segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Retrospectiva, conquistas e desafios

PLENÁRIA DO MANDATO MARCELA MOREIRA

O que foi?
Plenária foi um instrumento que a vereadora Marcela Moreira utilizou para prestar contas à população das realizações do seu mandato. Aconteceu no sábado, dia 22 de setembro, no salão vermelho da Prefeitura de Campinas.

Para que serviu?
A partir do balanço das conquistas realizadas e desafios a serem enfrentados, a vereadora, o partido e a população puderam pensar juntos em mais políticas e lutas de interesse popular.

E todo mundo participou?
Os representantes de bairro, líderes de comunidade, simpatizantes e militantes do partido, sociedade civil estiveram presentes. Todos tiveram seu espaço aberto à fala e puderam elogiar, criticar, exigir e propor políticas para que o mandato continue com seu caráter popular e socialista.

Como foi?
A primeira parte da reunião foi a retrospectiva dos últimos três anos de atuação política da vereadora.

Conquistas
A partir de uma análise geral das demandas populares, podemos salientar três conquistas importantes: a abertura da escola do Real Parque para supletivo e alfabetização de adultos; o asfalto no Jardim Lisa; e a luta contra a retirada do passe escola.
A pauta de discussão neste ítem foi a dificuldade dos representantes do partido, como minoria na Câmara (2 contra 31), de realizar e efetivar os projetos de interesse do povo.
Com as conquistas acima, concluímos que, com a participação e a pressão do povo ao lado da atuação dos vereadores, é possível SIM que o interesse da população seja atendido.
O PSOL continuará lutando em todas as frentes, não só dentro da Câmara, como nas ruas, nos bairros e em cada casa, por uma sociedade mais justa e igualitária.

A segunda parte foi um levantamento dos desafios a serem enfrentados pelo mandato até o fim desta administração.

Desafios
As demandas e necessidades populares em Campinas são muitas. No entanto, a manutenção da construção de uma alternativa de esquerda para o município é a base estrutural para pensarmos todos os níveis de luta de interesse popular. Ou seja, partir dela, podemos atuar em todos os tipos de demandas da população. De toda forma, a luta contra o aumento da passagem de ônibus e a proposta de orçamento do LOA (Lei Orçamentária Anual) do prefeito de Campinas são os dois grandes desafios a serem enfrentados pela vereadora ao longo do ano.

A terceira e última parte foi uma discussão sobre como reforçar a atuação do partido na cidade

Militância
O depoimento de uma líder comunitária foi a linha mestra que conduziu os debates sobre a luta do PSOL em Campinas. Levantamos questões de ordem cultural e militante para ajudar a organizar a população em torno de suas causas. Apesar do elogio à atuação do PSOL, críticas como a falta de "canela" (disposição) para bater de casa em casa foram feitas e, em contraponto, a nossa falta de "pernas" (relação entre demanda e números de militantes) para fazer isto.
A necessidade de espaços públicos e culturais para discutir política e conscientizar politicamente também foi colocada em pauta ao lado do incentivo popular pela continuação da nossa luta.

A plenária terminou com as palavras da vereadora enfatizando que "a nossa luta pelo - e junto com o - povo não é um favor, mas nossa obrigação".

Nenhum comentário: