sexta-feira, 24 de julho de 2009

Honduras: Zelaya Voltou

Ao vivo na Telesur:



Manuel Zelaya entra em Honduras


Atualizado às 18h15

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, cruzou a pé a fronteira da Nicarágua com seu país e entrou em território hondurenho. Zelaya é acompanhado por uma caravana de apoiadores. O ato foi simbólico, e momentos depois o líder voltou para o lado nicaragüense.

Esta é a primeira vez que Zelaya pisa em solo hondurenho desde que foi expulso do país em 28 de junho. Ele foi deposto da presidência por um golpe de Estado levado a cabo por uma coalizão formada por parlamentares, magistrados e Exército, e já havia sido avisado que poderia ser preso caso insistisse em retornar.

O retorno simbólico de Zelaya consistiu em se aproximar da corrente que separa os dois países da América Central, segurá-la acima de sua cabeça e pisar em território hondurenho. Segundo a agência AFP, o líder deposto permaneceu poucos minutos onde estava e depois retrocedeu.

O presidente deposto chegou a Honduras pelo posto fronteiriço nicaragüense de Las Manos. Mais cedo, ele havia dito à imprensa que tinha várias opções para entrar no país. Além da rota escolhida, Zelaya afirmou que poderia cruzar a fronteira por a El Espino ou Guasaule.

Militares hondurenhos bloqueavam a fronteira entre os dois países, mas não impediram a entrada de Manuel Zelaya. Sua chegada ao país aconteceu minutos depois que soldados e policiais atiraram contra seus partidários em El Paraíso, informou a rede de notícias americana CNN. Os partidários de Zelaya desafiaram o toque de recolher imposto ao meio-dia pelo governo interino de Roberto Micheletti.

Nenhum comentário: