quinta-feira, 5 de março de 2009

Os trabalhadores não podem pagar pela crise

Chico Alencar

Pronunciamento
(Do Senhor Deputado Chico Alencar, PSOL/RJ)

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e todos os que assistem a esta sessão ou nela trabalham:

Uma comissão de trabalhadores está em Brasília, para pressionar o Governo da República, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário a adotarem medidas para anular 4.270 demissões, efetuadas pela Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica no último dia 19 de fevereiro, e suspensas por decisão liminar do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Desembargador Dr. Luis Carlos Cândido Martins Sotero da Silva.
Reiterando que os trabalhadores não podem pagar pela crise do sistema capitalista, transcrevo trecho da carta assinada pelo líder Adílson dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região:
"A atitude da Embraer foi tomada sem qualquer negociação com o sindicato da categoria de outras propostas alternativas às demissões, apesar de ser uma empresa que desde sua privatização, em 1994, recebeu do BNDES mais de oito bilhões de dólares para financiamento da venda de aviões. E também sem qualquer preocupação com os seus funcionários e com os efeitos nocivos sobre as cidades onde suas plantas estão instaladas. A direção da Embraer desprezou o esforço de seus trabalhadores e o dinheiro público ali aplicado, que lhe garantiram lucros milionários nos últimos anos. Descartou uma mão de obra altamente qualificada, o que prejudica os esforços do país para um desenvolvimento tecnológico autônomo".
Clamo todos os colegas parlamentares a se empenharem decididamente pela anulação das demissões e imediata reintegração de todos os injustamente dispensados. A economia tem que se organizar para o trabalho e para o interesse social, e não para o capital.

Agradeço a atenção,

Sala das Sessões, 04 de março de 2009.

Chico Alencar
Deputado Federal, PSOL/RJ

Nenhum comentário: