quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA EM APOIO A DOM CÁPPIO

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA EM APOIO A DOM CÁPPIO
Quarta-feira, às 16 horas na Praça da Sé (em frente à Catedral)

Dia 12/12 (qarta-feira)
Horário : 16:00 hs
Local: Praça da Sé (em frente à Catedral)
Vamos usar uma peça de roupa azul para dar unidade ao ato.


A juventude do PSOL estará presente!

Nesta quarta feira a juventude do PSOL participará de ato contra a transposição do Rio São Francisco e em solidariedade a D. Cappio na Praça da Sé em São Paulo.
O objetivo da transposição do Rio São Francisco é atender os interesses a velha oligarquia e descendentes dos coronéis nordestinos, apadrinhados de Ciro Gomes e família.
A oposição a esta obra também se motiva pelo desgaste e destruição que trará para o Velho Chico. O rio já sofre com a retirada de recurso hídrico para irrigação de latifúndios, principalmente nos seus afluentes do norte de Minas e no oeste baiano. Também sofre com as inúmeras barragens e a destruição de sua mata ciliar.
Os resultados destas obras e da transposição são a diminuição da fauna fluvial, da vazão do rio e da profundidade, tornando o cada vez mais raso, principalmente próximo da sua foz.


Ivan Valente visita Frei Cappio e critica obra do governo

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) esteve em Sobradinho, na Bahia, a cerca de 550 quilômetros de Salvador, em visita de solidariedade a Dom Luiz Flávio Cappio, bispo da Diocese de Barra. Nesta terça-feira (11), Frei Cappio entrou em seu 15º dia de greve de fome em protesto contra as obras da transposição do Rio São Francisco.

A visita de Ivan Valente acontece no dia seguinte ao Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília ter concedido liminar suspendendo as obras da transposição. O jejum do bispo, no entanto, deve continuar até que as tropas do Exército responsáveis pelas obras em Cabrobó e Alta Flores, no interior de Pernambuco, sejam retiradas em definitivo.

No último domingo, cerca de seis mil pessoas participaram de um ato ecumênico em Sobradinho em apoio a Frei Cappio. Participaram pessoas de nove estados brasileiros. Enquanto isso, o governo federal critica a manifestação do religioso. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, chama Frei Cappio de fundamentalista e “inimigo número 1 da democracia”.

Na opinião do deputado Ivan Valente, é urgente que o governo paralise imediatamente as obras da transposição e abra diálogo com a sociedade brasileira em torno de alternativas para a democratização do acesso á água.

“Todos sabem a quem interessa essa transposição. Trata-se de uma obra baseada num modelo que prioriza o agronegócio em detrimento da agricultura familiar, e que aponta para ações de privatização e mercantilização da água, um direito humano fundamental que precisa ser garantido à população do Semi-Árido. E não é com a transposição que serão criadas as condições de acesso à água por parte dos camponeses mais necessitados. A obra beneficiará apenas os grandes empresários do nordeste, fornecendo a eles água subsidiada pelo governo”, afirma o parlamentar.

”Como diz Frei Cappio, foram construídos 70 mil açudes no Semi-Árido, com capacidade para 36 bilhões de metros cúbicos de água. O que faltam são as adutoras e canais que levem essa água a quem precisa. As obras do Atlas do Nordeste e as iniciativas da Articulação do Semi-árido podem beneficiar 42 milhões de nordestinos, quase quatro vezes mais que os 12 milhões alardeados pelo marketing do governo. Isso, no entanto, segue escondido da população brasileira”, criticou Ivan Valente.

Nenhum comentário: