terça-feira, 10 de junho de 2008

Mata Santa Genebra ameaçada

Desde abril de 2007 estamos mobilizados pela preservação da Mata Santa Genebra e de seu entorno. Esta ação abrange a sobrevivência da reserva em diferentes perspectivas.
Os Bens C e D são áreas naturais de pequena extensão, que formam o complexo da Mata e estão diretamente ligadas a sua sobrevivência, como afirmam relatos técnicos já realizados quando de seu tombamento.
Invadir a área de proteção destes pequenos fragmentos com loteamentos ou agricultura significa colocar em risco a própria Mata e, por isso, a aprovação da redução desta área é absolutamente inaceitável e contraria as resoluções de preservação que indicam tecnicamente a necessidade dos 300 metros.
A decisão do CONDEPACC (texto abaixo), presidido pelo Secretário Francisco de Lagos, demonstra sua insensibilidade ambiental, falta de rigor técnico e o distanciamento das demandas claras da sociedade. Mais uma vez estamos diante da priorização dos interesses privados (loteamento e proprietários rurais) sobre o direito público (preservação do patrimônio ambiental).
A inexistência de um programa de ação ambiental planejado e adequado colide frontalmente com o discurso dos gestores da cidade divulgado pela imprensa e em eventos ambientais. Sobretudo, evidencia a retórica falaciosa que pretende camuflar o verdadeiro propósito de suas ações.
Depois de muitas tentativas de encaminhamento sem resultado concreto, o momento agora é de ação!
Acompanhem as próximas mensagens do movimento para que possamos nos fortalecer em atitudes efetivas.
Sem a participação da sociedade não há mudança viável.
--
SOS Mata Santa Genebra
Mobilização da Sociedade
http://sosmatasantagenebra.blogspot.com

Nenhum comentário: