domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida*

A referência histórica principal das origens do Dia Internacional da
Mulher é a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em
1910, em Copenhague, na Dinamarca, quando Clara Zetkin propôs uma
resolução de instaurar oficialmente um dia internacional das mulheres.
Nessa resolução, não se faz nenhuma alusão ao dia 8 de março. Clara
apenas menciona seguir o exemplo das socialistas americanas. É certo
que a partir daí, as comemorações começaram a ter um caráter
internacional, expandindo-se pela Europa, a partir da organização e
iniciativa das mulheres socialistas.

Essa e outras fontes históricas intrigaram a pesquisadora Renée Coté,
que publicou em 1984, no Canadá, sua instigante pesquisa em busca do
elo ou dos elos perdidos da história do dia internacional das
mulheres.

Renée, em sua trajetória de pesquisa, se deparou com a história das
feministas socialistas americanas que tentavam resgatar do turbilhão
da história de lutas dos trabalhadores no final do século XIX e início
do século XX, a intensa participação das mulheres trabalhadoras,
mostrar suas manifestações, suas greves, sua capacidade de organização
autônoma de lutas, destacando-se a batalha pelo direito ao voto para
as mulheres, ou seja, pelo sufrágio universal. A partir daí, levanta
hipóteses sobre o por quê de tal registro histórico ter sido
negligenciado ou se perdido no tempo.

O que nos fica claro, a partir de sua pesquisa das fontes históricas é
que a referência de um 8 de março ou uma greve de trabalhadoras
americanas, manifestações de mulheres ou um dia da mulher, não aparece
registrada nas diversas fontes pesquisadas no período, principalmente
nos jornais e na imprensa socialista.

Houve greves e repressões de trabalhadores e trabalhadoras no período
que vai do final do século XIX até 1908, mas nenhum desses eventos até
então dizem respeito à morte de mulheres em Nova York, que teria dado
origem ao dia de luta das mulheres. Tais buscas revelam, para Coté,
que não houve uma greve heróica, seja em 1857 ou em 1908, mas um
feminismo heróico que lutava por se firmar entre as trabalhadoras
americanas. Em busca do 8 de março retraçou a luta pela existência
autônoma das mulheres socialistas americanas.

- As fontes encontradas revelam o seguinte:

Em 03 de maio de 1908 em Chicago, se comemorou o primeiro "Woman's
day", presidido por Lorine S. Brown, documentado pelo jornal mensal
The Socialist Woman, no Garrick Theather, com a participação de 1500
mulheres que "aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e
política das mulheres; no dia consagrado à causa das trabalhadoras".

Enfim, foi dedicado à causa das operárias, denunciando a exploração e
a opressão das mulheres, mas defendendo, com destaque, o voto
feminino. Defendeu-se a igualdade dos sexos, a autonomia das mulheres,
portanto, o voto das mulheres, dentro e fora do partido.

Já em 1909, o Woman's day, foi atividade oficial do partido socialista
e organizado pelo comitê nacional de mulheres, comemorado em 28 de
fevereiro de 1909, a publicidade da época convocava o "woman suffrage
meeting", ou seja, em defesa do voto das mulheres, em Nova York.

Coté apura que as socialistas americanas sugerem um dia de
comemorações no último domingo de fevereiro, portanto, o woman's day
teve, no início, várias datas, mas foi ganhando a adesão das mulheres
trabalhadoras, inclusive grevistas e teve participação crescente.

Os jornais noticiaram o woman's day em Nova York, em 27 de fevereiro
de 1910, no Carnegie Hall, com 3000 mulheres, onde se reuniram as
principais associações em favor do sufrágio, convocado pelas
socialistas, mas com participação de mulheres não socialistas.

Consta que houve uma greve longa dos operários têxteis de Nova York
(shirtwaist makers) que durou de novembro de 1909 a fevereiro de 1910,
80% dos grevistas eram mulheres e que terminou 12 dias antes do
woman's day.

Essa foi à primeira greve de mulheres de grande amplitude denunciando
as condições de vida e trabalho e demonstrou a coragem das mulheres
costureiras, recebendo apoio massivo. Muitas dessas operárias
participaram do woman's day e engrossaram a luta pelo direito ao voto
das mulheres (conquistado em 1920 em todo o EUA).

Clara Zetkin, socialista alemã, propõe que o woman's day ou women's
day se torne "uma jornada especial, uma comemoração anual de mulheres,
seguindo o exemplo das companheiras americanas". Sugere ainda, num
artigo do jornal alemão Diegleichheit, de 28/08/1910, que o tema
principal seja a conquista do sufrágio feminino.

Em 1911, o dia internacional das mulheres, foi comemorado pelas
alemãs, em 19 de março e pelas suecas, junto com o primeiro de maio
etc. Enfim, foi celebrado em diferentes datas. Já em 1913, na Rússia,
sob o regime czarista, foi realizada a Primeira Jornada Internacional
das Trabalhadoras pelo sufrágio Feminino.

As operárias russas participaram da jornada internacional das mulheres
em Petrogrado e foram reprimidas. Em 1914, todas as organizadoras da
Jornada ou Dia Internacional das Mulheres na Rússia foram presas, o
que tornou impossível a comemoração. Em 1914, o Dia Internacional das
Mulheres, na Alemanha foi dedicado ao direito ao voto para as
mulheres. E foi comemorado pela primeira vez no dia 8 de março, ao que
consta porque foi uma data mais prática naquele ano.

As socialistas européias coordenavam as comemorações em torno do
direito ao voto vinculando-o à emancipação política das mulheres, mas
a data era decidida em cada país. Em tempos de guerra, o dia
internacional das mulheres passou à segundo plano na Europa.

Outra referência instigante, que leva a indicação da origem da fixação
do dia 8 de março, foi a ligação dessa data com a participação ativa
das operárias russas em ações que desencadearam a revolução russa de
1917. Portanto, uma ação política das operárias russas no dia 8 de
março, no calendário gregoriano, ou 23 de fevereiro, no calendário
russo, precipitou o início das ações revolucionárias que tornaram
vitoriosa a revolução russa.

Alexandra Kolontai, dirigente feminista da revolução socialista
escreveu sobre o fato e sobre o 8 de março, mas, curiosamente,
desaparece da história do evento. Diz ela: "O dia das operárias em 8
de março de 1917 foi uma data memorável na história. A revolução de
fevereiro acabara de começar".

O fato também é mencionado por Trotski, dirigente da revolução, na
História da Revolução Russa. Nessas narrativas fica claro, que as
mulheres desencadearam a greve geral, saindo corajosamente, às ruas de
Petrogrado, no dia internacional das mulheres, contra a fome, a guerra
e o czarismo.

Trotski diz: "23 de fevereiro (8 de março), era o dia internacional
das mulheres estava programado atos, encontros etc. Mas não
imaginávamos que este "dia das mulheres" viria a inaugurar a
revolução. Estava planejado ações revolucionárias mas sem data
prevista. Mas pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias
têxteis deixam o trabalho de várias fábricas e enviam delegadas para
solicitarem sustentação da greve... o que se transforma em greve de
massas.... todas descem às ruas".

Constata-se que a revolução foi desencadeada por elementos de base que
superaram a oposição das direções e a iniciativa foi das operárias
mais exploradas e oprimidas, as têxteis. O número de grevistas foi em
torno de 90.000, a maioria mulheres. Constata-se que o dia das
mulheres foi vencedor, foi pleno e não houve vítimas.

Renée Coté encontra, por fim, documentos de 1921 da Conferência
Internacional das Mulheres Comunistas onde "uma camarada búlgara
propõe o 8 de março como data oficial do dia internacional da mulher,
lembrando a iniciativa das mulheres russas". Então. a partir de 1922,
o Dia Internacional da Mulher é celebrado oficialmente no dia 8 de
março.

Essa história se perdeu nos grandes registros históricos seja do
movimento socialista, seja dos historiadores do período. Faz parte do
passado histórico e político das mulheres e do movimento feminista de
origem socialista no começo do século.

Algumas feministas européias na década de 70, por não encontrarem
referência concreta às operárias têxteis mortas em um incêndio em
1857, em Nova York, chegaram a considerá-lo um fato mítico. Mas essa
hipótese foi descartada diante de tantos fatos e eventos vinculando as
origens do dia internacional da mulher às mulheres americanas de
esquerda.

Quanto aos elos perdidos dos fatos em torno do dia 8 de março,
levantam-se várias hipóteses, em busca de mais aprofundamento. É certo
que, nos EUA, em Nova York, as operárias têxteis já denunciavam as
condições de vida e trabalho, já faziam greves. E esse momento de
organização das trabalhadoras faz parte de todo um processo histórico
de transformações sociais que colocaram as mulheres em condições de
lutarem por direitos, igualdade e autonomia participando do contexto
social e político que motivaram a existência de um dia de comemoração
que simbolizasse suas lutas, conquistas e necessidade de organização.
É preciso, pois, entretecer os fios da história desse período.

Desse contexto, surge um dos relatos a ser precisado em suas fontes
documentais, sintetizado por Gládis Gassen, (em texto para as
trabalhadoras rurais da FETAG), nos indicando que, em março de 1911,
dezoito dias após o woman's day, não em 1857, " numa mal ventilada
indústria têxtil, que ocupava os 3 últimos andares de um edifício de
10 andares, na Triangle Schirwaist Company, de New York, estalou um
incêndio que envolveu 500 mulheres jovens, judias e italianas
imigrantes, que trabalhavam precariamente, com o assoalho coberto de
materiais e resíduos inflamáveis, o lixo amontoado por todas as
partes, sem saídas em caso de incêndio, nem mangueiras para água...
Para " impedir a interrupção do trabalho", a empresa trancava à chave
a porta de acesso à saída. Quando os bombeiros conseguiram chegar onde
estavam as mulheres, 147 já tinham morrido carbonizadas ou estateladas
na calçada da rua, para onde se jogavam em desespero.

Após essa tragédia, nomeou-se a Comissão Investigadora de Fábricas de
New York, que tinha sido solicitada há 50 anos! E iniciaram, assim, as
legislações de proteção à saúde e à vida das trabalhadoras. A líder
sindical Rosa Scneiderman organizou 120.000 trabalhadoras no funeral
das operárias para lamentar a perda e declarar solidariedade a todas
as mulheres trabalhadoras.

Assim, embora, seja necessário continuar a procurar o fio da meada, é
certo que todo um ciclo de lutas, numa era de grandes transformações
sociais, até as primeiras décadas do século XX, tornaram o dia
internacional das mulheres o símbolo da participação ativa das
mulheres para transformarem a sua condição e a transformarem a
sociedade.

Estamos nós assim, anualmente, como nossas antecessoras comemorando
nossas iniciativas e conquistas, fazendo um balanço de nossas lutas,
atualizando nossa agenda de lutas pela igualdade entre homens e
mulheres e por um mundo onde todos e todas possam viver com dignidade
e plenamente.

Referências Bibliográficas:

- Cote, Renée. (1984) La Journée internationale dês femmes ou les
vrais dates des mystérieuses origines du 8 de mars jusqu'ici
embrouillés, truquées, oubliées : la clef dês énigmes .La vérité
historique. Montreal: Les éditions du remue ménage.
- Gassem, Gladis. (2000) Ato de solidariedade à mulher trabalhadora
Ou, Afrodite surgindo dos mares. 8 de Março de 2000. Organização das
trabalhadoras rurais. FETAG/RS.


* Sempre viva Organização Feminista

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