quarta-feira, 5 de março de 2008

Raul Reyes Viverá Sempre!

No dia 01 de Março passado, foi assassinado o comandante revolucionário colombiano das FARC-EP Raul Reyes e, juntamente com ele, outros 17 guerrilheiros foram também vitimas dos narco-fascistas que governam a Colômbia.

Tais mortes aconteceram após um intenso bombardeio no lado equatoriano da fronteira dos dois países e que atingiu o acampamento dos companheiros enquanto dormiam.

Após isso, o exército colombiano invadiu o território do Equador e assassinou covardemente com tiros nas costas e na cabeça os que ainda restavam vivos, retirando o corpo do comandante guerrilheiro e seus pertences para que não fossem resgatados pelas FARC.

As informações que chegam dizem que o governo narco-fascista de Álvaro Uribe Vélez, pretende sepultar o corpo do comandante Reyes em uma vala comum, para que desse modo não seja identificado o local onde estarão seus despojos.

Comportamento semelhante ocorreu no passado com o padre guerrilheiro da ELN Camilo Torres: até hoje não teve um enterro cristão, pois os sucessivos governos se negam a revelar onde seu corpo foi enterrado.

A despeito do tratamento que lhe está sendo dado por alguns veículos de comunicação brasileiros, Raul Reyes foi na verdade um dos mais destacados lutadores pela independência da América Latina. Um herói que entregou a vida pela transformação da realidade social na Colômbia e no mundo e que lutou obstinadamente pela construção de uma alternativa à barbárie capitalista.

A morte de Raul nos enche de dor e sofrimento, pois são cada vez mais raros homens com a sua têmpera de revolucionário cabal, com sua inteligência de operário brioso, com sua inesgotável capacidade de luta.

O governo narco-fascista colombiano ao transmitir a morte de Raul e de seus companheiros para a imprensa internacional o fez com o sorriso próprio das hienas. Festejou cinicamente a covardia de um ataque feito através dos bombardeios de super-tucanos, os quais atingiram os guerrilheiros dormindo. Um massacre onde não houve nenhuma chance de reação e que envolveu desde satélites espiões dos EUA até a tortura de camponeses para que a inteligência colombiana soubesse onde estava o acampamento guerrilheiro.

Raul morre como um dos grandes líderes de nossa história Latino Americana.

Apesar das intensas calúnias perpetradas pela imprensa vassala do imperialismo, sua imagem será cultuada como mais um dos grandes mártires da luta do povo latino americano; povo que trilha o caminho pela sua libertação do jugo da infâmia e da perversidade do imperialismo norte americano.

O comandante Raul estará sempre presente nas lutas do povo latino americano. As guerrilheiras e os guerrilheiros que tombaram serão sempre heróis de nossas nações destroçadas pela exploração do imperialismo. A paz que alcançaremos será construída com a dignidade da memória destes homens e mulheres, paradigmas da honra revolucionária.

Fazemos nossas as palavras dos 'partigianos' do mundo, que ao saudar seus mortos fazem a chamada de seus nomes, com a resposta em uníssono de todos os presentes, como a dizer que os mortos vivem nos corações e mentes de suas companheiras e companheiros, e seus sacrifícios não são em vão:

"Comandante Raul Reyes! Presente!"
Viva a Revolução Socialista!
Viva Raul Reyes mártir da Pátria Grande Latino Americana!
Viva às FARC-EP!


Edison Albertão
vereador pelo PSOL Guarulhos

Nenhum comentário: