terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Unidade na ação marcou o primeiro dia do I Encontro Municipal de Campinas

Cerca de duzentas pessoas, entre militantes e simpatizantes, estiveram presentes nos dois dias do evento


Abertura política
A abertura do Encontro aconteceu no sábado, dia 16, no plenário da Câmara Municipal. Cerca duzentas pessoas preencheram a platéia da Casa, faixas com as causas da nossa luta, bandeiras, barraquinha e a pluralidade das correntes do partido garantiram a dinâmica e a alegria do espaço.
Ao som da Internacional -- primeira vez que música é tocada na suposta "Casa do povo" --, os presentes demonstraram força e garra na construção do partido em Campinas junto com a base aliada.
A mesa foi composta pelos representantes aliados: Renato (PCB), Galvão (MTD) e Zé (MST); o PSTU mandou saudações e o apoio à luta em conjunto, pois estavam reunidos em outro evento; e o MTST enviou uma carta de agradecimento pelo convite e manifestou sua união de forças com o PSOL.
Do partido, estavam na mesa: Arley (Enlace), Raquel (SR), Mariana (Rosa), Cazuza (Gianazzi), os parlamentes Paulo Búfalo (APS), Marcela Moreira (coletivo) e, no final, Ivan Valente; e o presidente da mesa Rafael (GTM).
Todos tiveram voz e contribuíram para o debate da atuação dos partidos aliados e os movimentos populares na (re)construção da esquerda na cidade. Campinas é uma cidade que tem tradição na história da esquerda brasileira, depois da degeneração do PT, este Encontro com os aliados foi importantíssimo para o resgate das reais lutas e bandeiras da classe trabalhadora.
"Precisamos mostrar que não há diferença entre os dois campos da direita. O PT já mudou de lado e a direita já está lá faz tempo, todos trabalham em favor do capital e não da classe trabalhadora", afirmou o representante do PCB.

"Foi e é imprescindível a participação da militância do PSOL/Campinas no MST: eles estiveram presente em todas as nossas lutas na cidade. Vocês, militantes do PSOL, neste período eleitoral, têm a tarefa de politizar o debate contra a privatização, o FMI, a ALCA e resgatar a bandeira do socialismo para a população", representante do MST.

O parlamentar Paulo Búfalo ponderou e complementou sobre a situação do partido em Campinas "Nós somos poucos e poucas, mas temos orgulho de carregar a bandeira da classe trabalhadora".
Durante o evento, o deputado Ivan Valente compareceu para saudar a abertura do Encontro: "Estou satisfeito de ver a concentração da militância campineira neste Encontro, é sinal de que estamos no caminho certo para a construção do movimento de resistência", afirmou. Finalizando o evento, o deputado reafirmou o PSOL como opção para o fortalecimento da Frente de esquerda e a condução da nova alternativa socialista de luta para a sociedade. "O PSOL, atualmente, é qualidade e não quantidade", finalizou.
Empolgados para o dia seguinte, os militantes e simpatizantes do PSOL deixaram o plenário da Câmara conscientes do tamanho da luta, mas convictos em mantê-la até o fim.



Nenhum comentário: