domingo, 6 de dezembro de 2009

Tribunal Popular em Campinas – denúncia da política de criminalização da pobreza e dos movimentos sociais!

Higienização Social!

Cada vez mais os governos e as elites no Brasil criminalizam a pobreza e os movimentos sociais organizados e agem com violência contra os mesmos. Esta postura faz do Estado brasileiro nas diferentes esferas, uma máquina de contenção e repressão dos insatisfeitos e de “limpeza” da parcela considerada como “sobra ou excedente” do conjunto da sociedade.
As violações de direitos humanos, agressões, torturas e mortes estão presentes no dia a dia das comunidades submetidas à pobreza e da classe que vive do trabalho.

Para convencer a opinião pública de que são bem intencionados, usam conceitos como “modernidade” ou “revitalização”, mas, na realidade adotam projetos que envolvem muito dinheiro e interesses dos poderosos e, querem expulsar dos territórios de interesse do capital financeiro e imobiliário, tudo aquilo que os atrapalhem. São adotadas políticas de higienização e limpeza social, para se livrarem das pessoas que sobram do modelo excludente.

Em Campinas, isso vem ocorrendo com maior intensidade, desde o mês de outubro, com operações denominadas de “Tolerância Zero” e “Bom dia morador de rua”, realizadas em conjunto pela Prefeitura de Campinas e Polícia Militar do estado de São Paulo.

Apoiados pela elite abastada que financia campanhas, por setores conservadores e outros ditos progressistas e pelos grandes meios de comunicação, impõem intervenções territoriais e ações violentas, que afrontam direitos humanos e escondem a insuficiência ou ausência de políticas públicas sociais para atendimento de demandas de emprego, arte e cultura, educação, saúde, assistência social entre outras.

O “consenso” está sendo construído por meio de um mar de mentiras contadas à população, pela propaganda oficial e pela omissão de muitos profissionais e entidades que atuam na área.

Nós decidimos não nos calar, apesar do aparente consenso e grande apoio da opinião pública. Por isso, estamos organizando uma “Tribuna Popular” onde discutiremos a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais e apresentaremos denúncias de violências e abusos cometidos nessas operações que não tiveram espaço nos noticiários e nas propagandas oficiais.

Além disso, lançaremos em Campinas um Núcleo do Tribunal Popular, como espaço de reflexão e denuncia de violações de direitos humanos.

TRIBUNAL POPULAR – ANÁLISES – DENÚNCIAS - Ato contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais!!

10 de Dezembro, às 15 horas, no Auditório do Centro de Pastoral Pio XII – Rua Irmã Serafina, 88 - Bairro Bosque, Campinas

Programação:

15:00 – Mesa de análise sobre higienização e violência
16:00 – Tribuna com depoimentos
17:00 – Debate
17:30 – Considerações finais
18:15 – Caminhada até o Fórum Central, 19:15 – Ato
20:00 – Encerramento

Comissão Pró-Tribunal Popular em Campinas

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!