sexta-feira, 30 de maio de 2008

Estudantes pedem passe livre

Marcela Moreira

Em manifestação realizada na manhã desta quarta-feira, dia 28, estudantes pediram passe livre nos transportes públicos. Cerca de 1000 pessoas se encontraram no Largo do Rosário para, logo em seguida, descer até o Centro de Convivência, onde os estudantes ocuparam o teatro de arena. O passe livre é uma bandeira histórica da juventude de Campinas, que é a busca por gratuidade no transporte coletivo como garantia de acesso aos serviços públicos, aos espaços educativos e culturais e à participação política. A vereadora Marcela Moreira (PSOL) esteve presente no ato e como uma das principais defensoras do passe livre declarou: “As pessoas que mais tendem a beneficiar-se com a gratuidade no transporte são as famílias de baixa renda, que detém grande parte do seu gasto com o transporte. Dados do IBGE revelam que quanto maior a renda familiar, menor o gasto relativo com transporte público”.

Marcela também é autora de um projeto de lei que institui o passe livre para a juventude e estudantes no transportes coletivos. Entre os beneficiados pelo projeto estão: as pessoas com idade entre 0 e 26 anos, devidamente comprovado com documento oficial de identidade; aqueles regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior, legalmente reconhecido pelo MEC; alunos dos cursos de educação de jovens e adultos presenciais, técnicos e profissionalizantes, legalmente reconhecidos pelo MEC; alunos de cursinhos pré-vestibular, sejam estes cursinhos com fins lucrativos, de caráter popular e alternativos, legalmente cadastrados pela Secretaria Municipal de Educação para esses fins. O projeto está em tramitação na Câmara.

“Muitos especialistas na questão da segurança pública alertam para o fato de que grande parte da violência urbana tem, como protagonistas, jovens sem oportunidade de acesso a trabalho e renda, bem como aos espaços educativos, culturais e de lazer, que como é sabido por todos, localizam-se, em sua maior parte, na região central da cidade”, enfatizou a vereadora.

Camila Marins

Nenhum comentário: