terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em Brasília, cassetetes e armas de choque contra defensores do Santuário dos Pajés

Brasil de Fato

Danielle Pereira
Brasília (DF)

Nos últimos dias, um conflito que ocorre há anos na capital federal vem finalmente ocupando algum pedaço dos noticiáros, poucas páginas da grande imprensa e relativa atenção dos brasilienses. No centro da disputa está o Setor Noroeste, uma área de proteção ambiental, com nascentes e rica fauna e flora. De um lado está uma comunidade indígena Fulni-o Tapuya, que afirma residir no local há mais de 40 anos e batalha pelo reconhecimento e demarcação da terra. Do outro, as empreiteiras Emplavi e Brasal (e todo o poder político que o dinheiro pode comprar), interessadas em erguer o mais novo e cobiçado bairro de classe média alta de Brasília, onde um metro quadrado custa em torno de R$ 8 mil.

Desde o dia 3 deste mês, o Setor Noroeste é palco de disputa entre indígenas, sociedade civil e as empreiteiras, que deram início à construção dos prédios habitacionais. Os conflitos, suspensos no dia 6 e retomados no dia 11, tiveram a participação de milicianos (liderados por um Tenente Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal) contratados pelas construtoras. Quem explica é o advogado dos indígenas, Ariel Foina. Na última quinta (13) e sexta-feiras (14) houve mais confrontos entre índios, estudantes e funcionários da empresa.

“Indígenas foram feridos, atacados com spray de pimenta. Um deles chegou a ser amarrado e exposto para os trabalhadores, só sendo libertado por intervenção da PM”, conta o advogado.

Frente aos acontecimentos da semana passada, na sexta-feira (14) reuniram-se o Governo do Distrito Federal (GDF), a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o Ministério Público Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai). À pedido do presidente da Associação de Construtotas, que não pôde participar, nova reunião foi remarcada para a próxima terça-feira (18). “Até lá, as obras no Setor Noroeste estão suspensas por acordo, até que haja uma reunião com todos, incluindo a Associação de Empresas da Construção Civil, Terracap, indígenas, GDF e Funai”, diz Foina.

No entanto, nesta segunda-feira (17), mais uma empreiteira, a João Fortes, decidiu entrar na disputa e agravar o quadro de violência entre índios, sociedade civil e empresários. Os confrontos duraram de 10 da manhã às duas da tarde. A empreiteira acabou recuando. Um jornalista foi eletrocutado com uma arma de choque.

De acordo com o advogado, a comunidade luta desde 1991 junto à Funai pelo direito à terra. Já no Judiciário, a batalha é travada desde 2005. Ele explica que, com o recente parecer de antropólogos reconhecendo o local como área indígena, os Fulni-o Tapuya passaram a ser atacados pelas empreiteiras. Fato este que, segundo Foina, é visto pela comunidade com preocupação, uma vez que correm o risco de serem expulsos do Noroeste antes de o Judiciário poder dar uma decisão final sobre a questão. “A situação encontra-se em armistício até que se defina a questão do tamanho da área indígena, pois o relatório antropológico feito não especificou os exatos limites da area”, explica.

Esta não foi a primeira vez que as empreiteiras Emplavi e Brasal tentaram dar início às obras na região.

Sobre intereses
Ariel Foina comenta que, apesar de ter o direito de permanecer na terra por ser comunidade indígena reconhecida, os Fulni-o não tiveram os limites do seu território demarcado pela Funai, o que teria causado a invasão da área pela Emplavi.

A empreiteira figura-se na lista dos principais financiadores da campanha política do atual governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), que doou exatos R$ 150.880,00 à campanha petista, como é possível comprovar no site do Tribunal Regional Eleitoral.


Além disso, a Emplavi contratou para sua defesa o ex-presidente da Terracap, o advogado Antônio Gomes: “O mesmo que vendeu as terras indígenas quando presidiu a empresa durante o governo Arruda, e que, ao vendê-las, omitiu das empreiteiras que se tratavam de terrenos em área já identificada pelo Ministério Público Federal como de ocupação tradicional indígena”.

E falando no governo de José Roberto Arruda (sim ele!) e seu vice, o riquíssimo construtor Paulo Octavio), vale lembrar que foram eles os responsáveis pelo andamento dos processos (liberação de licença e licitações) no Setor Noroeste. Em 2010, a Terracap comemorou a arrecadação de 290 milhões de reais em áreas licitadas. “O Setor Noroeste foi responsável por 32% da arrecadação nesta licitação”.

Agora, com governos focados na Copa do Mundo, que terá Brasília como uma das sedes dos jogos, as preocupações dos indígenas do Noroeste aumentam, assim como a tensão na região.

Saiba mais!

Brasília atende o chamado dos Indignados e acampa em frente ao Congresso Nacional no 15.O!

Juntos!

O chamado do 15.O foi atendido no mundo todo e marcou-se como um dia histórico com uma série de manifestações de apoio ao Occupy Wall Street espalhando pelo mundo a inconformidade com o sistema financeiro sustentando pelo sistema político ainda vigente.

No Brasil, várias capitais ecoaram a idéia. Brasília, a capital do país, reuniu no 15.O dezenas de pessoas com o mesmo ideal, participar desta onda histórica e promover a sua própria ocupação e mostrar sua indignação. Foi desse cenário de revoltas e contestação que unidos em um só evento os 99% da capital do Brasil tentaram encontrar seus pontos em comum. A concentração começou por volta das 13:15h no Museu Nacional na Esplanada dos Ministérios. Grupos como Anonimos e Movimento Contra a Corrupção com cartazes contra a corrupção na política brasileira e contra os banqueiros concentraram-se na praça do Museu.

Com o JUNTOS! movimento que articulou as ações de 15.O em Brasília, com várias faixas e também um pouquinho a mais de fúria começamos o 15.O na capital federal. A caminhada do 15.O saiu do Museu Nacional em direção ao Congresso Nacional onde foi montado acampamento. Na caminhada questionávamos o sistema financeiro e os próprios pilares do capitalismo e o fim da corrupção no Brasil. Máscaras do grupo Anonymous dividiam espaço com faixas ressaltando o dia dos indignados e contra os banqueiros.

O caráter simbólico do ato de apoio a Democracia Real Já! fica claro na própria intenção dos participantes em permanecer acampados toda a noite na Esplanada em frente ao Congresso Nacional permanecendo acampados até a manhã do dia 16 de Outubro. Cabe agora as pessoas que fizeram o 15.O em Brasília e no Mundo fazer com que o evento seja bem mais do que uma ocasião social e que da indignação coletiva surja ainda que aos poucos um caminho em comum e que sejamos parte desse processo revolucionário que acontece no planeta.

*Estudante de Engenharia Florestal-UnB e Militante do JUNTOS!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

15 de Outubro é dia de luta por um mundo melhor

15 de Outubro é dia de luta por um mundo melhor, por uma Democracia Real Já!

Em Brasília, os indignados se encontraram novamente na Esplanada, no Museu da República, às 13h00 para ocupar as ruas!

Lutamos contra a corrupção, contra o desemprego, contra os bancos, por uma Democracia Real Já, por mais recurso para Educação, por outra economia!

Mais informações:

Juntos! Juventude em Luta
Democracia Real Já!
15th october
anonymous df

Marcha contra Corrupção em Brasília: mais de 20 mil nas ruas!


A população de Brasília foi as ruas mais uma vez neste feriado de 12 de outubro. Idosos, adultos, crianças, mas em sua maioria juventude, eramos mais de 20 mil pessoas lotando todas as faixas da Esplanada dos Ministérios.

A Marcha partiu do Museu da República, passou alguns minutos na Praça dos Três Poderes e finalizou retornando novamente ocupando as ruas em sentido a Rodoviária do Plano Piloto.

As fantasias, coreografias, músicas, palavra de órdens e muitas faixas simbolizavam a vontade dos marchantes de demonstrar sua indignação quanto o desvio de recursos e finalidade do Estado Brasileiro. Assim, 20 mil pessoas se colocaram a favor do fim do voto secreto no Congresso Nacional, pela Lei do Ficha Limpa, contra a imunidade parlamentar e a impunidade dada aos corruptos etc. Também estavam presentes a defesa do Santuário do Pagé, contra a especulação imobiliária perversa que covardemente tenta se impor a Justiça e a luta dos povos indígenas.

No ato foi feito o convite para a Manifestação Mundial do 15 de outubro. Os indignados presentes com faixas e palavras de órdens marcaram presença na luta contra corrupção. No dia 15, nos juntaremos a milhões do mundo todo para dizer Basta de Bancos, de Corrupção, de Miséria, de Desemprego, por mais verba para Educação, contra Belo Monte!

Fiz uma seleção de imagens que fotografei e publiquei no Picasa: Clique Aqui para Ver

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Brasília: II Marcha contra a Corrupção!


Nesta quarta-feira, 12 de outubro de 2011, mais uma vez a população de Brasília vai as ruas contra a corrupção! A Marcha saíra do Museu da República às 10 horas em direção a Praça dos Três Poderes!

Mais informações: http://www.movimentocontraacorrupcao.org.br/

Ou Fb: https://www.facebook.com/event.php?eid=249441681761599

Marcelo Freixo: mesmo ameaçado de morte, não recua de pré-candidatura para Prefeitura do Rio de Janeiro

O Globo

RIO - O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) disse nesta segunda-feira, em entrevista à rádio CBN, que não vai se intimidar diante das denúncias de que o ex-cabo da Polícia Militar, Carlos Ary Ribeiro, o Carlão, que fugiu do Batalhão Especial Prisional (BEP) em setembro, estaria articulando um plano para executá-lo . Marcelo Freixo afirmou que não recuará de seus planos de candidatura à Prefeitura do Rio.

- Acho que esse problema de subir em favelas não é só meu. Mas é um desafio. Já passei por isso na última campanha e tive que deixar de visitar comunidades dominadas por milicianos. Mas agora será diferente. Terei que ter um planejamento, mas vou enfrentar e fazer o que tem que ser feito. Temos que assumir essa fragilidade e enfrentá-la - declara Freixo.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também comentou nesta segunda-feira a ameaça do crime organizado a magistrados e a parlamentares, como o deputado Marcelo Freixo:

- Nossos efetivos da Polícia Federal não são suficientes para que se possa fazer toda uma cobertura em território nacional de autoridades estaduais.

Freixo disse ainda que reforçou sua segurança e que já entrou em contato com o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame.

- Recebi essa informação na sexta-feira do Serviço de Inteligência da PM. As ameaças aumentaram muito depois da morte da juíza Patrícia Acioli. Essa é uma informação que veio direto da PM, por isso tenho que levá-la a sério. Estou com a segurança reforçada e tomo as minhas precauções. Estou mudando a rotina, e o que nos resta é aumentar o cuidado - afirma o deputado.

De acordo com documento reservado da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Carlão, que é ligado a um grupo paramilitar de Campo Grande, na Zona Oeste, receberia R$ 400 mil para matar o parlamentar, que presidiu a CPI das Milícias. O ex-PM já teria feito levantamento da rotina do político, inclusive dos horários em que ele dispensa a segurança da Assembleia Legislativa do Rio.

Carlão é ligado a grupos paramilitares de Campo Grande, agora, chefiados pelo ex-PM Tony Ângelo de Aguiar. Segundo investigações da Coordenadoria de Inteligência, Tony seria o financiador do suposto plano de atentado ao parlamentar.

Carlão fugiu do BEP menos de 24 horas após a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança desencadearem uma operação contra a milícia da Zona Oeste . Na ocasião, 19 pessoas foram presas. O nome de Carlão figurava entre os que tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça. No caso do ex-PM, a determinação era para que fosse transferido do BEP para Bangu 8. Carlão, entretanto, fugiu da unidade prisional da PM antes de a mudança ser concretizada.

RELEMBRE: Mesmo presos, chefes de milícias comandam quadrilhas na Zona Oeste do Rio, no estilo do tráfico

Na ocasião, o então corregedor da PM, Ronaldo Menezes, disse que o ex-cabo escapou de sua cela pelo buraco do ar-condicionado, mas não explicou como o aparelho foi recolocado no local. A versão acabou questionada por promotores da Auditoria de Justiça Militar. No BEP, o ex-PM tinha transformado sua cela em suíte, com direito a cama de casal, ar-condicionado, TV, videogame e frigobar. Quatro meses antes da fuga, policiais da corregedoria e promotores encontraram um celular e um notebook na cela do ex-PM.

Suspeita de favorecimento dentro de unidade prisional

Um levantamento da Promotoria da Auditoria Militar revela que as fugas de quatro ex-PMs - entre eles, Carlão -- presos no BEP aconteceram às vésperas de transferências deles para presídios comuns. Para a promotora Isabella Pena Lucas, isso evidencia a prática de favorecimento na unidade:

- Não estou falando de um caso isolado, mas de quatro fugas que aconteceram quando esses ex-PMs seriam transferidos para o sistema prisional - ressaltou Isabella.

Comissão indiciou 225 pessoas

A CPI das Milícias, presidida por Marcelo Freixo, indiciou 225 pessoas, entre elas políticos, policiais civis e militares, além de bombeiros. O trabalho da comissão trouxe à tona o domínio territorial de vários desses grupos paramilitares. Principalmente em Campo Grande, onde os irmãos Natalino e Jerônimo Guimarães, respectivamente, ex-deputado estadual e ex-vereador, chefiavam a maior milícia da região. As investigações da comissão, associadas a inquéritos da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), resultaram nas prisões dos políticos e de vários integrantes da milícia.

Apesar de enfraquecido, o grupo paramilitar de Campo Grande continua atuando. O ex-PM Tony Ângelo de Aguiar estaria por trás do crime que era planejado contra o parlamentar, atendendo a ordens de Natalino, Jerominho e Ricardo da Cruz Teixeira, o Batman. Todos condenados e presos em penitenciárias federais fora do estado.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/10/10/freixo-diz-que-nao-vai-recuar-de-candidatura-prefeitura-do-rio-diante-da-descoberta-de-plano-para-mata-lo-925543602.asp#ixzz1aQW7gGkD
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

domingo, 9 de outubro de 2011

15 de outubro (15.O) – Porto Alegre: Ocupar a Praça da Matriz

Juntos!

Com o intuito de unir os indignados do mundo e exigir uma sociedade realmente democrática, os espanhóis da plataforma Democracia Real Ya estão convocando pessoas do mundo inteiro para participar do Dia Mundial de Acampamentos em Praças, que acontece no próximo dia 15 de Outubro. Em Porto Alegre e em várias outras cidades do Brasil, esse chamado foi atendido pelo movimento JUNTOS!, que em parceria com outras entidades, já está trabalhando na organização do acampamento.

Desde o começo desse ano, a partir das mobilizações populares que ainda estão em curso na Tunísia e no Egito, a revolta com o mundo em que vivemos se disseminou para outros países do globo. No mundo árabe, isso se expressou a partir da luta contra as ditaduras que oprimiam a população. Na Europa, ganhou cada vez mais força como resposta às políticas de retiradas de direitos da população e o alto índice de desemprego da juventude. Na América Latina, milhões de chilenos saíram às ruas em defesa de uma educação gratuita e de qualidade. No Brasil, cresce a indignação com a precarização da vida, a inflação, o endividamento das famílias e crescem também as lutas por educação, transporte e moradia. A “apatia” dos brasileiros está dando lugar a uma onda crescente de mobilizações. Começou em Jirau nas obras do PAC, passou pelos bombeiros do Rio, pelos atos do fora Ricardo Teixeira, chegando à ocupação de Reitorias de Universidades pelo país todo. Mais recentemente, acompanhamos a greve dos técnico-administrativos das Universidades Federais, dos Correios e, agora, dos bancários.
Democracia Real para acabar com os privilégios dos banqueiros e dos políticos, para acabar com a corrupção seja no futebol, seja na política. É preciso acabar com as desigualdades sociais, a miséria e o descaso com grande parte do povo. É necessário que se ampliem os meios de participação da população em todas as decisões fundamentais dos seus países.

Todas essas demandas, que extrapolam os limites das fronteiras de cada país, agora irão convergir em um só dia, em um só tema. Em homenagem à iniciativa dos espanhóis, que ocuparam a Praça Porta do Sol no dia 15 de maio desse ano, gritando a uma só voz “Não somos mercadoria nas mãos de políticos e banqueiros!”, o mundo agora se une para protagonizar um momento que certamente será histórico: ocupar as praças do mundo todo por DEMOCRACIA REAL JÁ!

No dia 15 de Outubro, a partir das 13h, todos que quiserem participar desse acampamento se encontrarão no Monumento Expedicionário, na Redenção. Depois seguiremos em caminhada até a Praça da Matriz, lugar onde será montado o acampamento dos indignados. Durante o dia, irá ocorrer uma intensa programação cultural, com oficinas, rodas de debate e pocket shows. No domingo pela manhã, o movimento voltará em passeata para a redenção, para encerrar o ato.

O Músico Tonho Crocco que há pouco tempo se indignou publicamente com o aumento do salário dos deputados do Rio Grande do Sul já confirmou presença no acampamento. Inclusive gravou um vídeo para a divulgação.