segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Lançamento de livros e seminário nos 90 anos da Revolução Russa

Em comemoração aos noventa anos da Revolução Russa, acontecerá três lançamentos: O ano I da Revolução Russa, de Victor Serge; A Revolução de Outubro, de Leon Trotski; e um dossiê especial sobre o tema na décima edição da revista Margem Esquerda – Ensaios Marxistas .

Ainda em outubro, haverá a semana de debates "Hoje! 90 anos da Revolução que mudou o mundo", sobre os impactos da Revolução de 1917. O evento vai ser realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em parceria com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais, entre os dias 16 e 19. O evento também inclui, no dia 18, uma mesa na Universidade de São Paulo (USP). Nesses eventos, vai reunir importantes intelectuais, com o desafio de analisar a importância histórica e a atualidade da Revolução Russa. (veja abaixo a programação completa)


Escrito na década de 1920, o clássico O ano I da Revolução Russa, de Victor Serge, traz um relato impressionante dos primeiros dias da Revolução e da construção do governo dos sovietes. Serge constrói sua narrativa dando conta dos desafios políticos, econômicos, militares e até mesmo gerenciais (como o abastecimento das grandes cidades e a criação do Exército Vermelho) enfrentados pelos revolucionários. Com uma profusão de dados e um texto cativante, ele descreve não só as mobilizações populares e os debates políticos daqueles dias, mas também a atuação individual dos principais personagens da revolução, como Lenin e Trotski.

A Revolução de Outubro, de Leon Trotski, é um testemunho de um dos principais nomes da Revolução Russa sobre os eventos de 1917 e também uma reflexão sobre a teoria da história e a atuação de indivíduos que resultou na vitória dos bolcheviques. Obra indispensável para aqueles que se interessam pelo período.

"Noventa anos da Revolução Russa" também é o tema do dossiê da revista Margem Esquerda – Ensaios Marxistas n. 10. A ressonância desse acontecimento histórico sobre a Rússia e o mundo atual é analisada por Tony Wood, especialista em história e cultura russa. A historiadora Virgínia Fontes debate a atualidade do pensamento de Lenin, especialmente de sua crítica ferrenha ao imperialismo. Moshe Lewin, um dos mais conhecidos estudiosos da Revolução Russa, explica a dinâmica do governo dos sovietes. A revista ainda traz uma carta-documento do arquiteto Moses Ginzburg a Le Corbusier sobre os impactos das perspectivas revolucionárias sobre a arquitetura e o urbanismo e um texto clássico de Lenin escrito no calor dos acontecimentos de 1917. Vale lembrar também do livro Às portas da Revolução - escritos de Lenin de 1917 de Slavoj Žižek, no qual o filósofo esloveno reúne e analisa de forma original os textos onde Lenin casou reflexão e ação para mudar o mundo.

Participará dos debates na PUC e na USP o sociólogo brasileiro radicado na França Michael Löwy, diretor emérito de pesquisas do Centre National de Recherches Scientifiques (CNRS). Durante o seminário será também lançado o livro As utopias de Michael Löwy, onde alguns dos mais importantes intelectuais brasileiros, como Roberto Schwarz, Francisco de Oliveira, Olgária Mattos e Emir Sader, falam sobre a obra acadêmica, a militância política e a vida de Löwy, um dos poucos a dar conta de forma coerente e integrada destas três dimensões de um verdadeiro intelectual.

HOJE! 90 ANOS DA REVOLUÇÃO QUE MUDOU O MUNDO

Programação

PUC-SP – História, Arte e Revolução

Terça-feira (16/10)

"Arte e Revolução"
Francisco Alambert (USP), Marcos Silva (USP) e Lívia Cotrim (Fund. Santo André)
Horário: 19h
Local: Auditório 134c
Rua Ministro Godói, 969, Perdizes

Quarta-feira (17/10)

"Revolução Russa: Memória e Atualidade"
Michael Löwy (Universidade de Paris), Ricardo Antunes (Unicamp) e Christian Castillo (Universidad de Buenos Aires)
Horário: 19h
Local: Tuca Arena
Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes

Quinta-feira (18/10)

"A Mulher e a Revolução"
Sueli Amaral (núcleo de gênero do Serviço Social da PUC-SP), Cecília Toledo (Instituto José Luís e Rosa Sunderman) e Andréa D'Atri (Instituto do Pensamento Socialista – Buenos Aires)
Horário: 19h
Local: Auditório 134c
Rua Ministro Godói, 969, Perdizes

Sexta-feira (19/10)

"A Revolução Russa e o Brasil"
Marcelo Badaró (UFF), Lucio Flavio de Almeida (PUC-SP) e Edison Salles (PUC-SP)
Horário: 19h
Local: Auditório 134c
Rua Ministro Godói, 969, Perdizes


EXPOSIÇÕES

Durante o período da Semana de História (de 15/10 a 19/10) serão realizadas exposições sobre o poeta futurista russo Vladimir Maiakovski e sobre a Guerra Civil Espanhola.
Local: Centro Acadêmico de Ciências Sociais


MOSTRA DE FILMES

A Mostra "Cinema, História e Resistência" exibirá filmes relacionados à Revolução Russa, à Revolução Espanhola, à Revolução Mexicana, as lutas do povo negro, aos conflitos no Oriente Médio e temas afins.

Local: Auditório Banespa (biblioteca)
Dias e horários:
Segunda-feira (15/10): 8h30 às 11h30
Terça-feira (16/10): 8h30 às 11h30 e 14h30 às 16h30
Quarta-feira (17/10): 9h às 13h30
Quinta-feira (18/10): 8h30 às 17h30
Sexta-feira (19/10): 8h30 às 13h30 e 17h30 às 18h30

USP

Quinta-feira (18/10)

"A atualidade da Revolução Russa "
Michael Löwy (Universidade de Paris), Christian Castillo (Universidade de Buenos Aires), Plinio de Arruda Sampaio (Correio da Cidadania), Francisco de Oliveira (USP)

Homenagem a Boris Schnaiderman (USP)

Horário: 18h30
Local: Anfiteatro da Geografia
Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária

Organização: Boitempo Editorial e Centro Acadêmico de Ciências Sociais

Nenhum comentário: