terça-feira, 8 de abril de 2008

Moradores sem tetos se acorrentam na Prefeitura

Após uma frustrada tentativa de negociação com a Prefeitura na tarde desta sexta-feira, dia 4, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) se acorrentaram na Prefeitura durante a tarde desta segunda-feira, dia 7. Mais de mil pessoas marcharam do Jardim Petrópolis, local da ocupação, até a Caixa Econômica Federal (CEF), localizada na avenida Francisco Glicério. Ao chegaram no local, o movimento foi recebido e a Caixa se comprometeu em fornecer uma carta de intenção para financiamento de moradia popular. Logo em seguida, o movimento marchou rumo à Prefeitura, onde integrantes do MTST se acorrentaram, em virtude da negativa do Executivo.

O secretário de Comunicação e Cultura, Francisco de Lagos, informou que a Prefeitura não receberia o movimento novamente, pois não havia nenhuma mudança em relação à postu
ra do prefeito em relação à ocupação. Cercados por centenas de guardas municipais e alguns policiais militares que também acompanhavam a ação, os militantes dormiram no Paço Municipal e continuam acorrentados até hoje, dia 8. Os vereadores do PSOL, Marcela Moreira e Paulo Búfalo, estiveram presentes na Prefeitura. “As famílias só querem moradia digna e está muito claro que a Prefeitura se recusa a discutir políticas públicas para a questão da habitação”, declarou a vereadora Marcela.

Pela manhã aconteceu uma reunião com a Polícia Militar, a Secretaria
de Habitação e o MTST. De acordo com informações do MTST, há um prazo para as famílias saírem até sexta-feira, às 7 horas da manhã. “A Prefeitura só se comprometeu em dar caminhões para levar as coisas das famílias e ajudar na mudança, mas não há qualquer indicativo do Executivo em se comprometer com qualquer programa ou negociação sobre moradia popular”, declarou um dos representantes do movimento. Até o momento, o MTST não pretende sair do Paço até que a Prefeitura se disponha a negociar.

Camila Marins
(19) 9656-7287

Nenhum comentário: