quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PSOL/Campinas apóia ocupação do MST, em Limeira

Na última sexta-feira, a juventude PSOL/Campinas esteve -- junto com integrantes do MST -- na ampliação das terras ocupadas em Limeira - SP.


A polícia estava presente


e a imprensa local chegou para apuração logo depois.

Há suspeitas sobre a propriedade de terra. Dizia-se, num primeiro momento, pertencer a um grande proprietário, no entanto o MST tinha provas de que pertencia à União. E, mais do que isso, a terra estava sendo degradada pelo atual prefeito de Limeira para conseguir matéria-prima de obras públicas.
A reintegração de posse está a caminho, mas o MST está preparado para enfrentar os trâmites burocráticos e assegurar a permanência na terra.


Um comentário:

Elcio Magalhães disse...

JUSTIÇA DÁ LIMINAR PARA DESPEJAR
FAMÍLIAS DO ACAMPAMENTO ELIZABETH TEIXEIRA, EM LIMEIRA/SP



O Juiz Flávio Dassi Vianna da Justiça de Limeira, concedeu hoje para a Prefeitura Municipal uma LIMINAR DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE com o objetivo de despejar as 250 famílias de Limeira e região do Acampamento Elizabeth Teixeira. Depois de negociação, os representantes da Justiça deram prazo até quinta-feira para desocupação pacífica da área. Diante disso, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra estará realizando amanhã (quarta-feira), dia 28/11/2007, às 15 horas, UM ATO PÚBLICO pela permanência das famílias no local e pela IMEDIATA CONCESSÃO DA ÁREA PARA REALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA.

Nas últimas semanas, as famílias vinham recebendo constantes ameaçadas de despejo da Prefeitura da cidade. Por meio de entrevistas à imprensa, o prefeito municipal Sílvio Félix (PDT), tenta jogar a população contra as famílias e, finalmente, conseguiu respaldo junto à Justiça para sua ação inconseqüente e desumana.

O Acampamento Elizabeth Teixeira foi montado em 21 de abril deste ano e faz parte da luta pela realização da Reforma Agrária em todas as áreas que pertence à União e que estão sendo utilizadas de forma irregular e inadequada.

O Acampamento está dentro do Horto Florestal que pertencia à antiga Rede Ferroviária Federal. Os cerca de 700 hectares que compõem toda à área pertence atualmente à União. No entanto, a Prefeitura de Limeira, que nunca teve a posse da área, utiliza alguns locais do Horto Florestal para desenvolver atividades que degradam o meio ambiente.

No último final de semana, por exemplo, cerca de 50 famílias do Acampamento se deslocaram para uma área dentro do próprio Horto, que nas proximidades do Aterro Sanitário Municipal. O "Lixão", como é mais conhecido, foi instalado em condições totalmente inadequadas, comprometendo ainda mais o já poluído Ribeirão Tatu, que passa por dentro da cidade de Limeira e deságua no Rio Piracicaba.


LOCAL DO ATO PUBLICO:
O Acampamento Elizabeth Teixeira fica à direita da Rodovia Anhanguera, KM 136 A – sentido interior – São Paulo.


PARA QUEM VEM DE SÃO PAULO:
Quando estiver próximo a Limeira, fazer o RETORNO NA PEDREIRA e voltar até o KM 136 A – entrar para o Bairro dos Lopes


PS: Pedimos para que todos(as) os(as) companheiros(as) e entidades enviem mensagens pedindo a manutenção das famílias no local e que a área seja destinada IMEDIATAMENTE para o Assentamento definitivo das famílias acampadas.



PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA
Fone: (19) 3404-9602
E-mail: pmlgabinete@limeira.sp.gov.br

INCRA SÃO PAULO:
Fone: (11) 3823-8520
E-mail: acs_incrasp@yahoo.com.br
raimundo.silva@spo.incra.gov.br


FONES PARA CONTATO NO ACAMPAMENTO:
Ary - (19) 8100-6759
Fátima - (19) 9223-8865
Claúdia - (19) 9239-3643



REFORMA AGRARIA: Por Justiça Social e Soberania Popular!!!