terça-feira, 10 de junho de 2008

Quem disse que sumiu!

No último dia 28 de Maio foi organizado pelo coletivo Liberdade Socialista e os Grêmios e estudantes de 15 escolas de Campinas uma grande passeata contra a cartilha que "padroniza" o conteúdo do ensino, implementada pelo governo do estado de SP e pelo Passe-Livre para estudantes e desempregados.
O ato questionou a polí­tica em curso na educação paulista, baseada na simples busca de resultados estati­sticos, que serve apenas para "florear" o desastre que a educação pública no Estado de São Paulo, onde mais de 70% dos estudantes da rede tem problemas de interpretação das regras básicas da matemá¡tica e português por exemplo. A manifestação reivindicou a luta histórica por uma educação como prática da liberdade, questionadora da sociedade e democraticamente organizada.
Este ato foi parte de uma agenda de enfrentamento ao processo de privatização sofrido pela educação pública, seja através das terceirizações e contratos públicos (e não concursos) ou pela sua estrutura altamente centralizada e anti-democrática.
Esse ato apresentou também, o Passe-Livre como polí­tica possí­vel e urgente para mudar os rumos da educação e das polí­ticas de acesso à cultura em geral.
Os cerca de 1000 Jovens que ocuparam as ruas de Campinas no último dia 28 mostraram que é possí­vel resistir ao projeto em curso no país, um projeto de privatização da vida, dos seres humanos, do meio ambiente e dos sonhos.

Nenhum comentário: