sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Ato pela Tarifa Social é vitorioso!

70 pessoas conseguiram seu direito sem burocracia e as portas foram abertas

Na última quinta-feira, a militância do PSOL -- em parceria com o MTST -- organizou a população para reivindicar os direitos pela Tarifa Social, em frente à sede da CPFL, em Campinas.
O ato iniciou-se às 10h30 e estendeu-se até às 14hs. A principal reivindicação passava pela desburocratização no cumprimento da Lei federal que garante desconto na conta de energia às famílias de baixa renda.
Cinco ônibus com moradores de bairro, militantes de outros partidos, representantes de sindicatos, das fábricas ocupadas, parlamentares municipais, carros de som, faixas, discursos e protestos marcaram a organização da classe trabalhadora na luta pelos seus direitos. Uma comissão reuniu-se com os representantes da empresa, enquanto a população esclarecia aos passantes o que estava acontecendo.
Modelos de auto-declaração (único documento exigido para ganhar a tarifa) foram distribuídos; a luta contra as privatizações, o lucro das empresas privadas, o preço abusivo da taxa de energia, a retirada de direito dos trabalhadores também estavam em pauta.
Após muita conversa lá dentro e muito barulho lá fora, a notícia veio: a CPFL se dispôs a fornecer o desconto das famílias, a mudar o texto do site, a reorientar o callcenter e todos os funcionários para que a parafernália burocrática que eles exigiam (NIS, comprovante de renda, vínculo com programa social do governo, documento de todos os membros da família etc etc) não seja mais necessária na aplicação do direito à tarifa. Outros pontos serão discutidos em reunião semana que vem.
A população venceu, organizou-se e fez-se ouvir. A militância do PSOL/Campinas contribuiu para mais esta demonstração de força da classe trabalhadora organizada. Eis o nosso partido!

Nenhum comentário: