quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Marcha do MST tem início: Companheira Cícera, presente!

Raul Marcelo

Teve início nesta quinta-feira pela manhã (6) a Marcha Estadual pela Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Por volta das 7 horas da manhã, cerca de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras iniciaram a caminhada de 100 km para chegar de Campinas a São Paulo (pela rodovia Anhanguera).

O deputado Raul Marcelo esteve presente ao ato realizado no Largo do Rosário, em Campinas, para lançar a Marcha, na noite deste dia 5. O parlamentar parabenizou o movimento. “Aqui estão as pessoas efetivamente comprometidas com o futuro do nosso país”, disse. E lembrou o assassinato de militantes do MST em Eldorado dos Carajás (PA) como um símbolo da resistência dos trabalhadores rurais contra o capital nos últimos 25 anos.

Durante o ato, Paulo Oliveira, dirigente estadual do MST, ressaltou que a caminhada é “parte de todo um processo de organização e reorganização da classe trabalhadora, rumo à construção de uma sociedade socialista. É mais uma das atividades de um conjunto de lutas que vão ser deflagradas em todo o Brasil a partir do dia 10 ao 14 de agosto. E tem o objetivo de ir até São Paulo dialogando com trabalhadores e trabalhadoras sobre a necessidade de construir um processo de lutas permanente, na busca de construir um movimento maior com o conjunto da classe trabalhadora para de fato impor uma derrota a esse modelo de produção.”

Uma fatalidade
Quando a Marcha chegava à cidade de Vinhedo na manhã deste dia 6, próximo à localidade conhecida como Parque da Uva, a militante Maria Cícera Alves foi atropelada por um caminhão. A militante do assentamento Zumbi dos Palmares, em Iaras, morreu em decorrência do atropelamento. O mandato presta aqui uma singela homenagem a Maria Cícera por sua dedicação à luta em defesa da reforma agrária. Maria Cícera, presente!

Nesta quarta-feira (12 de agosto) quando será realizado o Ato Solene em homenagem aos 25 anos do MST, mais uma vez prestaremos uma homenagem também a Maria Cícera. O ato é promovido pela Frente Parlamentar pela Reforma Agrária e acontecerá no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas.

Nenhum comentário: