sexta-feira, 4 de abril de 2008

PROGRAMAÇÃO CIRCUITO MIS DE CINEMA

PROGRAMAÇÃO CIRCUITO MIS DE CINEMA - Múseu Imagem e Som de Campinas

ABRIL / 2008

CICLO: “BRASIL NAS TELAS - Piauí”
Dia: 05 / 04 / 08 (sábado) - 16h - Debate após a Exibição

Direção: Douglas Machado
Ano: 2007

Sinopse: Documentário sobre Ariano Suassuna, “o decifrador de brasilidades”, um dos principais preservadores da cultura do país, alia os valores mais arraigados de sua região a seu imenso arcabouço erudito e teórico, juntando a um só tempo, elementos do simbolismo, do barroco e da literatura de cordel, esse poeta, dramaturgo e pensador da cultura, transforma o Sertão no palco das questões humanas de qualquer lugar do mundo.

80 min


VÍDEO / DEBATE: "No Volverán - A Revolução Venezuelana Agora"
Dia: 05 / 04 / 08 (sábado) - 19h – Após a exibição debate com Alexandre Mandl, advogado e militante que viveu 06 meses na Venezuela

Direção: Melanie MacDonald e William Roche

Ano: 2006

Produção: Altered State Films e Campanha Internacional Tirem as Mãos da Venezuela

Sinopse: O documentário é uma viagem ao coração da revolução, ao interior de bairros e fábricas, para descobrir o que impulsiona milhões de venezuelanos a lutarem para conquistar o poder para suas comunidades e para tomar o controle de seus locais de trabalho. Acompanha os trabalhadores de Sanitários Maracay em sua luta pela nacionalização sob controle operário e a atividade das massas na reeleição de Hugo Chávez.

90 min - Legendas em português


CICLO: “E depois na URSS” - promoção Cinematógrafo


4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS - (4 luni, 3 saptamani si 2 zile)

Dia: 11 / 04 / 08 (sexta-feira) - 19h - Debate após a Exibição

Direção: Cristian Mungiu
Ano: 2007 - (França / Romênia)

Elenco: Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean.

Sinopse: O filme retrata a vida de duas jovens amigas na Romênia de 1987, no fim do regime de Ceausescu. 3 meses, 3 semanas e 2 dias é o tempo em que uma das jovens precisa fazer um aborto clandestino, pois na Romênia “comunista” o aborto é ilegal. Este filme pertence a um grande projeto chamado "Histórias da Era de Ouro - uma história subjetiva do comunismo na Romênia", contada por meio de suas lendas urbanas. O objetivo principal do projeto é falar sobre esse período sem referência direta ao comunismo. São diferentes histórias, focadas em opções pessoais feitas em tempos de infortúnios, pelos quais as pessoas tiveram que passar como se fosse tudo normal.

113 minutos


“SONHO TCHECO”“Cesky Sem”

Dia: 12 / 04 / 08 (sábado) - 16h – Debate após a Exibição

Direção: Vit Klusak, Filip Remunda.

Ano: 2005 – (República Tcheca)

Sinopse: O consumismo alienado e poder de manipulação da mídia são os temas centrais deste documentário manipulador. Em cinco anos, 125 hipermercados foram construídos na República Tcheca e a população do antigo país socialista apaixonou-se pelo consumo. Uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor.

90 min

Nenhum comentário: