segunda-feira, 16 de junho de 2008

DEBATE SOBRE AUTONOMIA E LIBERDADE SINDICAL

Imprensa Sindserv

Será realizado no próximo dia 18, a partir das 18 horas, no Plenário Ulisses Guimarães, da Câmara Municipal de Santos, um debate sobre Liberdade e Autonomia Sindical no Brasil. Estão convidados representantes de todas as centrais sindicais tais como Conlutas, Intersindical, CUT, UGT, Força Sindical e membros da sociedade civil organizada em geral.

Representantes do Sindserv, assim como de outros sindicatos da região e do Estado, vão discutir os recentes fatos que configuram uma ameaça à livre organização, garantida pela Constituição e pela Organização Internacional do Trabalho. Entre os fatos recentes estão:

a.. demissões de sindicalistas metroviários de São Paulo;
b.. demissão do sindicalista e funcionário da Nossa Caixa, Dirceu Travesso;
c.. suspensão dos direitos sindicais de bancários de São José dos Campos;
d.. demissão de funcionários da Cetesb, incluindo o diretor regional do sindicato da categoria em Santos;
e.. demissão de trabalhadores da Cohab e CDH por terem registrado chapa de oposição nas eleições do SindCohab;
f.. instauração de inquérito administrativo de cinco diretores do Sindserv, que podem perder seus empregos, como retaliação à realização de atos pela abertura de negociações na campanha salarial e pela maior transparência no processo de atribuição de aulas de professores.
O debate é aberto a toda a sociedade. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre o momento em que o País e o mundo estão vivendo, marcado ao mesmo tempo pelo crescimento econômico, pelo endurecimento das relações trabalhistas e pelo ataque às instituições sindicais que visam assegurar direitos dos trabalhadores.

Essa é uma discussão que afeta toda a sociedade e que deve ser feita por todos os cidadãos que acreditam e querem ver preservados os mecanismos institucionais que baseiam o estado democrático.

Para que tenham voz os trabalhadores precisam da organização e da representação dos sindicatos. Para que tenham força os sindicatos precisam de liberdade e autonomia. Participe desta luta!

O Plenário Ulisses Guimarães, da Câmara Municipal de Santos fica na rua XV de novembro, 103/109, Centro, Santos.

Nenhum comentário: