sexta-feira, 11 de abril de 2008

Lei que institui o dia de luta contra a homofobia é sancionada

Foi sancionada hoje, dia 9, no Diário Oficial do município, o projeto que institui o Dia de Luta contra a Homofobia. De autoria da vereadora Marcela Moreira (PSOL), o projeto prevê que o dia seja marcado no dia 17 de maio em Campinas. O projeto também prevê que a Prefeitura, em conjunto com entidades que atuam na defesa dos interesses da comunidade de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais, ficará responsável pela realização de atividades que tenham como propósito o combate à homofobia. "Foi uma vitória a aprovação deste projeto e esperamos que a lei seja cumprida no dia 17", disse Marcela.

“De acordo com a Unesco, em alunos do ensino fundamental e médio, 39,4% dos entrevistados do sexo masculino e 16,5% do sexo feminino não gostariam de ter homossexuais como colegas de classe”, afirmou a vereadora Marcela.

Dia 17 de maio

Historicamente, no dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do rol de enfermidades, sendo que até então era considerada como doença ou perversão. O referido ato reconheceu que a homossexualidade é um estado mental tão saudável quanto a heterossexualidade, sendo um dos mais importantes marcos para o avanço da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Nenhum comentário: