sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Estudantes ocupam o Centro de Convenções da Unicamp

Do boletim Marcela Moreira - PSOL

Ato contra as punições
Na manhã desta sexta-feira, dia 28, estudantes da Unicamp ocuparam o Centro de Convenções da instituição, onde era realizado o Fórum Permanente com o tema “Desafios Contemporâneos do Ensino Superior”. Marcado para iniciar às 9 da manhã com a presença de Carlos Alberto Vogt, secretário de Estado - Secretaria Estadual de Ensino Superior, o Fórum atrasou em uma hora. Aqueles que chegavam ao Centro de Convenções tiveram a notícia de que a presença Carlos Vogt, fora cancelada e, conseqüentemente, o evento atrasaria em uma hora.
No entanto, enquanto davam início ao Fórum um grupo de estudantes, organizado contra as punições da reitoria, se manifestou na frente do Centro de Convenções. Logo em seguida, os estudantes entraram no salão e os organizadores do evento resolveram cancelar as atividades da manhã. Durante a ocupação, líderes de diversos movimentos sociais manifestaram opiniões e apoio ao movimento estudantil. “Somente com luta conseguiremos reverter o processo de punição. A mobilização já devia ter acontecido quando o primeiro aluno foi indiciado. Tenho orgulho de já ter sido aluna desta Universidade e de ter participado do Consul. Nós estamos do lado dos estudantes, funcionários e professores”, disse a vereadora Marcela Moreira (PSOL). “Se não fizermos nada, é perigoso uma expulsão para esses alunos e não pode haver punição para uma luta legítima”, disse Osvaldo da Costa Neto, do movimento da fábrica Flaskô.
Os estudantes organizaram esse ato contra as punições que estão sendo cogitadas pela Unicamp, devido à ocupação da reitoria no início do semestre. “Queremos reverter o processo de sindicância, no qual cinco estudantes estão sendo indiciados sem direito de defesa”, afirmou a estudante de Ciências Sociais e membro da Conlute, Camila Lisboa. Ainda de acordo com a estudante, a universidade está usando como base o regimento interno da época da ditadura. Alguns dos artigos estão explicitados no panfleto que os estudantes estavam distribuindo pela universidade, como por exemplo: “III. Promover algazarra ou distúrbio”. “São termos inviáveis para a época que vivemos hoje”, declarou uma estudante. Segundo os alunos, dos 11 questionados, cinco alunos já estão sendo indiciados e mais dois serão convocados na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom