quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Militância na 13 de maio -- uma boa experiência


Para quem não conhece, a rua 13 de maio, em Campinas, é o trecho mais movimentado do centro da cidade. Na verdade, ela consiste um calçadão de pedestres comprido onde concentra-se boa parte do comércio popular e, em suas viscinais, os camelôs.


Durante o ano de 2007, os militantes do PSOL marcaram presença com barraquinhas, panfletos, abaixo-assinados, conscientização, votação do plebiscito e outras tantas atividades todos os sábados pela manhã e ganharam o seu espaço e reconhecimento.




Muitas lutas reivindicatórias (mais creches, melhores escolas, anulação do leilão da Vale, tarifa social, passe-livre etc) tiveram a colaboração e o coro dos transeuntes da 13 de maio.
No começo, a população desconfiava de nossa atuação acreditando ser mais uma panfletagem eleitoreira. No entanto, com a persistência, a conscientização e o diálogo franco e direto com as pessoas, pudemos demonstrar qual era (e continua sendo) nosso real objetivo: construção do poder popular, luta pelo direito dos trabalhadores, conscientização da participação política rumo à revolução e o debate sobre a organização de uma nova sociedade.


Atualmente, quando -- por algum motivo de força maior -- não aparecemos na 13 de maio ao sábado, a população nos procura e pergunta o que aconteceu. Quando estamos lá, alguns páram e perguntam: "qual a luta de hoje?" e se oferecem para assinar o abaixo-assinado.



Trata-se de uma experiência de atuação militante satisfatória e com rápida repercussão e assimilação das pessoas. Muitas pautas de lutas nacionais foram travadas nesta barraquinha e conseguiram alcançar bons resultados. Vide plebiscito da Vale no qual a 13 de maio obteve o maior número de votantes de Campinas.
O PSOL-Campinas gostaria de compartilhar esta atuação com vocês e convidá-los a fazer em suas cidades, se possível. Adiantamos que é difícil, requer bastante persistência, mas com o tempo os resultados começam a aparecer e até novos militantes começam a nos procurar.

Na luta sempre, companheiros.

Nenhum comentário: