quarta-feira, 23 de abril de 2008

MTST ocupa prédios da CEF e do INSS

Raul Marcelo

Cerca de 300 pessoas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocuparam na manhã desta terça-feira (22) a agência central da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça da Sé (centro da capital). A ação na CEF cobra manifestação do governo federal e do próprio banco quanto à liberação de investimentos prometidos para a construção de moradias populares.

Participam do protesto integrantes das ocupações Silvério de Jesus (Embu), Frei Tito (Campinas) e Terra e Liberdade (Mauá) – as três iniciadas pelo MTST no último dia 28 de março. Neste momento os trabalhadores estão acampados na porta da CEF, após terem sido reprimidos e retirados de dentro da agência pela PM. De acordo com informação do próprio Movimento, 15 ativistas ficaram feridos.

Apesar da truculência da PM, uma comissão foi autorizada a subir até o andar da superintendência da CEF. Os manifestantes prometem permanecer no local até receberem uma resposta positiva do governo e do banco.

Os trabalhadores também ocuparam o prédio da gerência regional do INSS, na rua Xavier de Toledo (também no centro de São Paulo). Nesta ocupação os integrantes do MTST reivindicam que um prédio de propriedade do Instituto na Avenida 9 de Julho seja utilizado para a reforma urbana. O edifício está desocupado há quase 10 anos e acumula uma dívida relativa ao fornecimento de serviços de abastecimento de água que já soma mais de 300 mil reais.

Nenhum comentário: