segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Nasce o PSOL Pedreira

A semana começa com o nascimento do PSOL, na cidade de Pedreira - SP. Localizada na região metropolitana de Campinas, Pedreira tem 37 mil habitantes, faz parte do Circuito das Águas e sua principal atração é o comércio de louças e porcelanas.
Dois jovens potenciais militantes procuraram o PSOL Campinas interessados em fundar o partido na cidade. Após duas reuniões de debates, discussões e apresentação do partido, o PSOL/Pedreira está sob a coordenação de Murilo Homem e Cassio Scabora. A principal carência política detectada pelos jovens é a falta de participação nas decisões da Câmara Municipal. Os vereadores são ausentes da sociedade, as sessões parlamentares não duram mais do que dez minutos, não há discussão de temas elementares com participação popular e a tomada das decisões importantes são alheias ao conhecimento dos cidadãos. Para além deste tópico, foram discutidas outras carências na cidade e os militantes já têm várias idéias de atuação política de esquerda no município. Dentre elas, está o exemplo dado por Campinas de manter uma barraca no centro da cidade, aos sábados, com lutas municipais (abaixo assinado por escolas, creches, postos de saúde ou qualquer demanda popular), estaduais (repressão do governo Serra entre outras) e/ou nacionais (reformas neoliberais do governo Lula, corrupção, privatização).
A militância de casa em casa é outro eixo que Homem e Scabora pretendem atuar. Com o foco na educação política popular, a idéia é convocar a população da cidade para cursos de formação política e preparar a massa para as lutas que terão mais para frente.
O PSOL/Campinas prestará todo o apoio logístico aos militantes de Pedreira para difundir as sementes revolucionárias pela região.

É o PSOL crescendo e recuperando a luta política da classe trabalhadora com a força da juventude.

Nenhum comentário: