terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A luta pelo Passe Livre em Manaus

Do setor de comunicação Juventude PSOL/AM
A luta dos Estudantes pelo Passe-Livre em Manaus intensifica-se a cada dia. Recentemente, um grupo de vereadores a serviço dos empresário do transporte coletivo de nossa cidade, apresentou, na Câmara Municipal de Manaus, um Projeto de Lei criando um PASSE-LIVRE estudantil FARSANTE !
De autoria do Vereador Massami Miki (PSL), o projeto, se for aprovado como está, irá conceder o Passe-Livre a uma quantidade mínima de estudantes, fazendo com que cerca de 88% da classe estudantil passe a pagar a tarifa inteira. O projeto ainda prevê a extinção da Meia-Passagem (O movimento estudantil lutou por 20 anos por sua implantação em Manaus).
No dia 17/12, o movimento estudantil realizou um ato-político contra o projeto de passe-livre apresentado pelo Ver. Massami Miki. Depois de 2 dias de diálogos com alguns dos vereadores que se dispuseram a rediscutir o projeto, conseguimos adiar sua votação para o ano que vem,. Porém não vencemos a guerra ainda: o Projeto de Lei que extingüe a Meia-Passagem e cria um Falso Passe-Livre já foi aprovado na Comissao de Constituiçao e Justiça da CMM.
A Juventude do PSOL/Amazonas conclama todos os estudantes secundaristas e universitários de escolas e universidades públicas e particulares de Manaus, a saírem às ruas em 2008 em defesa de um verdadeiro passe-livre estudantil: que tenha um caráter social e que integre o jovem à escola, cultura e ao lazer.
Entendemos também que é necessário construir uma proposta do próprio movimento estudantil para o passe-livre. Convidamos os estudantes e entidades do movimento estudantil de nossa cidade a fundarem Movimento Passe-Livre MPL, os estudantes de nossa cidade não podem ficar reféns de projetos apresentados por vereadores de algo que nos diga respeito!

3 comentários:

Unknown disse...

Nós Todos,estudantes de Manaus-AM, devemos exigir a meia-passagem e quantas passagens podermos comprar. Fatos ocorridos no dia 11/03/2008, Comissão de Viação Transportes e Obras Públicas (CVTOP) da Câmara Municipal de Manaus apresentou, as pressas em reunião extraordinária, um Projeto de lei que diminui de 120 para 60 a quantidade mensal de meias-passagem que cada estudante terá direito. Tal proposta fora aprovada pela (CVTOP). Alguns vereadores (Jairo da Vical)a favor da proposta (possivelmente manipulado por empresários do Transporte local) alega que tal proposta esta respaldada por dados obitidos junto ao Sinetram. Veja o nomes dos vereadores que votaram a favor da proposta de ontem que será avaliada no plenário ainda hoje 12/03/2008 entre eles: Vereador Darlison Silva (pastor da Igreja universal; vereador Irailton Sena, Roberto Sabino e o com voto de minerva vereador Jairo da Vical. Felizmente existem vereadores que apoiam os estudantes e que prometerm lutar por nossos direitos.Devemos ficar de olho e prostestar pois em meio a essa discurssões o projeto principal de alguns vereadores é acabar com a meia-passagem e instituir o passe livre. Porém port trás desse projeto podemos perceber que não irá atingir todos os estudantes ficando uma grande parcela a pagar o valor da passagem inteira.

Anônimo disse...

Como forma de protesto, estou criando uma comunidade em um dos maiores sites de relacionamentos e espero que os estudantes se unam em causa própria e divulguem para o maior numero de pessoas possivel, devemos lutar pelos nosso direitos!

www.paysms.com.br/cadastro.php?=63565 disse...

JA E HORA DE UMA MUDANÇA ENTAO COMECEMOS PELO PASSE LIVRE EM TODO O BRASIL POIS NOSSOS FILHOS TEM O DIREITO DE IR E VIR E PRINCIPALMENTE DE ESTUDAR SEM QUE PRECISEM DESEMBOLSAR DINHEIRO PARA PASSAGENS ESCOLARES.ELES SAO O FUTURO ...