segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Bingo na Flaskô

No último sábado, a juventude do PSOL esteve no bingo na Flaskô, fábrica ocupada pelos trabalhadores em Sumaré SP.

Histórico
A fábrica foi ocupada há mais de 4 anos por 70 operários que tomaram o controle e voltaram a produzir.
A ocupação teve o apoio da comunidade, do Sindicato da categoria, Químicos Unificados de Campinas e Região e dos companheiros das fábricas Cipla e Interfibra (Joinville, SC). Os trabalhadores não aceitaram os ataques dos patrões e, depois de muita luta, conseguiram retomar a produção sob controle dos operários.

Assim como as demais fábricas ocupadas, a Flaskô só funciona sob muita luta e mobilização política. As enormes dívidas deixadas pelos antigos patrões ainda são um fantasma e acarretam processos judiciais e inúmeros problemas. As dívidas são em torno de 110 milhões, sendo 70% de impostos com o poder público.
Por outro lado, a fábrica já recebeu apoio de matéria-prima do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Desde o início, a Flaskô levanta a bandeira da estatização (função social e coletiva) como forma duradoura de manutenção dos empregos e dos direitos. O BNDES apresentou relatório conclusivo confirmando a posição dos trabalhadores da Flaskô ao propor a adjudicação das fábricas ocupadas pelo governo federal como única forma de salvar os empregos.

Fonte: Blog da Flaskô

Bingo
O mandato Marcela Moreira e o deputado Raul Marcelo, do PSOL, contribuíram diretamente com os trabalhadores da fábrica. A festa estava animada, com cinco rodadas normais, cinco extras e o prêmio máximo de 1 mil reais. Para ajudar na arrecadação, teve cantina com cerveja, refrigerante, caipirinha, pastel e churrasco no espeto. Muita dança, música e diversão. Na ocasião, ocorreu a divulgação da campanha "tirem as mãos da Venezuela", que terá uma manifestação no próximo dia 10 de outubro para os movimentos que apóiam a revolução venezuelana. As rodadas de bingo acabaram por volta das 0h30, mas a festa seguiu.

Nenhum comentário: