segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Antenas de celular dão câncer?

Esta é uma daquelas duvidas que ninguém se atreve afirmar com certeza, a não ser aquelas pessoas que já a alguns anos moram ao lado de uma antena de Celular. Como é o caso dos moradores do Jardim Nova Europa em Campinas: que só em uma rua com antena de celular são 14 os casos de pessoas que morreram e mais 20 doentes de câncer. Mas está provado que é de responsabilidade da Antena de Celular? Não, não está...

Mas já ouviu falar do Projeto Manhatan, onde um grupo de pessoas foram expostas a produtos nucleares, nos estudos da contrução da bomba atômica norte-americana e somente algum tempo depois foram todas morrendo de câncer. Ou lembram do caso de Cubatão, onde por conta da poluição muitas crianças nasciam sem cérebro. Ou mais recente o caso da contaminação de solo na cidade de Campinas, que com certeza estava provocando câncer nas pessoas. Ou ainda mais recente o caso do aterro Mantovani.

Pois é? O que tem a ver? São todos exemplos do "deixa acontecer, afinal vai gerar emprego e este negócio de poluição e câncer são coisas de ambientalista e esquerda estéricos". As empresas cedentas por produzir, vender e retirar seu lucro e os políticos para lucrar com o lobby esquecem, ignoram, desprezam ou negligenciam tais riscos.

Na cidade de Campinas, aconteceu uma audiência pública para discutir o assunto. De forma geral era o povo do Governo falando que não há provas de que faz mal e o povo atingido falando que faz mal sim e eles sentiam na pele. O governo local ao lado das empresas de telefonia querem implacar uma lei municipal que reduz a distância de 200 para 40 metros entre a antena e instalação de prédios e retira a participação popular da decisão (plebiscito) e coloca na mão de um relatório técnico a decisão.

Infelismente e todo mundo sabe que um relatório técnico saí conforme o gosto do cliente.

saíba mais

Nenhum comentário: