segunda-feira, 26 de maio de 2008

TRANSPORTE PÚBLICO DEVE SER DIREITO E NÃO MERCADORIA

Debate de Formação e Mobilização:

Data: 28/05 às 18h30

Local: Salão Nobre da PUCCAMP, campus Centro

TRANSPORTE PÚBLICO DEVE SER DIREITO E NÃO MERCADORIA

Pensar o transporte público significa discutir inclusão social, discutir um modelo alternativo e democrático de cidade. O transporte deve ser visto como uma questão essencial, direito do cidadão e dever do Estado, assim como saúde e educação. Segundo dados dos próprios empresários de ônibus, 37 milhões de pessoas no país andam a pé por falta de condições para pagar a tarifa. Apesar da importância do transporte público no Brasil, esse serviço essencial é controlado por alguns empresários. Estes, por sua vez, não têm outro objetivo senão lucrar, e lucrar muito.

O que prevalece é a visão do transporte como um negócio lucrativo em detrimento da concepção de direito social, público, de qualidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 13, garante que “todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção”. Segundo o IBGE o gasto com transporte de uma família é o terceiro no orçamento familiar, com dois filhos às vezes é o segundo.

Em Campinas, com a tarifa de R$ 2,30, se uma pessoa gastar apenas duas tarifas por dia (ida e volta), gastará no final do mês R$ 138,00!

Muitas pessoas que conseguem bolsas de estudo para fazer cursinho ou faculdade são impedidos de estudar, pois não têm dinheiro para pagar a passagem, ou então não conseguem ir ao médico, ou mesmo a uma atividade cultural, mesmo que essa seja gratuita.

Nesta lógica, as pessoas são excluídas de serviços básicos como saúde e educação por não ter acesso ao transporte público. A justificativa mentirosa para o preço da tarifa é os altos custos. Segundo dados da própria prefeitura de Campinas o maior custo na passagem é com mão de obra, com os trabalhadores.

No Governo do Dr. Hélio, a tarifa aumentou quase 50%. Ora, é evidente que o salário dos motoristas e cobradores não passou perto destes índices de aumento.

Algo está errado! A solução que o Poder Público dá a questão do Transporte é mais carros e motos nas ruas, o que tem causado grandes problemas nas cidades, como congestionamentos, acidentes, poluição etc.

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO MOVIMENTO

Neste sentido foi que diversos estudantes, ativistas e organizações decidiram encampar essa luta na cidade. O desafio do nosso movimento é dialogar com cada jovem, cada trabalhador e trabalhadora, cada cidadão campineiro. Precisamos chegar às escolas, faculdades, empresas e bairros periféricos para conseguimos uma forte mobilização para pressionar o poder público municipal pelas melhorias necessárias ao transporte de Campinas. No entanto, será o tamanho de nossa mobilização que nos dirá as possibilidades de vitórias que alcançaremos. Mãos a obra!

MOVIMENTO POR OUTRO TRANSPORTE PÚBLICO EM CAMPINAS

Entre em contato conosco: poroutrotransporte@yahoo.com.br

Nenhum comentário: