domingo, 5 de abril de 2009

Estudantes em movimento em Montes Claros


Centenas de jovens saíram as ruas na cidade de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, para exigirem dois direitos básicos: o direito de ir e vir e a gratuidade da educação, consagrados já na nossa constituição de 1988. O direito ao passe-livre ou a meia passagem como reinvindicam os estudantes existe apenas para valer os direitos das Leis Maiores de nossa Carta Magna.

Como é possível ter educação gratuita se os alunos precisam pagar pela passagem para ter educação? A gratuidade vai para o lixo na hora que passamos e pagamos na roleta! E educação não se dá só na sala de aula: se dá na biblioteca, no teatro, no campo de futebol, no Cinema, no lazer, no esporte, na casa de cultura etc. Por isto que o direito não se encaixa somente ao horário de aula ou alguns dias da semana, como querem alguns burocratas, mas a todo momento!

E quanto ao direito de ir e vir, em nosso país nunca sequer começamos fazer valer este direito! O Serviço de Transporte é um serviço público, tais quais são a educação e a saúde. E por mais problemáticos que sejam estes setores, minimamente temos um projeto de SUS e um Sistema Nacional de Educação Pública. Enquanto o transporte não. O transporte em nosso país seja municipal ou intermunicipal, seja rodoviário ou aéreo, está nas mãos de meia dúzia de sangue-sugas bilionários que sobrevivem do roubo aos bolsos dos trabalhadores e estudantes e colocam na sarjeta o nosso enfraquecido direto de ir e vir.

Parabens aos jovens de Montes Claros que não se deixam vencer e vão as ruas exigirem seus direitos!

Saiba mais!

Elcio Magalhães

Nenhum comentário: