sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Guarulhos: 2,50 não dá - Transporte Público Já!

Carta Convite aos Movimentos Populares, Sindicais, Estudantis e Classistas da Cidade de Guarulhos, sobre a mobilização pelo Transporte Público e em relação ao valor do mesmo.

Guarulhos não possui transporte PÚBLICO – partindo desta afirmação, propomos a mobilização de amplos setores de lutadores sociais, estudantis, populares e sindicais com o intuito de conscientizar a população da necessidade da construção de um poderoso movimento para se contrapor ao cartel do transporte em nossa cidade, o cartel GUARUPAS.

“R$2,50 não dá mesmo!”, foi nossa primeira palavra de ordem. Com as primeiras atividades, percebemos a disposição da população em encampar esta luta, com o avanço da crise internacional, a discussão sobre a estatização (municipalização) dos transportes, o passe livre, inicialmente para estudantes e desempregados, associado à gradual redução da tarifa até atingirmos a TARIFA ZERO, o PASSE LIVRE para Todos, acessibilidade para portadores de deficiência, idosos, obesos, grávidas, lactantes e pessoas com crianças de colo, pode e deve ser um canal para discutirmos com a classe trabalhadora a necessidade de mudanças radicais nas relações sociais como única maneira de superar as crises, superando o próprio capitalismo.

A crise ambiental que ameaça a existência da humanidade só poderá ser superada se desde já mudarmos as atitudes em relação, dentre outras coisas, às emissões de gazes do efeito estufa. Neste ponto a construção de um sistema de transportes efetivamente PÚBLICO, de qualidade e com tarifa zero será fundamental.

Algumas organizações e militantes tem se reunido e lutado para construir algumas propostas na efetivação deste movimento. Já foram organizadas panfletagens e debates, mas, a nosso ver, o grande passo nessa batalha pela construção do processo de conscientização, a partir de uma luta prática e direta, será a realização de um grande PLEBISCITO POPULAR para discutir com conteúdo nossas propostas para a população. Propomos como período ideal para este, o intervalo entre 1 de Março e 1 de Abril de 2009; durante este período, além da coleta de votos e assinaturas, panfletagens, manifestações de rua, debates, textos e cartas nos jornais, colagens, intensa divulgação no interior das organizações que compões este Comitê 2,50 não dá - Transporte Público Já! –, essa maratona de atividades deverá culminar em um grande ato na câmara municipal, onde com carro de som, entregaremos os resultados para a edilidade e para a imprensa. Ressaltamos que não temos nenhuma ilusão junto à vereança ou à prefeitura de Guarulhos, sabemos que só com a efetiva mobilização conseguiremos vitórias para nossa classe.

Atacar a Guarupass, denunciar este cartel é um compromisso fundamental para nós, passando do tradicional ataque ao poder público e atacando a corja que, privatizando o transporte que deveria ser público, priva a população do direito fundamental de ir e vir, fazendo com que, em Guarulhos, só tenha liberdade quem puder pagar por ela!

Até o momento, as discussões e propostas estão neste pé, aguardamos todos os lutadores, todos aqueles que não se rendem diante das adversidades e são solidários a esta luta que é de todos nós: trabalhadores e trabalhadoras.


A próxima reunião do Comitê será dia 14 de fevereiro de 2009, às 16:00



Local: SINPRO-Guarulhos (Sindicato dos Professores e Professoras) Rua Maria Lucinda N° 53 Vila Zanardi, Guarulhos – SP. (Prox. Ao Hotel Meliá Conffort).

Proposta de Pauta:

à Apresentação e História do Movimento.

à Debate sobre a situação do transporte público.

à Proposta do Plebiscito Popular em defesa do transporte público, pelo Passe Livre.

à Encaminhamentos e tarefas.

à Confraternização

Nenhum comentário: