sábado, 28 de novembro de 2009

Ocupação da Funai: pelo Santuário dos Pajés

Desde o início da tarde de ontem (26 de novembro) a Presidência da FUNAI foi ocupada por apoiadores da luta indígena que participaram do Ato em defesa do Santuário dos Pajés, junto à comunidade da Reserva Indígena do Bananal. Os índios aprovaram, mas quem ocupou foi uma articulação de movimentos sociais do DF que se fortalece nesta ocasião.
A reivindicação é garantir uma reunião com o Presidente da FUNAI e com a diretoria de assuntos fundiários para nomear um Grupo de Trabalho que delibere a demarcação das terras indígenas. Essa medida permite a proteção ambiental e a defesa da reserva indígena, pelo impedimento da construção do chamado "Setor Noroeste". Este projeto urbano para novos condomínios de luxo no plano piloto avança de forma violenta, ofensiva, destrutiva e ilegal no local, como símbolo da especulação imobiliária em Brasília.
A ocupação se manteve durante a noite e ocorre pacificamente. Durante a manhã de hoje, 27 de novembro, lideranças indígenas do Brasil compareceram na Funai para apoiar o ato e propor como acréscimo da pauta, a exoneração do atual presidente da FUNAI, no caso de não atendimento da reivindicação. Neste momento ocorre uma Assembléia entre @s ocupantes e as lideranças indígenas para definir os rumos da ocupação e as pautas reivindicadas.

Não ao Setor Noroeste!
Em defesa do Santuário dos Pajés!
Em defesa do cerrado e da Reserva do Parque Nacional!
Contra a Especularão Imobiliária!

Nenhum comentário: