sexta-feira, 4 de abril de 2008

MTST ocupam as ruas de Campinas

No dia de hoje, os demais cidadãos de Campinas puderam acompanhar uma manifestação pacífica e ordeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Crianças, idosos, homens e mulheres dispostos a colocar-se em marcha por mais de 10 kilometros, atravessando quase que por inteira a popular Avenida das Amoreiras da periferia ao centro da cidade. Eles foram com seus chinelinhos de dedo e pés calejados carregando suas bandeiras e faixas feitas com pedaços de lona preta, a mesma lona que cobre os seus barracos.

Estes homens e estas mulheres marcham em busca de diálogo, vão em busca de seus direitos. Não pedem muito, não pedem juros, leis de responsabilidades fiscais, superávits primários, pagamento da dívida, não, o que eles pedem é o direito de morar de baixo do telhado da sua própria casa. Pedem para ter onde morar. Pedem para sair do criminoso aluguel que consome boa parte da renda do povo pobre. Neste tempo de tantas injustas reformas, eles reinvindicam uma verdadeira e justa reforma: a Reforma Urbana.

Foram a Prefeitura. Mas lá, só a palavra "não" foi ouvida. Os Homens do Dr Hélio foram arrogantes e disseram não. Estes senhores nos seus finos ternos do melhor linho, não querem enxergar a crise habitacional vivida em nossa cidade. Eles e seus números maquiados, não se comovem com a coragem dos homens e mulheres sem teto que em poucos dias se uniram em mais de mil pessoas numa mesma área de OCUPAÇÃO: Acampamento "Frei Tito".

Mas o lutador do povo não esmorece. O lutador organizado saí de queixo erguido. Pois eles e elas sabem que são mais fortes e que amanhã ou depois os Senhores do Novo Engenho terão que enxergar o que está mais do que claro. Porque sabem que não estão só. Sabem que muitos e muitos gostariam de ali estar com eles. Sabem que em Campinas ou em São Paulo ou em Brasília não haverá um momento de silêncio até que esta mais do que digna reinvindicação seja atendida.

Reforma Urbana Já!


Nenhum comentário: