezenas de países, para defender o processo revolucionário em curso na Venezuela e na América Latina dos ataques e calúnias desenvolvidos pelo imperialismo, com o apoio das burguesias locais.

Por isso, participe da Conferência!

Fortaleça a Campanha Internacional “Tirem as Mãos da Venezuela”!

Dia 31 de maio de 2008, a partir das 9h30
No Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de SP
Av Pedro Álvares Cabral, 201 (em frente ao Pque Ibirapuera)

Convocam:
Movimento das Fábricas Ocupadas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Deputado Estadual Raul Marcelo (PSOL), Vereador Breno Cortela (PT – Araras/SP), Vereadora Marcela Moreira (PSOL – Campinas/SP), Vereador Adílson Mariano (PT – Joinville/SC), Movimento Negro Socialista (MNS), Juventude Revolução (JR), Esquerda Marxista (EM), Belo pela Confederação Nacional dos Químicos da CUT e Roque Ferreira pela Federação Nacional Independente dos Trabalhadores Sobre Trilhos da CUT.

Contatos:
(11) 3615-2129
(19) 3864-2624
tiremasmaosdavenezuela@yahoo.com.br

Visite os sites da Campanha TMV:
www.tiremasmaosdavenezuela.blogspot.com
www.handsoffvenezuela.org
www.manosfueradevenezuela.org

Filha de Raúl Castro promove parada gay cubana

Com bastante improviso, shows de transformistas e palestras foi realizada a parada gay cubana no último sábado (17/05) em Havana, com autorização oficial e imprensa livre para cobrir o evento. O evento do Dia Mundial contra a Homofobia foi liderado por Mariela Castro Espín, filha do atual presidente da ilha, Raúl Castro.

Mariela, 46 anos, é a diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX), há anos ela e seu grupo tem batalhado pela questão da diversidade sexual na ilha, além de ser ativista ela também é educadora sexual com nove livros publicados.

Sob o slogan "Diversidade é a regra", foi exibido em horário nobre o premiado "O segredo de Brokeback Mountain", além da exibição do filme foi também anunciado um cineclube mensal com produções cuja temática será gay. Sob a regra da diversidade os cubanos tentam esquecer o passado homofóbico com histórias de gays expulsos e torturados.

E as coisas estão mudadas mesmo na ilha. Para se ter uma idéia, o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, de 76 anos, discursou durante o evento de sábado e disse ser necessário erradicar a homofobia, que este é um ato solidário e faz parte do socialismo.

Para os grupos cubanos que lutam em prol da diversidade sexual a presença de Alarcón é importante, pois um dos projetos capitaneados por Mariela e que tramita na assembléia, é fazer com que os homossexuais tenham o direito de união civil. Em seu discurso o parlamentar afirmou que eles estudam o projeto.

De maneira inusitada e pra lá de revolucionária foram às transformistas que encerraram a parada cubana com um show no teatro Astral, espaço histórico da revolução cubana. Atrás delas a bandeira de Cuba fazia o cenário.

sábado, 17 de maio de 2008

Monocultura de cana-de-açúcar perde!

Termina a enquete sobre a monocultura de cana-de-açúcar: "Você é à favor da produção de monocultura de cana de açúcar?". E o resultado é uma alavanche contrária a produção:

Sou contra. Historicamente os usineiros da cana promovem a miséria de nosso país e, hoje, muitos mantém a escravidão e a superexploração dos trabalhadores.

16 (84%)

Sou à favor. Acho que temos que produzir muita açúcar e muito álcool.

1 (5%)

Nem uma, nem outra. Mas muita coisa tem que mudar na produção agrícola brasileira

2 (10%)

Não sei.

0 (0%)

terça-feira, 13 de maio de 2008

O Estado e a construção do Poder Popular



Último seminário será realizado nesta quarta-feira
Será realizado nesta quarta-feira, dia 14, o último seminário, pertencente aos debates do programa de governo do PSOL. Com o tema “Estado e a construção do Poder Popular”, a atividade contará com as seguintes presenças: Edmilson Rodrigues, arquiteto, ex-prefeito de Belém e doutorando pela USP; Gilberto Maringoni, jornalista, doutor em História Social pela FFLCH – USP. Para coordenar a mesa estará o vereador e presidente do PSOL, Paulo Bufalo.
Serviço:
Seminário “Estado e a construção do Poder Popular”
Local: Salão Vermelho da Prefeitura – Avenida Anchieta, nº200 – Centro
Horário: 19 horas
Tel.: 3736-1690

Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo

O Congresso Nacional tem a oportunidade de promover a Segunda Abolição da Escravidão no Brasil. Para isso, é necessário confiscar a terra dos que utilizam trabalho escravo. A expropriação das terras onde for flagrada mão-de-obra escrava é medida justa e necessária e um dos principais meios para eliminar a impunidade.

A Constituição do Brasil afirma que toda propriedade rural deve cumprir função social. Portanto, não pode ser utilizada como instrumento de opressão ou submissão de qualquer pessoa. Porém, o que se vê pelo país, principalmente nas regiões de fronteira agrícola, são casos de fazendeiros que, em suas terras, reduzem trabalhadores à condição de escravos - crime previsto no artigo 149 do Código Penal. Desde 1995, mais de 28 mil pessoas foram libertadas dessas condições pelo governo federal.

Privação de liberdade e usurpação da dignidade caracterizam a escravidão contemporânea. O escravagista é aquele que rouba a dignidade e a liberdade de pessoas. Escravidão é violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal. Se um proprietário de terra a utiliza como instrumento de opressão, deve perdê-la, sem direito a indenização.

Por isso, nós, abaixo-assinados, exigimos a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, que prevê o confisco de terras onde trabalho escravo foi encontrado e as destina à reforma agrária. A proposta passou pelo Senado Federal, em 2003, e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Desde então, está parada, aguardando votação.

É hora de abolir de vez essa vergonha. Neste ano em que a Lei Áurea faz 120 anos, os senhores congressistas podem tornar-se parte da história, garantindo dignidade ao trabalhador brasileiro.

Pela aprovação imediata da PEC 438/2001!


O endereço é:
http://www.reporterbrasil.org.br/abaixo-assinado.php

Este abaixo-assinado é de responsabilidade do "Movimento Nacional pela Aprovação da PEC 438 e pela Erradicação do Trabalho Escravo". Integram o movimento: a Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo no Senado Federal, Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, Degradante e Trabalho Infantil na Câmara dos Deputados, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, OIT, CPT, Fórum Nacional da Reforma Agrária, MST, Via Campesina, Contag, Fetraf, Coetrae-MA, Coetrae-TO, CDVDH, CRS, Sinait, Anamatra, ANPT, ANPR, AMB, Ajufe, OAB, Abra,Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, Movimento Humanos Direitos, Repórter Brasil, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, entre outros.

Transnacionais de alimentos lucram com aumento da fome

Carta Capital
Há muito conhecido dos que estudam a questão alimentar, o escândalo finalmente estalou na opinião pública: a substituição da agricultura familiar, camponesa, orientada para a auto-suficiência alimentar e os mercados locais, pela grande agro-indústria, orientada para a monocultura de produtos de exportação (flores ou tomates), longe de resolver o problema alimentar do mundo, agravou-o.

Tendo prometido erradicar a fome do mundo no espaço de vinte anos, confrontamo-nos hoje com uma situação pior do que a que existia há quarenta anos. Cerca de um sexto da humanidade passa fome; segundo o Banco Mundial, 33 países estão à beira de uma crise alimentar grave; mesmo nos países mais desenvolvidos os bancos alimentares estão a perder as suas reservas; e voltaram as revoltas da fome que em alguns países já causaram mortes. Entretanto, a ajuda alimentar da ONU está hoje a comprar a 780 dólares a tonelada de alimentos que no passado mês de março comprava a 460 dólares.

A opinião pública está a ser sistematicamente desinformada sobre esta matéria para que se não dê conta do que se está a passar. É que o que se está a passar é explosivo e pode ser resumido do seguinte modo: a fome do mundo é a nova grande fonte de lucros do grande capital financeiro e os lucros aumentam na mesma proporção que a fome.

A fome no mundo não é um fenômeno novo. Ficaram famosas na Europa as revoltas da fome (com o saque dos comerciantes e a imposição da distribuição gratuita do pão) desde a Idade Média até ao século XIX. O que é novo na fome do século XXI diz respeito às suas causas e ao modo como as principais são ocultadas. A opinião pública tem sido informada que o surto da fome está ligado à escassez de produtos agrícolas, e que esta se deve às más colheitas provocadas pelo aquecimento global e às alterações climáticas; ao aumento de consumo de cereais na Índia e na China; ao aumento dos custos dos transportes devido à subida do petróleo; à crescente reserva de terra agrícola para produção dos agro-combustíveis.

Todas estas causas têm contribuído para o problema, mas não são suficientes para explicar que o preço da tonelada do arroz tenha triplicado desde o início de 2007. Estes aumentos especulativos, tal como os do preço do petróleo, resultam de o capital financeiro (bancos, fundos de pensões, fundos hedge [de alto risco e rendimento]) ter começado a investir fortemente nos mercados internacionais de produtos agrícolas depois da crise do investimento no sector imobiliário.

Em articulação com as grandes empresas que controlam o mercado de sementes e a distribuição mundial de cereais, o capital financeiro investe no mercado de futuros na expectativa de que os preços continuarão a subir, e, ao fazê-lo, reforça essa expectativa. Quanto mais altos forem os preços, mais fome haverá no mundo, maiores serão os lucros das empresas e os retornos dos investimentos financeiros.

Nos últimos meses, os meses do aumento da fome, os lucros da maior empresa de sementes e de cereais aumentaram 83%. Ou seja, a fome de lucros da Cargill alimenta-se da fome de milhões de seres humanos.

O escândalo do enriquecimento de alguns à custa da fome e subnutrição de milhões já não pode ser disfarçado com as “generosas” ajudas alimentares. Tais ajudas são uma fraude que encobre outra maior: as políticas econômicas neoliberais que há trinta anos têm vindo a forçar os países do terceiro mundo a deixar de produzir os produtos agrícolas necessários para alimentar as suas próprias populações e a concentrar-se em produtos de exportação, com os quais ganharão divisas que lhes permitirão importar produtos agrícolas... dos países mais desenvolvidos.

Quem tenha dúvidas sobre esta fraude que compare a recente “generosidade” dos EUA na ajuda alimentar com o seu consistente voto na ONU contra o direito à alimentação reconhecido por todos os outros países.

O terrorismo foi o primeiro grande aviso de que se não pode impunemente continuar a destruir ou a pilhar a riqueza de alguns países para benefício exclusivo de um pequeno grupo de países mais poderosos. A fome e a revolta que acarreta parece ser o segundo aviso. Para lhes responder eficazmente será preciso pôr termo à globalização neoliberal, tal como a conhecemos.

O capitalismo global tem de voltar a sujeitar-se a regras que não as que ele próprio estabelece para seu benefício. Deve ser exigida uma moratória imediata nas negociações sobre produtos agrícolas em curso na Organização Mundial do Comércio. Os cidadãos têm de começar a privilegiar os mercados locais, recusar nos supermercados os produtos que vêm de longe, exigir do Estado e dos municípios que criem incentivos à produção agrícola local, exigir da União Europeia e das agências nacionais para a segurança alimentar que entendam que a agricultura e a alimentação industriais não são o remédio contra a insegurança alimentar. Bem pelo contrário.

Boaventura de Sousa Santos.

Votorantim é a que mais polui em SP e ainda quer usina no Vale do Ribeira - Graziano e Capobianco assistem tudo bem quietinhos!!!

E ainda querem nos convencer de que o projeto de
construção da Usina
Hidrelétrica de Tijuco Alto
é a “melhor coisa do mundo” p/ o desenvolvimento

do Vale do Ribeira!!! Grande falácia!!!!!
Basta ver o que fizeram c/ o Rio
Juquiá!
Qual é o IDH da cidade de Juquiá mesmo?


Incrível é ver o “famoso” ambientalista Sr. João Paulo Ribeiro Capobianco, ex-coordenador do Instituto Sócio Ambiental (ISA), ex-presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, atual Presidente Interino do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e atual Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), assistindo tudo de camarote, bem caladinho na sua poltrona reclinável!!! Por que será hein? Você pode nos responder Sr. Capobianco? Uma palavra ao menos!!! Ou continue calado e entregue o Vale do Ribeira ao Sr. Antonio Ermírio de Moraes!!! Ah, e não vale renunciar dizendo que “não suportou a pressão de outros setores pela sua luta em favor do meio ambiente no Governo Federal”. Esse golpe nós já conhecemos de outros tempos e se o fizer não sairá como herói, mas como grande vilão que entregou o Rio Ribeira de Iguape ao homem mais rico do Brasil!!! Seja ético e faça valer a sua história de luta pela Mata Atlântica usando o “poder” que tem p/ trazer esse assunto a mídia nacional e colaborar efetivamente p/ que a CBA/Votorantim não consiga a licença prévia do IBAMA!!!!! Faça valer o decreto-lei nº 99.556/90 que define em Art. 1º que “As cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional constituem patrimônio cultural brasileiro, e, como tal, serão preservadas e conservadas de modo a permitir estudos e pesquisas de ordem técnico-científica, bem como atividades de cunho espeleológico, étnico-cultural, turístico, recreativo e educativo”, ou seja, a CBA/Votorantim NÃO PODE ALAGAR CAVERNAS NO VALE DO RIBEIRA!!!!!! Por que está calado, Sr Capobianco? Dê-nos, ao menos, a sua opinião...

Do Sr. Xico Graziano, ex-Deputado Federal, ex-Secretário de Agricultura de São Paulo, ex-Presidente do Incra, ex-Chefe de gabinete pessoal do ex-Presidente Sr. Fernando Henrique Cardoso e atual Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, nenhum movimento diferente do que era esperado, pois afinal agora é moda pular de um lado a outro até se chegar no “negócio ambiental”!!! Vide a recente história da criação da “Fundação Amazonas Sustentável” criada e apoiada pelo Banco Bradesco, que por sua vez é importante parceiro do Grupo Votorantim. Sobre essa fundação, circula a informação de que já conta c/ mais de R$ 20 milhões de investimentos e é presidida pelo empresário Sr. Luiz Fernando Furlan, ex-Ministro o empresário e ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Lula. Um empresário que pula do desenvolvimentismo p/ o ambientalismo de um instante a outro!!! Que lindo, fico emocionado!!! É mole ou quer mais?!?!?!?!?! Dá-lhe “Banco do Planeta”!!!

Ah, vale jogar no ventilador o veto do Sr. José Serra ao projeto de lei nº 394/07 do Deputado Estadual Raul Marcelo que propunha “declarar como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Estado de São Paulo o rio Ribeira de Iguape”. Tal projeto foi aprovado em todas comissões por qual passou e aprovado pela Assembléia Legislativa de SP. Contudo, o compadrio entre esse governador e o Deputado Estadual Sr. Samuel Moreira, figura carimbada aqui do Vale do Ribeira, fez c/ que uma canetada passasse por cima de todo um processo democrático. Quem perde, o Rio Ribeira e a população do Vale que continua a mercê desses pseudo-representantes da sociedade!!! A quem diga que o Sr. Samuel Moreira tem suas campanhas financiadas pelo grupo Votorantim!!!!! Se realmente o for, era de se esperar...

Creio que essas relações são confusas de entender e por isso tomei a decisão de passar adiante minha indignação (mesmo conhecendo os riscos!) c/ a situação que vivemos aqui no Vale do Ribeira, um lugar aonde natureza e cultura vivem em harmonia até o presente. Sobre o futuro, bem o futuro dizem que a Deus pertence, mas sinceramente convém passar a acreditar que muitos dos senhores citados acima querem assumir o papel de “Deuses” do negócio “meio ambiente”...

Fora Votorantim! Fora Sr. Antonio Ermírio!!!! Nós não queremos vocês aqui!!! Nós já dissemos isso nas cinco audiências públicas realizadas aqui no Vale do Ribeira!!!!!!!!!!!!!!!

E parem com essa falsa campanha de “democratização cultural” que promovem através desse tal “Instituto Votorantim”. Querem democratizar a cultura? Sugiro que vocês comecem pelo respeito a opinião das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira que já disseram não a Tijuco Alto!!! A máscara cai, a cada dia...

Quer saber mais sobre a resistência contra Tijuco Alto: http://terrasimbarragemnao.blogspot.com/

Quer ajudar? Assine a petição on-line contra a construção de barragens no Rio Ribeira: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/635

Quer ver e ouvir nossa opinião? Assista o programa “Bola & Arte” da emissora FizTV: www.fiztv.com.br/bolaearte (clicar no linque “vídeos”, depois, entre os quadrinhos que aparecem, clicar no programa 7.Está dividido em duas partes! Os quadrinhos do programa que participamos são os dois primeiros de cima, da esquerda p/ a direita, começando pelo segundo).

Quer ouvir um som em defesa do Rio Ribeira de Iguape? Depois de tanta cólera, clique e relaxe:

Esquadrão Preto Velho – Música: MeioAmbienteMeioDeserto

http://www.myspace.com/esquadraodopretovelho

Abraços de um cidadão indignado e c/ energia de sobra p/ continuar...

Oxalá meu pai, vamos vencer!!!

Fernando Oliveira Silva
Educador, Biólogo, Mestre em Ecologia
e morador da cidade de Cananéia, SP.

sábado, 10 de maio de 2008

SOLIDARIEDADE AO ACAMPAMENTO ELIZABETH TEIXEIRA


Por meio desta, pedimos a solidariedade à luta das famílias do Acampamento Elizabeth Teixeira que, mais uma vez, encontram-se ameaçadas pelas sistemáticas iniciativas judiciais da Prefeitura de Limeira.

Em abril de 2007, cerca de 250 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam o Horto Florestal Tatu, reivindicando a área para a Reforma Agrária. Essa extensão de terra era pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), passando para o patrimônio geral da União. A Prefeitura de Limeira, no entanto, por meio de um documento de intenção de compra e venda firmado com a RFFSA, vinha utilizando irregularmente a área. Este documento, contudo, foi considerado sem validade e a União já manifestou, através do ofício nº 941/2007, que o imóvel será destinado ao Programa Nacional de Reforma Agrária, devendo ser transferido para o INCRA.

No decorrer desse processo, o prefeito de Limeira, Sílvio Félix, obteve uma liminar de despejo contra as famílias em novembro de 2007, que resultou numa ação violenta com mais de 400 policiais, desrespeitando direitos de homens, mulheres e crianças, impondo-lhes danos físicos e materiais. O fato ganhou notoriedade pela profunda brutalidade que o envolveu.

Apesar da violência e da intimidação, as famílias voltaram a ocupar o Horto Florestal Tatu em dezembro de 2007, mantendo-se firmes na luta pela Reforma Agrária, que visa a produção de alimentos saudáveis para os moradores da região, sem agrotóxicos e insumos químicos, respeitando a fauna e a flora.

O prefeito de Limeira continuou ignorando o fato de que a área é da União e deu seguimento às ações judiciais. Há cerca de um mês, foi concedida uma nova liminar de reintegração de posse em favor da Prefeitura pelo Juiz Federal João Carlos Cabrelon de Oliveira, da 3º Vara Federal, da 9º Subseção de Piracicaba/SP. Apesar do Juiz não haver determinado a execução de tal liminar, a situação coloca sob ameaça o Acampamento Elizabeth Teixeira.

O processo de transferência da área para o INCRA é fundamental para a solução deste conflito. Todavia, é um trâmite demorado. Por isso, pedimos às entidades do movimento social, parlamentares, sociedade civil organizada, lutadores e apoiadores da Reforma Agrária que se manifestem junto aos órgãos e autoridades abaixo relacionados solicitando um documento de transferência provisória para o INCRA até que o processo definitivo seja concluído e para que a justa destinação da área para a Reforma Agrária seja garantida.

MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra


Envie sua manifestação para:

Ministério do Planejamento

Ministro Paulo Bernardo Silva

e-mail: ministro@planejamento

F: (61) 34294102 / 34294103

Fax: (61) 32257287

Secretaria de Patrimônio da União – SPU

Alexandra Reschke

e-mail: alexandrareschke@planejamento.gov.br

Adjunto: Jorge Arzabe

e-mail: jorge.arzabe@planejamento.gov.br

F: (61) 33131657 / 33131895 / 33131691

Fax: (61) 33223120 / 33226088

Advocacia Geral da União – AGU

José Antonio Dias Toffoli

e-mail: gabinete.ministro@agu.gov.br

Fax: (61) 33440243

AGU/SP

Gustavo Henrique Pinheiro de Amorim

e-mail: bibliot.pru3@agu.gov.br

F: (11) 32877933

Fax: (11) 32856741

Ouvidor Agrário

Desembargador Gercino José da Silva Filho

e-mail: gercino.filho@mda.gov.br

Fax: (61) 21070025 / 21070026


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Samba: "Nossa conta"

Tão roubando energia

Do trabalhador

Quanto mais valia

Mais no bolso é a dor

Essa conta tá cara

Feito os olhos da cara

Mas as grandes empresas

Quase não têm despesas

..........................

Depois que privatizaram

A luz teve um aumento

Que os jornais nunca mostraram

De quatrocentos por cento

Tanta energia a serviço

Do lucro de empresa e bancos

E quem paga tudo isso?

Nossa classe, sempre aos trancos!

..........................

Tem que mudar o modelo

E não aceitar a sina

De no país todo enchê-lo

Com um bando de usinas

Pra farra dessas empresas

Do país, seja qual for

Explorando a natureza

E o suor trabalhador.

...........................

Agora existe uma tal

De tarifa social

Mas ainda é mais cara

Que a da empresa, nem compara!

E o preço dessa conta

Também é da nossa conta

Vamos acertar a conta

Com quem já passou da conta.


(Francisco de Olinda)

Banco Nossa Caixa e o governo Serra demitem Dirceu Travesso

Demissão enfraquece luta contra a privatização do banco e ocorre a 10 dias do término da inscrição das chapas ao Sindicato dos Bancários de São Paulo. Notícia provocou revolta entre bancários e ativistas de outras categorias

• Um ataque à organização sindical

Dirceu Travesso, dirigente da Conlutas e militante histórico da categoria bancária, foi demitido do Banco Nossa Caixa nesta quinta-feira, 08 de maio, sem justa causa ou justificativa. Este é, sem dúvida, um dos maiores ataques contra a organização sindical dos trabalhadores do país nos últimos anos, entre tantos outros, e acontece semanas após a legalização das centrais sindicais pelo Ministério do Trabalho.

Dirceu é uma liderança nacional, um dos principais dirigentes da luta dos trabalhadores do país. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, ajudou a fundar e fez parte da executiva nacional da CUT. Atualmente, é dirigente da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e coordenador nacional do MNOB (Movimento Nacional de Oposição Bancária – Conlutas).

Mais do que sua trajetória sindical, Dirceu é reconhecido pela sua presença nas lutas. É raro encontrar um ativista ou militante de São Paulo que não conheça Dirceu Travesso. Que não o tenha visto discursar nos atos do 1º de Maio ou nos protestos contra a ocupação no Iraque ou da comunidade árabe. Que não tenha esbarrado com ele nos piquetes e assembléias das greves bancárias, seja a histórica, de 1985, ou a de 2004, quando uma rebelião bancária tomou conta do país. Não é preciso ser bancário. Professores, funcionários dos Correios, da Justiça, sem-tetos, estudantes e tantos outros conhecem Dirceu de suas passeatas e protestos. É essa história que agora o governo Serra e a direção do banco têm a ousadia de atacar.

Preparando a privatização

A demissão é parte do processo de privatização do banco Nossa Caixa, levado adiante por Serra e pela diretoria do banco. Neste momento a diretoria está buscando demitir os funcionários que já estão aposentados sem garantir novas contratações levando a Nossa Caixa a uma condição mais precária para atender a população do estado.

Demitir Dirceu Travesso é uma tentativa de enfraquecer qualquer tentativa de luta contra as demissões em curso e contra os planos do governo de privatizar a Nossa Caixa e todas as estatais paulistas, como a Cesp, o Metrô, a Sabesp, a CMTU, o CDHU e o IPT, entre outros. Funcionário do banco desde 1984, Dirceu tem uma longa história de luta em defesa da Nossa Caixa como banco público e em defesa dos direitos dos funcionários, seja nas greves ou quando candidatou-se para representante dos funcionários no Conselho de Administração do banco.

Ataque à oposição bancária e à Conlutas

A demissão ocorreu a apenas 10 dias do término da inscrição das chapas que disputarão as eleições do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Na última eleição, em 2005, Dirceu foi candidato a presidente do sindicato, pela oposição bancária. A oposição irá lançar chapa novamente, que será discutida em uma convenção nesta quinta-feira, dia 5 de maio. Com a demissão, o banco tenta inviabilizar a candidatura de Dirceu, enfraquecer a resistência dos bancários, atacar a construção de uma alternativa independente e impedir o direito democrático da categoria bancária escolher livremente seus representantes.

Há algumas semanas, a Conlutas solicitou à direção do banco Nossa Caixa a liberação sindical de Dirceu Travesso, para que pudesse estar a serviço da construção desta entidade nacional dos trabalhadores, do movimento popular e da juventude. A Conlutas, que realiza seu congresso no início de julho, enviou ofícios em Abril e o último no dia 06 de maio passado, solicitando a liberação, apoiada na legalização das centrais pelo governo. A resposta do governo Serra, dois dias depois do último oficio, veio desta forma. Em vez de respeitar o direito democrático e a organização sindical dos trabalhadores, simplesmente demitiu Dirceu Travesso.

Ataque ao PSTU

O ataque de Serra é também um ataque ao PSTU, partido do qual Dirceu é um dos fundadores e dirigente. Pelo partido, foi candidato ao governo de São Paulo em 2002, a vereador de São Paulo em 2004 e à deputado federal em 2006, sempre com críticas às gestões privatizantes das últimas diretorias do banco.

Defender o direito de organização dos trabalhadores

Pela suspensão imediata da demissão de Dirceu Travesso

Exigir a suspensão imediata da demissão de Dirceu Travesso é defender o direito de organização dos trabalhadores. A criminalização dos movimentos sociais e o ataque contra os representantes dos trabalhadores é parte da política dos patrões e seus governos para poder melhor atacar as conquistas históricas da classe trabalhadora.

Chamamos a todas as entidades, ativistas e personalidades que defendem o direito de organização da classe trabalhadora a enviarem seu protesto para a diretoria do Banco Nossa Caixa e ao Governo do Estado de S Paulo, com cópia para a Conlutas, exigindo a reintegração imediata do companheiro Dirceu Travesso.

Banco Nossa Caixa S/A

Diretor-Presidente

Milton Luiz de Melo Santos

Tel: (0xx11) 3244-6008

Fax: (0xx11) 3244-6663

presidência@nossacaixa.com.br

Diretoria de Gestão de Pessoas

dgp@nossacaixa.com.br

Governador José Serra

telefones: (0xx11) 2193-8344 (PABX)

(0xx11) 2193-8621 (FAX)

governador@sp.gov.br

São Paulo pra debaixo da ponte

Neste sábado, 10 de maio, a cultura do individualismo e da segregação será homenageada em São Paulo. O ato na inauguração da ponte jornalista Octavio Frias representa a insatisfação da população com o símbolo máximo da São Paulo higienista, especuladora, corrupta e voltada ao transporte individual.
O "Estilingão", que mais do que uma ponte é um monumento, custou mais de R$275 milhões. A conta, paga por todos os que não estão lucrando com isso, inclui a expulsão dos moradores das várias favelas da região (Jd. Edith, Real Parque, Jd. Panorama, Jd. Colombo, Paraisópolis), do povo que realmente construiu todos esses mega-empreendimentos, mas que jamais foram nem serão convidados para nenhuma das inaugurações, e mesmo depois delas, não poderão neles pisar.
No dia 10 de maio, enquanto as elites endinheiradas comemorarão a criação de mais um monumento para a São Paulo que vai pra debaixo da ponte, nós, os que não foram convidados para a festa, com criatividade, música, e poesia, vamos denunciar seu verdadeiro significado.
Concentração: Av. Águas Espraiadas, na entrada do Jd.Edith
Horário: 10:00hs

Agronegócio: sua vida depende dele?

Por trás dos grandes êxitos propagandeados pelo agronegócio (incremento das exportações, utilização de biotecnologias, etc) existe uma outra realidade bem menos glamurosa: expulsão de camponeses, grilagem de terras, monopólio de cadeias produtivas, incremento do trabalho precarizado, destruição ambiental, controle extrangeiro de terras, aumento nos preços dos alimentos e violência no campo.

Como se configura o agronegócio atualmente? Quais são os principais grupos e principais cultivos? Como fica a Função Social da terra garantida pela Constituição? Qual a posição do governo? O que fazem os movimentos sociais? Qual o papel da universidade?

No intuito de refletir sobre esses elementos, a VI Semana de Ciências Sociais e Estudos Marxistas convida todos e todas para participar de uma mesa que se realizará com:

Maria Aparecida de Moraes Silva – Livre docente da UFSCar e Unesp (Presidente Prudente), membro do corpo editorial da Revista Interdisciplinararia de Estudos Agrários.

Paulo Albuquerque – Membro do Setor de Frente de Massas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)


12 de maio (segunda-feira)

19:00h – Teatro Florestan Fernandes

UFSCar – São Carlos


Venha contribuir com o debate!


Contatos: (16) 9961 2165 - Manuela

(16) 9735 5040 - Fábio

(16) 8165 9938 - Danillo

(13) 9201 0403 - Tassi

quarta-feira, 7 de maio de 2008

PROGRAMAÇÃO CIRCUITO MIS DE CINEMA (maio / 2008)


CICLO: ”E DEPOIS DA URSS”

Promoção: Cinematógrapho

“VIDEOGRAMS OF A REVOLUTIONS”

Dia: 09 / 05 / 08 (sexta-feira) - 19h

- Debate após a Exibição

Direção: Harun Farocki & Andrej Ujica
Ano: 1992 - (Romênia)

Sinopse: Por dez dias, em 1989, uma revolta na Romênia derrubou o governo e executou seu líder, Nicolai Ceaucescu. Os manifestantes ocuparam o canal de TV e fizeram transmissões ininterruptas por 120 horas. O filme é uma condensação das 125 horas de material em vídeo documentando a cronologia daqueles eventos.

107 min


“O AMIGO DO DEFUNTO”“Priatiel Pakoinika”

Dia: 10 / 05 / 08 (sábado) - 16h – Debate após a Exibição

Direção:. Viatcheslav Krichtofovitch

Ano: 1997 – (República Tcheca)

Elenco:

Sinopse: Relato bem-humorado das mudanças culturais e sociais de um país com o fim da União Soviética. Anatoly vive em Kiev tentando se adaptar à nova realidade. É um intelectual que não conseguiu seguir a passagem do socialismo para o capitalismo selvagem. Desiludido, decide dar um basta em tudo.

105 min


10° Festival de Cinema Super 8 de Campinas

Organização: Lucas Vega

DIAS: 16 / 17 / 18 a partir das 13 horas



Ciclo Juventude e Homossexualidade

Promoção Grupo E-jovem: adolescentes gays, lésbicas e aliados

MINHA VIDA EM COR DE ROSA” – Ma Vie en Rose”

Dia: 17 / 05 / 08 (sábado) – 19h30min

- Debate após a Exibição

Direção: Alain Berliner

Ano: 1997 - (Bélgica/França/Inglaterra)

Elenco: Michéle Laroque, Hean-Philippe Ecoffey, Helène Vincent, Georges du Fresne,.

Sinopse: Drama comovente sobre um garoto que pensa que é uma garota - e age como tal. O que lhe parece absolutamente normal é completamente bizarro para as pessoas que o cercam. Entre as quais está a família, que não sabe exatamente como proceder diante do comportamento estranho do filho e da reação indignada dos vizinhos.

Aos poucos, no entanto, a vizinhança, que lança olhares e palavras recriminadoras para o menino de comportamento incomum, parece aprender a conviver com seu jeito diferente.

98 min


CICLO: ”CINEMA E FILOSOFIA – O Cinema de Píer Paolo Pasolini

Promoção do Curso Livre de Filosofia: “CORUJÃO”

MEDÉIA“Medea”

Dia: 23 / 05 / 08 (sexta-feira) - 19h – Debate após a Exibição

Direção: Pier Paolo Pasolini
Ano: 1969 - (França/Itália/Alemanha)

Elenco: Atores Maria Callas, Guiseppe Gentili, Laurent Terzieff, Massimo Girotti.

Sinopse: Em seu único papel no cinema a diva Maria Callas vive a personagem de Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara um velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona, para se casar com a jovem e bela filha do rei Creonte. Indignada, Medéia, planeja uma terrível vingança contra Jasão.. Medéia é uma belíssima versão da tragédia grega de Eurípedes.

118 min


ÉDIPO REI” – “Edipo Re”

Dia: 24 / 05 / 08 (sábado) - 16h

- Debate após a Exibição

Direção: Pier Paolo Pasolini
Ano: 1967 - (Itália)

Elenco: Silvana Mangano, Franco Citti, Ahmed Belhachmi, Pier Paolo Pasolini.

Sinopse: O filme começa em uma pequena cidade no norte da Itália. No campo, junto com algumas amigas, uma mâe amamenta seu filho, mas, por um breve instante, o

pânico invade seus pensamentos. Em casa, o pai do menino teme que ele assuma

seu lugar na vida e no coração da mãe. À noite, depois de uma festa, os pais

dormem em um quatro. O menino repousa em outro. O pai acorda, vai ao quarto ao

lado e tenta enforcá-lo. A cena se transfere para a Grécia Antiga, onde se

passa originalmente a tragédia de Sófocles. Ali, o oráculo de Delfos prevê: se

Laio, rei de Tebas, gerar um filho, esse o matará.

104 min


“Carnificina Cineclube apresenta: Projeto GRINDHOUSE

A BRUXA DE BLAIR” - The Blair Witch Project

Dia: 24 / 05 / 08 (sábado) - 18h

Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sanchez

Ano: 1999 - (EUA)

Elenco: Donahue, Michael Williams, Joshua Leonard.

Sinopse: Em outubro de 1994, três jovens foram para a Floresta de Black Hills nos EUA, filmar um documentário sobre uma lenda local: "A Bruxa de Blair". Nunca mais ouviu-se falar deles.Um ano depois, a gravação que eles fizeram é encontrada e seu legado tem o título "A Bruxa de Blair", que documenta a angustiante e arrepiante jornada de cinco dias através da floresta, e todos os eventos aterrorizantes que resultaram no desaparecimento deles

88 min


CLOVERFIELD” - The Blair Witch Project

Direção: Matt Reeves

Ano: 2008 - (EUA)

Elenco: Michael Stahl-David, Lizzy Kaplan, Mike Vogel, Odet Jasmin.

Sinopse: O filme é sobre o ataque de um monstro gigante em Nova York, visto e filmado pela perspectiva das pessoas comuns, rodado totalmente com câmeras caseiras. A trama começa com a festa de despedida de Rob, de mudança para o Japão. Mas a festa acaba virando uma noite de terror.

87 min


DIARY OF THE DEAD

Direção: George A. Romero

Ano: 2008 - (EUA)

Elenco: Shawn Roberts (Tony Ravello), Megan Park (Francine Shane)

Sinopse: grupo de estudantes está fazendo um filme de terror numa floresta. O trabalho se transforma em uma luta pela sobrevivência quando eles encontram mortos-vivos de verdade.

98 min


“DIVERSIDADE CULTURAL – outras linguagens, outros olhares”

Curadoria: Adriano de Jesus

TARTARUGAS PODEM VOAR” - " Lakposhtha Hâm Parvaz Mikonand "

Dia: 30 / 05 / 08 (sexta-feira) - 19h

- Debate após a Exibição

Direção: Bahman Ghobadi

Ano: 2004 - Curdistão e Irã

Elenco: Avaz Latif, Soran Ebrahim, Saddam Hossein Feysal, Hiresh Feysal Rahman.

Sinopse: Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia, pouco antes do ataque americano contra o Iraque, os moradores buscam desesperadamente uma antena parabólica para poder ter notícias via satélite. Um garoto mutilado que vem de outra vila com sua irmã e filho, prevê que a guerra esta cada vez mais perto.

98 min


O PÂNTANO” – ”La Ciénaga”

Dia: 31 / 05 / 08 (sábado) - 16h – Debate após a Exibição

Direção: Lucrecia Martel

Ano: 2001 – (Argentina)

Elenco: Graciela Borges, Mercedes Morán, Martín Adjemián e Leonora Balcarce

Sinopse: A cidade de La Cienaga é conhecida pelas extensões de terra que se alagam com as chuvas repentinas e fortes, formando pântanos que são armadilhas mortais para os animais da região. Perto da cidade fica o povoado de Rey Muerto, em que está localizado o sítio La Mandrágora, onde são cultivados pimentões vermelhos. Para ele vão duas famílias, lideradas por Mecha e Tali. Mecha é uma mulher em torno de 50 anos, que tem quatro filhos e um marido que procura ignorar bebendo cada vez mais. Já Tali é prima de Mecha e também tem quatro filhos, sendo que ama seu marido e sua família. Em meio a um calor insuportável, as duas famílias entram em conflito quando a tensão entre elas aumenta e é neste contexto que viverão entrelaçadas com seus problemas e descobertas.

103 min.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

“Curta MIS”

Dia: 31 / 05 / 08 (sábado) – 19h30min

Performace teatral “Fernando Pessoa” apresentado pelo ator Joaquim Andrade do Grupo de Teatro Taraumara

ALÉM DO MURO DA ESTRADA - Após a exibição debate com o Diretor Elígio Junior

Direção: Elígio Junior

Ano: 2007

Elenco: Luiz Nunes e Andrea Wanger

Sinopse: Duas pessoas, um amor, um erro. Além do Muro da Estrada narra a luta de Eros pela reconquista de sua amada Alma, através da releitura do poema Eros e Psique de Fernando Pessoa. O realismo, a ambiência e a ótima e sensível atuação de Luiz Nunes e Andrea Wanger tornam o filme uma linda jornada de final surpreendente!

15 min

LOCAL

Museu da Imagem e do Som – Campinas

Palácio dos Azulejos

Rua: Regente Feijó, 859

Programação sujeita a alterações

Entrada Franca (40 lugares)


terça-feira, 6 de maio de 2008


Será realizada nesta segunda-feira, dia 12, uma explanação sobre os 120 anos da Abolição da Escravatura. Farão parte da mesa de discussão as seguintes representações: Valdir Oliveira, historiador do movimento negro; Mam'etu Oyá Corajacy; Leandro Souza, estudante da Unicamp e membro do Identidade e Catiara Oliveira, movimento negro Quilombagem e cantora do grupo de resistência Amandla. Solicitada por meio de requerimento da vereadora Marcela Moreira (PSOL), a atividade será realizada no plenário da Câmara, na primeira parte da sessão, a partir das 18 horas e é aberta ao público. "Precisamos resgatar a história dos negros e todo o processo de resitência e luta diante da opressão e escravização", afirmou a vereadora.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Exibição "Batalha da China"

BATALHA DA CHINA

Exibição:
Data: 08 de maio (quinta-feira)
Horário: 19hs

Local: Sede do PSOL

End: R. Antônio Alvares Lobo, 558
Botafogo - Campinas
telefone: (19)3342-5068

Sinopse: Alemanha e Japão se uniram para conquistar o mundo durante a Segunda Guerra Mundial, o maior conflito bélico do século SS. Enquanto os nazistas planejavam ocupar a podereosa União Soviética, os japoneses tentavam fazer o mesmo com a vizinha China. Este documentário conta a história milenar deste poderoso império e sua importância estratégica para os rivais nipônicos. A força bélica do Japão acreditava ser capaz de conquistar o gigantesco asiático, menosprezando o poder de defesa de seu inimigo.

Realização: Grupo de Estudo Marxista
No dia 18/05 às 9h na sede do PSOL, o Grupo de Estudo Marxista se encontrará para discutir e estudar a Revolução Chinesa e convida todos interessados a participarem.

Sacolão Cultural

. :: Sacolão Cultural :: .
uma nova cultura política contra a velha política cultural!

10/05 - Sábado
No CCPC - Av. da Consolação, 1901
(próximo ao metrô consolação)


16h00

Debate: Cultura e educação
para a cidade de São Paulo


Heloísa Helena
Presidente Nacional do PSOL
Gilberto Cunha
Professor e Geógrafo
Ivan Valente
Deputado Federal

19h30
Festa com as bandas:

Pedra 90 / Periféricos / Junkie n` Pow / Wagner Freire e Amigos
(samba hip hop rock regional mpb)

+ artesanato, capoeira, poesia, literatura...

DJ tocando
Sons independentes (se você compõe leve seu cd) e Jorge Ben, Tom Zé, Novos Baianos, Secos e Molhados, Mutantes, Tim Maia, Nação Zumbi, Mundo Livre S.A., Mestre Ambrósio, Cordel ...


Convite para a Festa (após as 19h30): R$5,00