sábado, 24 de janeiro de 2009

Segurança no FSM 2009?



As "novas" armas que serão usadas pela força nacional no Fórum Social Mundial 2009, em belém, a partir do dia 1 de fevereiro podem ser mais uma amostra do que este governo quer representar.

Chamadas de Taser, essas armas disparam um choque elétrico "não-letal" nos oponentes. A questão é: que oponentes? qual o objetivo desta nova aquisição das forças de segurança nacionais? porque apresentá-las justamente no FSM 2009?

um artigo publicado em portal de jornalismo de uma universidade de portugal, nos adianta algo.:

Armas Taser provocaram 334 mortos desde 2001 nos EUA
Por Cláudia Sobral
Publicado: 29.12.2008 | 12:17 (GMT)
Marcadores: Armas , Canadá , Direitos Humanos , EUA , Segurança

Os Estados Unidos e o Canadá são os países onde as armas de choques eléctricos têm causado mais problemas. Em Portugal, estas armas já foram usadas nove vezes.

As Taser (armas de choques eléctricos) já mataram 334 pessoas desde 2001 nos Estados Unidos da América (EUA). Estes são números divulgados pela Amnistia Internacional (AI) naquele que é o relatório mais recente sobre estas armas. Para contrariar estes números, as autoridades alegam que muitas destas mortes se devem ao consumo de estupefacientes.

“Less than Lethal?”, assim se chama o relatório [PDF] , junta-se a outros avisos já feitos, tanto pela AI, como por outras organizações. O Comité Contra a Tortura da Organização das Nações Unidas também já se mostrou preocupado com este problema.

As Taser são armas supostamente não-letais, que através de descargas de energia, paralisam a pessoa atingida.
Usadas em situações desnecessárias

Acalmar indivíduos violentos sem ter de recorrer a disparos é o objectivo destas armas. O problema é que têm sido usadas em circunstâncias em que não se justifica recorrer ao seu uso, principalmente nos EUA e no Canadá.

“90% dos indivíduos que morreram na sequência de terem sido atingidos por uma Taser estavam desarmados e não aparentavam ou não representavam uma ameaça real”, segundo a AI.

O relatório “Less than Lethal?” fala mesmo no uso de Taser contra crianças, idosos e deficientes. Isto quando estudos recentes provam que o uso destas armas é seguro apenas em adultos saudáveis.

Um dos casos que ficou mais conhecido foi o do polaco Robert Dziekanski [vídeo no YouTube], morto depois de ser atingido por choques eléctricos. Quando a policia disparou, Dziekanski já não estava a ter um comportamento agressivo.
Uso de Taser aumenta no Canadá

De acordo com uma investigação feita pela rádio e televisão canadiana CBC News, o uso das Taser no Canadá aumentou para mais do dobro entre 2005 e 2007.

O Canadá [PDF] é, a par dos EUA, um dos países em que o uso deste tipo de armas tem suscitado mais problemas.

Nos EUA, as Taser não são consideradas armas de fogo e podem ser usadas por civis na maior parte dos estados, segundo a CBC. Já no Canadá, há restrições ao uso deste tipo de armas, tal como acontece com as armas de fogo.
PSP e GNR também as usam

Em Portugal, a Policia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) dispõem deste tipo de armas desde 2006. Somam-se, ao todo, 88 armas de atordoamento por choques eléctricos.

As forças de segurança portuguesas já recorreram a Taser pelo menos nove vezes, segundo dados avançados pela Lusa. No entanto, só são utilizadas “em último recurso, antes de se recorrer às letais”, explica o comandante da Companhia de Operações Especiais da GNR, capitão António Quadrado, citado pela agência.

Explicou que quem utiliza estas armas tem formação específica e obedece a um conjunto de regras que define em que circunstâncias podem ser utilizadas.

Indústria diz que as Taser são seguras
A Taser International, empresa produtora das armas, insiste, segundo a CBC News, na ideia de que estas armas de atordoamento estão entre as opções de uso da força mais seguras. Segundo a AI, a empresa produtora afirma que as Taser são “seguras e não letais e que não estão abertas ao escrutínio”.

Nenhum comentário: