terça-feira, 10 de junho de 2008

Programação Circuito MIS De Cinema - Junho 2008

CICLO: CINEMA E FILOSOFIAO Cinema de Píer Paolo Pasolini

Promoção do Curso Livre de Filosofia: “CORUJÃO”

SALÓ“Salò o le Centoventi Giornate di Sodom”

Dia: 06 / 06 / 08 (sexta-feira) - 19h – Debate após a Exibição

Direção: Pier Paolo Pasolini

Ano: 1975 (Itália/França)

Elenco: Paolo Bonacelli, Giorgio Cataldi, Umberto P. Quintavalle, Caterina Boratto.

Sinopse: Transpondo «Os 120 Dias de Sodoma», do Marquês de Sade, para os últimos dias da ditadura fascista italiana, «Salò» não podia deixar de ser um filme violento, atroz, repulsivo. Porque é do que trata Pasolini na sua obra final; o fascismo. Violento. Atroz. Repulsivo. O sexo é agora um castigo; uma introdução às torturas. Jovens de ambos os sexos na flor da idade são levados para uma mansão onde irão ocorrer as orgias, subordinadas a ciclos dantescos. Antinferno, Esperma, Merda, Sangue. O filme despertou ódios e perseguições, quiseram proibir exibições e até destruir negativos. Ainda hoje «Salò» está banido em alguns países.

108 min

MIL E UMA NOITESIl Fiore Delle Mille e Una Notte”

Dia: 07 / 06 / 08 (sábado) - 16h

- Debate após a Exibição

Direção: Pier Paolo Pasolini

Ano: 1974 (Itália/França)

Elenco: Ninetto Davoli, Franco Citti, Tessa Bouché, Ines Pellegrini, Franco Merli.

Sinopse: Baseado em contos eróticos antigos. A história principal é sobre um jovem que se apaixona pela escrava que o escolheu como mestre. Depois que os dois se separam, ele sai em uma viagem em busca da escrava. Nessa epopéia, ele encontra uma série de personagens que contam suas tragédias amorosas, incluindo um homem que foi capturado por uma mulher misteriosa no dia de seu casamento e, também, de um homem que faz de tudo para libertar uma mulher das mãos de um demônio.

131 min

Promoção: ZINE MOSH

BOTINADA – A origen do Punk no Brasil

Dia: 07 / 06 / 08 (sábado) - 19h30min - Debate após a Exibição

Direção: Gastão Moreira

Ano: 2006

Sinopse: “Botinada” narra as origens do Punk rock no Brasil, sua primeira fase (1976 – 1984) e o paradeiro de seus protagonistas. Foram quatro anos de pesquisa, setenta e sete pessoas entrevistadas, milhares de horas na ilha de edição, duzentas horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.

110 min

CICLO: E DEPOIS DA URSS”

Promoção: Cinematographo

“VIDEOGRAMS OF A REVOLUTIONS”

Dia: 13 / 06 / 08 (sexta-feira) - 19h

- Debate após a Exibição

Direção: Harun Farocki & Andrej Ujica
Ano: 1992 - (Romênia)

Sinopse: Por dez dias, em 1989, uma revolta na Romênia derrubou o governo e executou seu líder, Nicolai Ceaucescu. Os manifestantes ocuparam o canal de TV e fizeram transmissões ininterruptas por 120 horas. O filme é uma condensação das 125 horas de material em vídeo documentando a cronologia daqueles eventos.

107 min

“ADEUS LENIN” - Good Bye, Lenin!

Dia: 14 / 06 / 08 (sábado) - 16h

- Debate após a Exibição

Direção: Wolfgang Becker

Ano: 2003 – (Alemanha)

Elenco: Daniel Brühl, Christine Schorn, Michael Gwisdek, Burghart Klaußner.

Sinopse: A mãe de Alexander, fiel devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, tem um ataque cardíaco ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha a Alexander que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo seria fatal. Com o peso na consciência pelo estado atual de sua mãe, Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia-a-dia do recente capitalismo no país.

121 minutos

“Carnificina Cineclube apresenta: Projeto GRINDHOUSE”

“A CASA DOS 1000 CORPOS - ”House of 1000 corpses”

Dia: 14 / 06 / 08 (sábado) - 19h

Direção: Rob Zombie

Ano: 2003 - (EUA)

Elenco:Sid Haig, Bill Moseley, Karen Black, Chris Hardwick , Walter Phelan.

Sinopse: Na década de 70, dois casais estão fazendo uma viagem em busca de diversão. Ao parar em uma loja de horrores na beira de uma estrada, eles conhecem a história do Dr. Satan (Walter Phelan), um famoso médico que matava suas vítimas aos poucos. Dr. Satan foi preso e enforcado, mas nunca encontraram seu corpo. Animados com a história, os jovens decidem visitar a árvore onde Dr. Satan foi enforcado para tentar descobrir onde está seu corpo atualmente.

88 min

“REJEITADOS PELO DIABO””Devil’s Rejects”

Direção: Rob Zombie

Ano: 2005(EUA)

Elenco: Sid Haig, Bill Moseley, Sheri Moon, William Forsythe, Ken Foree.

Sinopse: O roqueiro Rob Zombie escreve e dirige Rejeitados pelo Diabo, um faroeste mega-violento em ritmo de punk rock da telona. Emboscados em sua própria casa pelo xerife Wydell, a família Firefly revida o fogo, mas só Otis e sua irmã Baby conseguem escapar. Num motel de beira de estrada, os irmãos chamam seu velho parceiro Capitão Spaulding e chacinam quem lhes atrapalhar o caminho. A violência aumenta e Wydell decide cruzar a linha e fazer justiça com as próprias mãos, num dos mais depravados e aterrorizantes duelos da história do cinema.

109 min

CICLO: “BRASIL NAS TELAS”

GAIJIN Caminhos da liberdade

Dia: 20 / 06 / 08 (sexta-feira) - 19h – Debate após a Exibição

Direção: Tizuka Yamasaki

Ano: 1980

Elenco: Kyoko Tsukamoto, Antônio Fagundes, Jiro Kawarazaki, Keniti Kaneko.

Sinopse: Japão, 1908. Em virtude de haver muita miséria no país e poucas perspectivas de trabalho, um grupo de japoneses emigra para o Brasil, onde passa a trabalhar em uma fazenda cafeeira. Lá eles precisam se adaptar às novas condições de vida. Porém eles se deparam com um capataz que trata os colonos hostilmente, exigindo sempre que trabalhem até a exaustão. Além disso, são roubados pelos donos da fazenda, apenas sendo tratados com respeito por outros colonos.

104 min

GAIJIN – Ama-me como sou

Dia: 21 / 06 / 08 (sábado) - 16h - Debate após a Exibição

Direção: Tizuka Yamasaki

Ano: 2002

Elenco: Kyoko Tsukamoto, Tamlyn Tomita, Keniti Kaneko, Edna Furuiti.

Sinopse: Na zona industrial do Japão, YOKO, uma estudante brasileira, vive a angústia de uma jovem estrangeira segregada porque é diferente. Com isso, reporta-se aos relatos de sua bisavó, conscientizando-se da magnitude que foi a história de sua família como imigrante no Brasil. ”GAIJIN - Ama-me como sou” é a história de aproximação de quatro gerações de mulheres corajosas que avançam na vida enfrentando desafios, misturando as raças, apagando o medo de perder suas raízes culturais.

130 min

“Curta MIS”

POST MORTEN

Dia: 21 / 06 / 08 (sábado) - 19h30min - Debate após a Exibição

Direção: Caio Vergueiro & Lucas Silva

Ano: 2008

Sinopse: Uma pacata casa de subúrbio é subitamente invadida por mortos vivos violentos e famintos, após uma família liberar forças que não podem ser controladas. Primeiro curta metragem da dupla, com colaboração do Cineclube “Carnificina”, seguindo os passos e ensinamentos do mestre Peter Baiestorf e seu Manifesto “Canibal- Kanibaru Sinema”.

06 minutos

“DIVERSIDADE CULTURAL – outras linguagens, outros olhares”

Curadoria: Adriano Jesus Brenelli

“NOME DE FAMÍLIA” - “The Namesake”

Dia: 27 / 06 / 08 (sexta-feira) - 19h

- Debate após a Exibição

Direção: Mira Nair

Ano: 2006 - (India)

Elenco: Irfan Khan, Jagannath Guha, Ruma Guha Thakurta, Sandip Deb.

Sinopse: Baseado no livro de sucesso de Jhumpa Lahiri e levado às telas pela aclamada diretora indiana Mira Nair (“Casamento à Indiana”), esta vibrante celebração de amor, lealdade e valores familiares tocará seus sentidos e seu coração. Uma lenda inspiradora sobre os laços que unem todos nós, “Nome de Família” é uma saga inesquecível comovente e épica.

122 min

MAROCK

Dia: 28 / 06 / 08 (sábado) - 16h – Debate após a Exibição

Direção: Laila Marrakchi

Ano: 2005 (Marrocos / França)

Elenco: Morjana Alaoui , Matthieu Boujenah, Razika Simozrag, Fatym Layachi.

Sinopse: Retrato da juventude marroquina em todos os seus excessos: carros velozes, música, amizades, álcool e a angústia da chegada da idade adulta. Marock mostra um Marrocos desconhecido, à imagem de sua protagonista Rita (Morjana Alaoui), de 17 anos, que se rebela contra as tradições de sua cultura. Vivendo sua primeira história de amor, ela confronta-se com a família, em especial com o irmão mais velho, homem conservador, para quem o futuro significa um retorno aos valores ancestrais.

100 minutos

Ciclo Juventude e Homossexualidade

Organizado pelo Grupo E-jovem adolescentes gays, lésbicas e aliados

DELICADA ATRAÇÃO - (Beautiful Thin)

Dia: 28 / 06 / 08 (sábado) - 19h30min – Debate após a Exibição

Direção: Hettie MacDonald
Ano: 1996 – (Reino Unido)

Elenco: Glen Berry, Scott Neal, Linda Henry, Tameka Empson, Meera Syal.

Sinopse: No subúrbio londrino, Jamie e Ste são dois vizinhos e colegas de colégio. Ste mora com o irmão e o pai alcoólatra, que freqüentemente o espanca. Jamie mora com a mãe, que sensibilizada com os maus tratos ao vizinho, convida-o para ficar em sua casa, no quarto do filho. Mal sabe ela que daí vai surgir um caso de amor entre os dois garotos.

90 min

LOCAL

Museu da Imagem e do Som – Campinas

Palácio dos Azulejos

Rua: Regente Feijó, 859

Programação sujeita a alterações

Entrada Franca (40 lugares)

Apoio 100% Vídeo

CICLO DE CINEMA SOBRE AS MÚSICAS FRANCESAS HOJE

Museu da Imagem e do Som de Campinas

Sexta 13 e sábado 14

Sexta 13

Uma Vida de DJ Bob Sinclair – 16h00

Une Vie de DJ Bob Sinclair (França, 2003).

De Sophie Blandilière. Cores. Duração 26’.

O DJ Sinclair e um dos DJs Franceses mais solicitados no mundo : a french touch.

Carla Bruni, Ela e Louis em Studio – 16h40

Carla Bruni, Elle et Louis en Studio (França, 2003).

De Serge Bergil. Cores. Duração 13’.

O desafio estava a altura de seu talento : uma ex-manequim que escreve e canta ! Sucesso imediato de seu primeiro álbum...

Jean-Louis Aubert, Comum Acordo – 17h00

Jean-Louis Aubert, Commun Accord (França, 2002).

De Laurent Brun. Cores. Duração 52’.

Após "Téléphone" onde ele escreveu a maior parte das canções, Jean-Louis Aubert, experimenta e mistura todos os estilos, do rock à balada.

Toda Essa História LOUISE ATTAQUE – 18h00

Toute Cette Histoire LOUISE ATTAQUE (França, 2001).

De Thierry Villeneuve. Cores. Duração 68’.

Nunca na França, um grupo de rock se impôs tão rapidamente longe das mídias e dos circuitos tradicionais (2 milhões de exemplares para o seu primeiro album éponyme).

A rima e a razão – 20h00

La rime et la raison (França, 1992).

De Francis Guibert. Cores. Duração 55’.

Francis Guibert nos faz descobrir as diferentes formas de expressão do movimento hip-hop francês: rap, raggamuffin, tag, graf, squat, etc.

Cheb Mami, A Criança – 21h00

Cheb mami, Le môme (França, 1996).

De Rabah Mezouane. Cores. Duração 52’.

A criança cresceu, o cheb envelheceu e o raï continua presente.

Sábado 14

Rapattack – 14h00

França, 2002).

Cores. Duração 90’.

Vinte anos de rap, em rajada, neste documentário organizado cronologicamente, criado pelo hip-hop para o hip-hop e para os que querem descobrí-lo ou saber mais.

Uma Vida do DJ Gregory – 15h30

Une Vie de DJ Gregory (França, 2003).

De Sophie Blandilière. Cores. Duração 26’.

O trabalho de Grégory Dorsa é inovador: É o que nos chamaremos mais tarde de "french touch".

Manu Chao, Gira Mundo Tour – 16h00

França, 2000).

De François Bergeron. Cores. Duração 52’.

Claro que já existia Mano Negra antes do sucesso fulminante de "Clandestino". Era 1998. E depois "Proxima Estacion : Esperanza". ... Me gusta...

Muvrini – 17h00

(França, 2002).

De Tony Gatlif. Cores. Duração 52’.

I Muvrini é um grupo polifônico Córsego criado ha mais de vinte anos por Jean- François e Alain Bernadini, em busca então de um outro canto para celebrar o sofrimento de sua terra.

M rima com que ? – 18h00

M À quoi ça rime (França, 2003).

De Serge Bergil. Cores. Duração 13’.

M como músico e mágico, M como "aime" (ama)...
Dois álbums: "Le Baptême" e "Je Dis Aime" e o reconhecimento como pela sua avó, Andrée, e seu pai, Louis Chedid.

Uma Visita à Ali Farka Touré – 18h30

Une Visite à Ali Farka Touré (França, 2000).

Cores. Duração 52’.

"O bluesman do deserto", como o apelidam no ocidenteidam no ocidente.

Nenhum comentário: