quinta-feira, 13 de março de 2008

Aprovado o Dia de Luta contra a Homofobia de Campinas

Após receber parecer contrário da Comissão de Cultura e Esportes, o projeto que institui o Dia de Luta contra a Homofobia foi aprovado na noite desta quarta-feira, dia 12. De autoria da vereadora Marcela Moreira (PSOL), o projeto prevê que o dia seja marcado no dia 17 de maio no município. Oito vereadores votaram contra o projeto e suas emendas, foram eles: Rafael Zimbaldi (PP); Antonio Flôres (PDT); Pastor Luiz Franco (PP); Cid Ferreira (PMDB); Campos Filho (DEM); Paulo Oya (PDT); Jorge Schnneider (PTB) e Carlão Chiminazzo (PDT).
Mesmo assim, a maioria dos vereadores votou a favor do projeto. Representantes do movimento GLTTB (Gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais) compareceram na sessão para pressionar a aprovação. A emenda prevê que o Executivo Municipal, em conjunto com entidades que atuam na defesa dos interesses da comunidade de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais, ficará responsável pela realização de atividades que tenham como propósito o combate à homofobia.
A vereadora Marcela defendeu o projeto na tribuna com dados de diversas pesquisas e instituições. “De acordo com a Unesco, em alunos do ensino fundamental e médio, 39,4% dos entrevistados do sexo masculino e 16,5% do sexo feminino não gostariam de ter homossexuais como colegas de classe”, ela destacou lembrando do assassinato de duas travestis em Campinas. “Duas travestis foram assassinadas na cidade, refletindo ainda mais a homofobia existente”, afirmou. Vale lembrar que, entre 1980 e 2005, foram assassinados no Brasil 2.511 homossexuais.
Dia 17 de maio

Historicamente, no dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do rol de enfermidades, sendo que até então era considerada como doença ou perversão. O referido ato reconheceu que a homossexualidade é um estado mental tão saudável quanto a heterossexualidade, sendo um dos mais importantes marcos para o avanço da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Veja o projeto na íntegra:

Nenhum comentário: