Depois de levar 60 mil pessoas às ruas da cidade no ano passado para comemorar o Dia do Orgulho Homossexual, o Fórum de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas realiza mais uma vez sua maior manifestação no dia 29 de junho de 2008 – e mais uma vez vai contar com a parceria de diversos movimentos sociais.
O tema deste ano será o mesmo de outras paradas do Brasil: “HOMOFOBIA MATA” com o subtítulo agregado pela organização da Parada de Campinas: “VOCÊ TAMBÉM É ALVO DA VIOLÊNCIA”. Nesta edição, a intenção da organização é chamar a atenção para as diferentes formas de discriminação e preconceito aos quais são alvos, diariamente, a grande maioria das pessoas, pelos mais diferentes motivos, e em especial por serem gays, lésbicas, travestis, transexuais ou bissexuais. Desse modo, o Fórum LGTTB de Campinas novamente amplia a discussão para além do universo GLTTB e agrega como sua bandeira, o grito de outros movimentos sociais. O grito contra o preconceito, o grito de denúncia, de revolta, grito de apelo ou de convite a juntar forças contra as diferentes formas de discriminação.
Em 2008, gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais de Campinas têm mais motivos para comemorar as conquista na luta contra a homofobia: foi aprovado em 08 de abril de 2008, pela Câmara dos Vereadores, o projeto de lei da Vereadora Marcela Moreira para a inclusão no calendário municipal da cidade, o dia 17 de maio, como DIA MUNICIPAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA. Essa vitória só foi possível graças a mobilização dos grupos do Fórum LGTTB (Identidade, MO.LE.CA. e E-Jovem) que pressionaram os vereadores a votarem em favor do projeto de lei, provando que vale a pena reunir esforços e gritar alto para que as conquistas se concretizem. Com esta vitória, agora Campinas tem 3 datas oficiais no calendário municipal que valorizam a diversidade sexual: o dia 28 de Junho - Dia do Orgulho Homossexual, dia 29 de Agosto - Dia Municipal da Visibilidade Lésbica - e o dia 17 de maio.
Mês da Diversidade
A 8ª. Parada do Orgulho GLTTB é apenas o clímax do 6º. Mês da Diversidade que novamente se estende por todo o mês de junho. Este ano, o Mês da Diversidade terá sua já tradicional abertura no Parque do Taquaral dia 1º. de junho, domingo, com a Gincana da Diversidade. Apesar de não te estado presente na cerimônia do ano passado, o prefeito da cidade Sr. Helio de Oliveira dos Santos será novamente convidado para o hasteamento da bandeira do arco-íris, símbolo do movimento, e abertura dos jogos. Na mesma semana, no dia 06, ocorrerá a 3ª. edição da “Homenagem 100% Guerreiras”, prestada pelas/os Travestis e Transexuais a entidades ou personalidades que tenham contribuído para a luta pelo reconhecimento da cidadania dessa população.
No dia 08, ocorrerá a I Oficina Sexualidade das Mulheres Negras, evento organizado em parceria com CEPIR (Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial – R. 14 de Dezembro, 10 – Centro – Próximo ao SENAC Campinas), solidificando as iniciativas anteriores do Fórum de agregar a discussão da diversidade sexual a outras bandeiras, no caso a feminilidade e a negritude. No dia 14 de junho, ocorrerá a Oficina “(Des)Construindo Identidades” promovida pelo Fórum LGTTB de Campinas, às 19h na sede da CEPIR. Dia 18, ocorre a Oficina “Novos Olhares sobre a Diversidade Sexual”, às 15h, promovida pelo Fórum LGTTB de Campinas em parceria com o Conselho Regional de Psicologia”. Mais informações pelo telefone 32437877. No dia 21 será a vez da IV edição do Festival de Novos Talentos, na Vila Pe. Anchieta, organizado pelos moradores do bairro, com apresentações artísticas de Drag Queens e Transformistas, que promove a visibilidade positiva dessas/es artistas junto a sua comunidade, às 19h.
Dia 25, ocorre a Oficina “Saúde Mental e as Questões LGTTB” novamente uma parceria entre o Fórum LGTTB e o Conselho Regional de Psicologia, às 15h. Mais informações pelo telefone 32437877. No sábado, 28, as mulheres lésbicas e bissexuais ocuparão novamente a praça Bento Quirino, na VI Manifestação Sáfica, um sarau a céu aberto, regado a poesia, música, desfile e danças, explicitando publicamente o direito constitucional da expressão da afetividade, a partir das 18h. E finalmente no dia 29, domingo, a partir das 13h, ocorre a concentração, no Largo da Pará, da VIII Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas, que, devido ao grande sucesso percorrerá um trajeto maior que nos anos anteriores, tomando as ruas centrais da cidade de Campinas, e culminando com encerramento no Largo do Rosário.
Neste ano, o Programa Municipal DST Aids de Campinas, promoverá dois eventos integrantes do Mês da Diversidade Sexual de Campinas. No dia 30 de maio será a edição do Projeto Fluxus com a presença do Mister Gay Brasil, o publicitário Luciano Lupo. E no dia 13 de junho, é a vez de Silvetty Montilla visitar a tenda do Projeto Fluxus. Ambos os eventos acontecem na Praça Bento Quirino, às 20 horas.
História
Há 37 anos, em um pequeno bar de Nova York, gays, lésbicas e travestis se rebelaram contra o tratamento agressivo que recebiam de uma blitze da polícia. Pela primeira vez houve um enfrentamento real, que durou três dias e incendiou o boêmio bairro de Greenwich Village. Um ano depois, na mesma data, três das maiores cidades americanas realizaram marchas de protesto contra o preconceito e a discriminação e pedindo por mais respeito e visibilidade. Eram as primeiras Paradas do Orgulho GLTTB.
Desde então, em todo o mundo, gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais celebram esse importante dia, que foi o inicio do movimento ativista homossexual. Campinas não ignorou esse clamor, instituindo através da Lei no. 10.182/99, o dia 28 de junho como o Dia Municipal do Orgulho Homossexual.
Nos últimos 10 anos, novos grupos organizados têm surgido em diversas cidades do Brasil, o movimento LGTTB nacional tem se estruturado e influenciado ativamente a proposição de políticas públicas e decisões judiciais que garantam a igualdade de direitos a população LGTTB, e conquistado a adesão de parlamentares que adotam as bandeiras de luta pela união civil, criminalização da homofobia, direito a adoção, reconhecimento das identidades de gêneros, entre outras.
Hoje o Brasil conta com mais de 80 Paradas em todo o território nacional. Em 2007, cerca de 3 milhões de pessoas, tomaram a Avenida Paulista, Rua da Consolação, Praça da República e arredores, consolidando-a como a maior manifestação social do planeta.
O Fórum
O Fórum de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas é formado pelo IDENTIDADE – Grupo de Ação Pela Cidadania de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais, pelo MO.LE.CA. – Movimento Lésbico de Campinas e pelo Grupo E-Jovem (E-Camp).
CONTATO:
IDENTIDADE: (19) 3234-8953 / 32016410 / 92929224
Email: paradacampinas2008@yahoo.com.br
SERVIÇO:
VI MÊS DA DIVERSIDADE SEXUAL – JUNHO DE 2008
30 SEXTA
PROJETO FLUXUS COM A PRESENÇA DO MR. GAY BRASIL
01 DOMINGO
GINCANA DA DIVERSIDADE SEXUAL – TAQUARAL
06 SEXTA
ENTREGA DO PREMIO “100% GUERREIRAS”
08 DOMINGO
OFICINA: SEXUALIDADE DAS MULHERES NEGRAS
13 SEXTA
PROJETO FLUXUS COM A PRESENÇA DE SILVETTY MONTILLA
14 SÁBADO
OFICINA DESCONSTRUINDO IDENTIDADES
18 QUARTA
OFICINA NOVOS OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL
21 SÁBADO
CONCURSO DE NOVOS TALENTOS DA VILA PADRE ANCHIETA
25 QUARTA
OFICINA SAÚDE MENTAL E AS QUESTÕES LGTTB
28 SÁBADO
MANIFESTAÇÃO SÁFICA NA PRAÇA BENTO QUIRINO/SUCÃO
29 DOMINGO
8ª. PARADA DO ORGULHO LGTTB DE CAMPINAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário