terça-feira, 3 de junho de 2008

Celebração mundial do 80º aniversário do nascimento de Che

CEBRAPAZ
Desde a cidade de Rosário, Berço da Bandeira, símbolo dos argentinos, convocamos os trabalhadores e os estudantes, os intelectuais e os que lavram a terra, as mulheres e os homens, os jovens e os que conservam a juventude do coração, os povos de todos os continentes, a comemorar os oitenta anos do nascimento do Comandante Ernesto "Che" Guevara, exemplo de entrega em pós de uma vida digna para todos e para cada um de quem habita este planeta, ameaçado a cada vez mais por um império com ética de barro, moral de mercado e punho de ferro.

Convidamos a comemorar a chegada à vida de Ernesto Guevara na sua cidade natal. Sabemos que seu passo por Rosário foi fugaz, sabemos também que o jovem Guevara sempre se sentiu orgulhoso do seu lugar de origem, provavelmente porque sabia que esta cidade tinha sido uma das pioneiras do país e da nossa América Latina em sair às ruas - em 1º de maio de 1890- por ocasião da primeira celebração mundial do Dia Internacional dos Trabalhadores.

Esse dia, um verdadeiro capricho da história, os trabalhadores de Rosário se concentraram na esquina das ruas Entre Rios e Urquiza, no mesmo sítio onde 38 anos após nascera "o pequeno Ernesto".

Também sabia o jovem Ernesto que esta cidade e sua zona agrária, tinham-se constituído - no começo do século XX- no eixo das ações campesinas, cuja máxima expressão foi o "Grito de Alcorta", arquétipo da luta dos desapossados de terras. Anos após, nas ruas desta cidade, morreu assassinado Francisco Netri, fundador da "Federación Agraria Argentina", nas mãos de um mercenário dos terratenentes.

Quando Ernesto tinha 22 anos, os trabalhadores ferroviários dos galpões de Pérez, marcharam em massa até Rosário para se opor à participação argentina na guerra de Corea. A mobilização dos trabalhadores atingiu seu objetivo, nenhum soldado argentino marchou a engrossar as forças do imperialismo.

No ano 1969 o Comandante Guevara já não estava entre nós. Por então, a cidade do seu nascimento gestou dois enormes estalidos contra a ditadura governante. Sua figura esteve nas barricadas. O povo os chamou "Rosariazos" e ainda estão na memória coletiva como símbolo da dignidade popular.

Mais próximo no tempo, em 19 e 20 de dezembro de 2001, o «Che» saiu novamente com "seu" povo pelas ruas argentinas. Esteve junto aos que pronunciaram um não rotundo ao neoliberalismo, um verdadeiro ponto de inflexão que fez cambalear os planos das classes dominantes.

É, desde essa história, que convocamos a celebrar o nascimento de Ernesto Guevara.

"Tão irmãos nossos -dizia o «Che» na sua «Mensagem aos argentinos», pronunciado em 25 de Maio de 1962-, tão irmãos no nosso destino são os povos da América neste momento, como são os povos da Ásia ou da África, tão irmãos nos sentimos neste momento do povo da Venezuela, do Paraguai, do Peru ou da Argentina, quanto do povo da Argélia que obteve sua independência e dos povos de Vietnã e de Laos, que todos os dias perecem por obter a sua própria".

"Tudo é parte da mesma luta - continua o Comandante-, porque mesmo quando as ideologias mudarem, quando a gente se reconhecer comunista, socialista, peronista ou de qualquer outra ideologia política em determinado país, só cabem duas posições na história: ser a favor dos monopólios ou contra deles. E a todos os que são contra dos monopólios, pode-se aplicar um denominador comum. Nisso, os americanos têm razão.. Todos os que lutamos pela liberação dos nossos povos, o fazemos ao mesmo tempo, embora, às vezes, não o saibamos. E todos somos aliados, embora, às vezes, dividamos as nossas próprias forças em discussões internas, que fazem com que deixemos de unirmos para lutar contra o imperialismo. Mas, todos os que lutamos honestamente pela liberação das nossas respectivas pátrias, somos inimigos diretos do imperialismo, acrescenta o "Che".

Este é o espírito que nos une ao fazer esta convocatória internacional. O espírito da unidade na diversidade, a partir do reconhecimento do inimigo principal, já não só dos povos, senão - neste momento da "barbárie" do império - da natureza e da humanidade em todo seu conjunto.

Ao invitá-los à Argentina e, em particular, a Rosário, estamos conscientes dos novos ventos que correm pelo continente americano. À perversa onda neoliberal que agitou - e em muitos casos continua agitando - ao nosso continente, está se continuando uma maior onda dos povos em pós de uma sociedade mais justa, de uma distribuição eqüitativa das riquezas, do respeito às diversidades culturais, onde o homem não seja mais o lobo do homem.

Com clarividência, o Comandante Guevara antecipava na "Mensagem aos argentinos" o que hoje está acontecendo nas nossas terras: "São as novas condições da América, condições que têm ido amadurecendo através do tempo, que têm ido consolidando esta nova Era em que vivemos, este novo momento histórico do qual Cuba tem a gloria especial de ser o iniciador na América".

É por isso que esta celebração do seu nascimento, é também uma expressão de solidariedade com a Revolução Cubana que, com infinita dignidade, deu continuidade às lutas de independência encabeçadas por San Martín, Bolívar, Artigas, Martí e tantos outros heróis que ofereceram seu intelecto e suas vidas nesse combate que hoje reverdece em cada canto na nossa América Latina.

O "Che" disse também - naquele 25 de maio de 1962 - comparando o presente com os processos revolucionários do século XIX, "... a Revolução Cubana tem sido não o único grito, nem sequer o primeiro; houve, nesta época, gloriosas revoluções que tentaram dar o passo que hoje deu a Revolução Cubana, mas as condições ainda não eram boas e os governos surgidos dos movimentos populares foram derrubados. O caso mais avançado, mais patético - concluiu - é o da Guatemala de Arbenz, que foi destroçada pelos monopólios americanos".

No amanhecer deste século XXI, em alguns países começaram-se a conjugar as condições objetivas para iniciar as mudanças profundas, necessárias e urgentes, com saltos importantes na subjetividade das massas populares. É assim que hoje assistimos aos processos de emancipação de Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua e, em certa medida, Haiti, apesar da ocupação que padece. Também, a seu modo, destacam-se certas atitudes independentes dos países fundadores do MERCOSUL. Um dos momento culminantes desta nova situação foram os funerais do ALCA em Mar del Plata, em novembro de 2005.

Mesmo assim, o império sabe lamber suas feridas e regressar com mais força. Os Tratados de "Livre" Comércio e - mais recentemente - as negociações pelos bio-combustíveis são as novas armas com as que provocam e pretendem aprofundar a dependência e a divisão dos nossos povos.

É por tudo isso que nos apropriamos daquelas palavras pronunciadas por Fidel ao receber os restos do guerrilheiro heróico no mausoléu de Santa Clara: "o Che está livrando e ganhando mais batalhas do que nunca. Obrigado "Che", por tua história, tua vida e teu exemplo! Obrigado por vir reforçarmos nesta difícil luta que hoje estamos livrando para salvar as idéias pelas quais tanto você lutou, para salvar a Revolução, a pátria e as conquistas do socialismo, que é parte realizada dos grandes sonhos que você teve!"

Em 14 de junho de 2008, todas as mulheres e todos os homens do mundo que pugnam contra o imperialismo, estão convidados a vir a Rosário para participar de um multitudinário encontro destinado a celebrar os oitenta anos do nascimento do Comandante Ernesto "Che" Guevara.

Querido Comandante: nesse dia nos encontraremos no sítio onde você nasceu pela primeira vez, o mesmo que escolheram as trabalhadoras e os trabalhadores de Rosário para a celebração inaugural do Dia Internacional dos Trabalhadores, lá por 1890.

Querido Comandante, junto ao desejo de quem luta pela emancipação dos povos, sabemos que você continuará nascendo uma e todas as vezes que for necessário.

Até a vitória sempre!

Nenhum comentário: