segunda-feira, 16 de junho de 2008

Resposta de Stedille a Joelmir Betting

Estimado Joelmir Betting,


Vi seu comentário no Jornal da Band de ontem. E me desculpe a petulancia, mas gostaria tambem de comentar, em respeito a sua trajetória historica e sua inteligência. (Não costumamos fazer isso, com outros comentaristas da direita, como os Rosenfields e Jabores da vida, que são pagos apenas para defender os interesses do lucro e do capital, e por isso usam suas línguas como cães-de-guarda a latir em defesa do patrão..)

Mas fiquei provocado com sua frase de que o nosso MST não é mais um movimento social e apenas um movimento politico, porque estamos mobilizados e ocupando algumas instalações de empresas.

Primeiro, desde o filósofo Sócrates, todos os seres humanos ao participarem de sociedades, tem vida politica. A sociedade é uma organização em permanente disputa de poder, entre pessoas, grupos e classes. E por isso, todos somos tambem políticos. Seu comentário e sua função é tambem política. E obviamente que todos atos do MST são tambem politicos, sem com isso perdermos nossa condição de um movimento social que organiza trabalhadores do campo e da cidade para lutar por nossos direitos. E assim melhorar as condições de vida.

Aliás, sugiro que quando voce comentar que a Bungue, se apropriou das fábricas de fertilizantes privatizadas da Petrobras a preço de Banana, diga que além do lucro ela tambem praticou um ato político, pois está em busca do controle, do poder sobre a sociedade de um bem essencial que são os fertilizantes para a agricultura. E por ela ter esse tamanho poder politico atual, é que se deu o "direito" de aumentar o preço dos fertilizantes em 130% em apenas um ano.

A Votorantim tambem faz política, quando decide por conta e risco, ter poder sobre 650 familias que vivem tranquilamente no Vale do Ribeiro e sem consultá-los resolve tomar o rio, as aguas e construir uma hidrelétrica para aumentar seus lucros.

Voce se redimiu, quando deixou a pergunta no ar aos telespectadores. Voces acham que esse tipo de luta ajuda a reforma agraria?

A nossa resposta à sua pergunta, está no manifesto que escrevemos coletivamente, e que distribuimos aos milhares, para a população brasileira, explicando porque estamos lutando, e que segue abaixo.


Um forte abraço

Joao Pedro Stedile

PS. Ontem, nossos companheiros de Minas Gerais interromperam o trem da Vale que passa carregado de minério dentro da cidade de Belo Horizonte e nos ultimos meses, ja atropelou oito pessoas. Graças a nossa ocupação "politica", a VALE assinou um termo de ajuste no Ministerio publico, se comprometendo em alguns meses a transferir os trilhos daquele bairro. A vitória foi intensamente comemorada pelos moradores do Bairro, ontem a noite. Foi a forma deles, darem resposta a sua pergunta.

Nenhum comentário: