quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Formação política e de comunicadores no Três Estrelas

Juventude do PSOL abre espaço para a formação de comunicadores na periferia

Militantes do PSOL/Campinas oferecem curso de filmagem e comunicação no bairro Três Estrelas. O curso consiste em formar jovens na produção de obras audiovisuais e, desta forma, abrir espaço para a realização de vídeos de interesse da própria comunidade. O grupo militante é formado por Alexandre, Ana Clara, Camila, Élcio, Lucas e Luciano. Os interessados procuraram o PSOL e deu-se o início do projeto que tem duração, a priori, de um mês.


Como funciona
A primeira parte do curso consistiu em mostrar a possibilidade de se fazer vídeos caseiros com qualidade e, principalmente, que dialogam diretamente com a realidade deles. Neste primeiro módulo, o grupo exibiu o vídeo da luta pelo passe livre em Campinas. Em seguida, provocou-se o debate acerca da importância da comunicação e a falta de democratização dos veículos midiáticos atualmente.
O debate foi bastante qualificado e os jovens participaram ativamente com questionamentos e colocações relevantes.



Prática
Já no segundo encontro, os jovens saíram para produzir reportagens. Divididos em duas equipes, eles produziram a pauta e saíram pelas ruas do bairro com cinegrafista, produtor, repórter e entrevistados. Todos com orientação e incentivo dos militantes.

Repercussões
Durante a gravação, a repercussão foi inesperada: à medida que as equipes saíram pelas ruas -- uma com a pauta sobre o problema do lixo e a outra a poluição do rio -- os moradores interessaram-se pela atividade e se propuseram a participar ativamente das gravações.
As questões políticas e de luta por melhorias no bairro foram colocadas em pauta e discutidas na rua.

Jornal Três Estrelas
As filmagens foram feitas em formato de reportagem/documentário. Os jovens dedicaram-se bastante e levaram a sério a atividade. Ao final da gravação, eles já tinham nomeado suas produções de "Jornal Três Estrelas".

Em andamento
Como processo de continuação do curso, no próximo domingo, a militância reunir-se-á novamente com os jovens para assistir às produções realizadas por eles. A partir daí, levantar um debate e orientá-los sobre edição e pós-produção. Uma mini-apostila sobre roteiro, produção e direção será entregue e também discutida. No mesmo dia, eles irão filmar um culto na igreja para treinar técnicas de iluminação, de som, posicionamento e adaptação da filmagem ao ambiente.

E não para por aí
A idéia é construir as bases e prepará-los para o segundo módulo. Este consiste, fundamentalmente, em avançar nos debates sobre comunicação; na prática dos jovens comunicadores na produção de audio-visuais; construir um jornal televisivo na escola, na igreja ou qualquer outro ambiente de interação do Três Estrelas; e arrecadar material de mídia que permita a divulgação do filme dos jovens comunicadores que o PSOl está ajudando a formar.

É a juventude do PSOL construindo as bases para a participação popular efetiva.
Participe você também!

Nenhum comentário: